fbpx
homem parafusando telha metálica

Conhecidas por sua durabilidade e resistência, as telhas metálicas têm vida útil bem maior do que as coberturas tradicionais. No entanto, a maneira como elas são fixadas pode comprometer todo o projeto, reduzindo a durabilidade do material e danificando o que está abaixo na edificação, como o forro e componentes elétricos. Por isso, é importante saber escolher o parafuso adequado para telha.

Os parafusos representam a menor parte do orçamento da instalação das telhas metálicas, mas, mesmo assim, muita gente ainda tenta economizar com eles. Porém, ao deixar de utilizar os produtos indicados, o risco de comprometer o investimento é muito grande.

Continue a leitura deste artigo para entender quais são os parafusos corretos e como deve ser a instalação. Confira!

Qual a importância de escolher o parafuso adequado para o tipo de instalação?

Os parafusos, como mencionamos, respondem pela menor parcela de custo da obra e são essenciais para que o projeto seja bem executado. Ou seja, é fundamental investir em um material de qualidade e observar os procedimentos para que a instalação seja feita de maneira correta.

Assim, na execução do projeto, é necessário adquirir os parafusos indicados para o tipo de instalação e atentar também para o uso de um fixador adequado para obra. É importante entender que a aplicação do fixador em estruturas de aço é diferente da feita em madeira, por exemplo.

Ou seja, sem o uso de materiais corretos (parafusos e fixadores), todo o investimento no projeto fica comprometido.

Quais os riscos de adquirir parafusos diferentes dos indicados?

O principal risco é o de afetar a qualidade da instalação. Um produto inadequado pode prejudicar a vedação, amassar a telha metálica ou causar ferrugem, por exemplo. Dessa forma, é fundamental que seja utilizado o parafuso correto para cada tipo de material.

Existem diferentes tipos de telhas, utilizadas em aplicações distintas. O projeto arquitetônico pode contemplar várias necessidades, como promover maior eficiência energética, no caso das telhas térmicas.

Porém, todo o investimento pode ser afetado por erros na instalação e escolha equivocada dos parafusos. Além de danificar a cobertura, os erros atingem todas as instalações abaixo dela, como o forro, o ar-condicionado e os componentes elétricos da edificação.

Como escolher um parafuso correto para telha?

A principal recomendação é seguir as orientações do fabricante da telha, além de fazer a instalação de maneira correta. Confira nossas dicas!

1. Tenha atenção às características do parafuso

A escolha do parafuso depende do tipo de telha e da forma de instalação. Para a instalação de telhas planas simples, por exemplo, o indicado é utilizar um parafuso chamado 12 14 ¾, que é bem pequeno e perfura a telha e a terça. Ele contém uma borracha, cujo objetivo é vedar a água e proteger o material contra altas temperaturas.

No caso das telhas sanduíche, por sua vez, os parafusos devem ser escolhidos de acordo o tamanho das mesmas. Em telhas de aço inox ou galvalume, o parafuso precisa ter um revestimento para evitar a corrosão. Isso evita que ele enferruje e comprometa os demais materiais.

Ou seja, cada telha tem a sua aplicação e um tipo de parafuso próprio. Assim, o ideal é que ele e os demais materiais usados na instalação sejam comprados em conformidade com o projeto. Siga sempre as orientações do fabricante.

2. Verifique o tamanho e a quantidade de parafusos necessários para instalação

O tamanho do parafuso também depende do tipo de telha. Por isso, confira a recomendação técnica antes de comprá-los.

Em média, é necessário utilizar 3 ou 4 parafusos de fixação (que une a telha e a terça de apoio) por metro quadrado. Além disso, deve ser utilizado um parafuso de costura, que faz a união entre as telhas, por metro linear.

3. Saiba como fazer a fixação correta do parafuso

Na instalação, é fundamental observar alguns cuidados. Um deles é evitar que o parafuso seja apertado mais do que o indicado (além do ponto de torque da parafusadeira). Caso isso ocorra, a borracha pode sofrer deformação ou estourar, o que gera um ponto de infiltração.

Para controlar a pressão, é necessário utilizar a ferramenta correta, que é a parafusadeira, além dos acessórios para o controle de torque e um limitador de profundidade. Furadeiras não são indicadas para essa instalação, justamente por não proporcionarem o controle de torque.

4. Conheça os principais cuidados para a instalação

Além de usar a ferramenta correta e seguir a orientação do fornecedor da telha quanto à escolha do parafuso, é preciso ter atenção a alguns cuidados:

  • siga as orientações do manual sobre o local correto de instalação do parafuso (no canal da telha, na mesa inferior ou na mesa superior). Lembre-se de que cada tipo de telha tem um local apropriado para a fixação;
  • quando a fixação é no canal, o parafuso deve ser instalado na linha d’água, em ângulo perpendicular à telha;
  • tenha atenção à distância de sobreposição indicada pelo fabricante das telhas. Nesse local será feita a costura;
  • na telha sanduíche, a fixação dos parafusos deverá ser feita na parte superior do trapézio, em ângulo perpendicular;
  • tenha cuidado para não amassar a telha ao colocar o parafuso. Ao colocar a telha no bit, que é exatamente o canal, ela faz uma concavidade, a qual pode se transformar em um lugar de acúmulo de água;
  • se, durante a instalação, o parafuso estourou a borracha, a indicação é de que ele seja substituído imediatamente;
  • após a instalação, a área deve ser limpa. Isso é importante para eliminar resíduos (limalhas) que, se não retirados, podem causar corrosão.

Como você percebeu, é fundamental observar alguns cuidados para a escolha e instalação adequada do parafuso para telha metálica. Sem adotar essas precauções, todo o seu investimento é colocado em risco, uma vez que tanto a cobertura quanto o restante da edificação podem ser danificados. Assim, confira sempre as recomendações do fornecedor e utilize os equipamentos corretamente. O ideal é que o parafuso seja sempre compatível com a telha e o projeto.

Gostou do nosso artigo? Então, visite a nossa página para saber mais sobre os tipos de parafuso e suas aplicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This