fbpx
engenheiro em um canteiro de obras

Em toda área de formação, aprofundar seus conhecimentos é fundamental para progredir na carreira. Isso é especialmente verdadeiro na engenharia, que é uma área com diversos níveis de especialização e variedade de conhecimento. Se você busca alguma forma de avançar nos seus conhecimentos, um bom caminho é justamente a pós-graduação. O MBA em Engenharia de Custos, por exemplo, é uma ótima opção.

Como o nome já deixa a entender, a Engenharia de Custos é uma área de especialização da engenharia na qual o profissional fica altamente capacitado para avaliar despesas e planejar orçamentos para obras. Se você precisa buscar uma pós-graduação e não sabe bem por onde começar, essa é uma boa opção a ser explorada.

Quer descobrir mais antes de tomar sua decisão? Então, acompanhe este post e veja as principais vantagens de fazer o MBA em Engenharia de Custos!

1. Mais precisão e eficiência na gestão de gastos

Pela sua própria natureza, a especialização em Engenharia de Custos é a melhor maneira de ampliar a sua capacidade de administrar despesas diretas e indiretas dentro de um projeto. Isso permite que você faça estimativas mais precisas e entregue relatórios de custos mais úteis para os demais setores, garantindo que a quantidade de erros será a menor possível.

Além disso, também é possível fazer essas avaliações com muito mais eficiência, ou seja, minimizando o gasto de recursos e tempo envolvido nessa avaliação. Pode parecer algo banal, mas ser capaz de entregar esses resultados em um prazo mais curto faz toda a diferença na tomada de decisões de diversas pessoas.

2. Aumento na qualidade de entrega da obra

Uma boa avaliação de custos e o planejamento de orçamento afetam muito mais do que a rentabilidade do projeto: a qualidade do produto para o cliente final. No decorrer da obra, é possível que certos erros na avaliação de custos acabem gerando problemas em sua execução, como a perda de alguns prazos e pequenos retrabalhos.

Evitar esses problemas é muito importante para garantir a qualidade do imóvel quando ele for entregue, seja depois de uma reforma, seja uma construção feita do zero. Não ter conflitos de custos, problemas com orçamento e uma lista de compras bem atualizada vai evitar bastante dor de cabeça e melhorar suas chances de entregar uma obra com mais qualidade.

3. Área de especialização com alto valor no mercado

Um fator bem importante na hora de definir qualquer formação ou buscar um curso é justamente o resultado esperado. Alguns fazem cursos depois de estabelecer uma vida profissional, enquanto outros querem usar essa oportunidade para melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho. Se você faz parte do segundo grupo, esse é um ótimo caminho.

A Engenharia de Custos é muito valorizada em diversas organizações, pois contribui com a entrega adequada de projetos complexos, otimiza a realização de tarefas e aumenta a rentabilidade de todos os outros aspectos do trabalho. Muitos negócios oferecem oportunidades de trabalho bem remuneradas para quem tem essa especialização — uma ótima oportunidade para elevar a sua carreira.

4. Facilidade de gestão de obras

Um profissional com MBA em Engenharia de Custos faz muito pela equipe de construção. Com uma análise mais precisa de todos os custos da obra, os demais gestores podem ter um diário de obras mais relevante e tomar decisões mais acertadas em relação à alocação de recursos, viabilidade do serviço e possíveis planos de emergência, caso seja necessário cortar alguma despesa de forma repentina.

Com o preparo adequado e algum auxílio, é bem mais fácil gerir a obra, desde o seu planejamento até o momento da entrega. Isso aumenta consideravelmente seu valor dentro do negócio, além de ser uma forma bem eficaz de contribuir com o serviço prestado para o cliente final.

5. Mais oportunidades de networking

A pós-graduação não serve apenas para adquirir mais conhecimento, apesar de esse ser um dos focos principais. Na verdade, ela também gera várias oportunidades para encontrar mais pessoas que atuam na sua área, fazendo seu nome ser conhecido em outros locais e dando uma rede maior de contatos com a qual você pode trabalhar.

Ter um bom networking é muito importante no trabalho de qualquer engenheiro, especialmente se você atua em projetos diversificados, de acordo com a demanda. Ter pessoas que conhecem o seu nome e entendem suas especializações aumenta bastante suas chances de ser chamado para algum projeto importante e de conseguir novos trabalhos.

6. Base de conhecimento diversificada

Ser um engenheiro especializado é fundamental para o seu melhor desempenho profissional, mas é importante não se prender a apenas uma área. Os espaços de trabalho hoje em dia são cada vez mais voltados para uma atuação multidisciplinar, com diversas áreas de conhecimento atuando em conjunto. Da mesma forma, você deve adotar essa diversidade de conhecimento no seu dia a dia.

Com o MBA em Engenharia de Custos, você estará ampliando suas possíveis áreas de conhecimento, o que contribui não só com suas chances de contratação em um projeto, mas melhora o desempenho dentro de cada um dos seus trabalhos — ótimo para construir sua reputação e carreira.

7. Mais destaque na carreira

Como você já deve ter notado, ter mais formações no seu currículo é sempre um ponto positivo para muitos contratantes, especialmente se essas áreas são correlacionadas entre si ou complementares de alguma forma. A Engenharia de Custos naturalmente pode contribuir bastante com a atuação daqueles que já são formados em engenharia.

Ao adicionar essa formação, você abre várias novas oportunidades para melhorar o seu desempenho e ganhar destaque profissional. Com mais reconhecimento dentro do mercado, novas portas vão se abrir, especialmente para projetos de alto valor e para realizar negócios com outras empresas. Com o tempo, isso vai facilitar a aquisição de trabalhos e aumentar o peso das suas considerações em um projeto.

Com todos esses benefícios em mente, é fácil concluir por que vale a pena fazer um MBA em Engenharia de Custos. Se você se empenhar, essa formação vai contribuir muito com a sua carreira e seus serviços.

Se quiser continuar se informando sobre engenharia e assuntos relacionados, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube para receber nossas novidades em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This