A importância da especificação de materiais ao fazer a compra dos produtos

homem em loja de material de construção fazendo especificação de materiais
7 minutos para ler

Ter um projeto bem estruturado é extremamente importante para o sucesso em uma obra. Essa prática gera ótimos benefícios para todas as fases, possibilitando alcançar bons resultados. Além disso, contar com uma boa mão de obra é uma forma eficiente de respeitar os prazos estipulados para a construção e evitar gastos desnecessários com retrabalhos.

Assim como o projeto bem estruturado e a mão de obra qualificada, entender a especificação de materiais é essencial para a fluidez e êxito da sua obra. Além de impactar diretamente a qualidade do seu projeto, saber as especificações dos produtos usados em sua construção se mostra um meio eficiente de reduzir os gastos.

Continue acompanhando e entenda a importância da especificação de materiais ao fazer a compra dos produtos para a sua obra!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como funciona a especificação dos materiais?

Contar com um planejamento eficiente para seu projeto e assegurar que todas as etapas sejam concluídas de acordo com o que foi estipulado é um processo que exige muito cuidado e dedicação. Afinal, uma série de imprevistos pode ocorrer durante uma obra e, por isso, todo preparo é essencial para conseguir contornar essas possíveis situações.

Quando falamos em especificação de materiais, também estamos nos referindo às providências que devem ser tomadas para assegurar o sucesso de toda a estratégia de construção. Essa prática tem como objetivo principal a apresentação de todos os detalhes de determinados produtos e equipamentos adquiridos para o uso na obra.

A especificação pode ser feita de duas formas: a genérica e a específica. No primeiro caso, temos um meio de detalhar os produtos adquiridos de maneira que eles possam ser aplicados em qualquer perfil de projeto, abrangendo de forma geral seu uso nas obras.

Já o detalhamento específico conta com um foco mais preciso, de acordo com as minúcias de cada projeto. Isso significa que os produtos são relacionados apenas sobre os materiais que serão usados na obra em questão.

Com isso, podemos observar que a especificação de materiais é necessária para resultados desejáveis aos projetos, podendo ser realizada de forma tanto generalizada quanto mais precisa em relação às peculiaridades de cada obra.

O que ela pode evitar?

O processo de construção é algo extremamente delicado, já que exige um planejamento eficiente para assegurar o sucesso da obra. Quando realizamos a especificação de materiais, é possível alcançar um resultado superior durante sua execução, possibilitando até mesmo evitar alguns contratempos e prejuízos.

Ao observar as construções litorâneas, por exemplo, é possível apontar diversos problemas encontrados na estrutura das edificações, como a oxidação de metais — que é acelerada pela maresia — e a degradação de outros materiais. Esse tipo de situação é bastante comum em razão da alta incidência de sol e umidade.

Assim, a especificação de materiais se torna um processo essencial para prever no projeto as melhores soluções que possibilitem contornar situações como essa. Com isso, é possível evitar gastos desnecessários com manutenções frequentes em decorrência de danos causados por condições climáticas e outros fatores que danifiquem a estrutura.

Além disso, a especificação de materiais também auxilia na relação dos produtos e como eles serão aplicados na obra. Dessa forma, pode-se reduzir significantemente os custos do projeto e, ainda, encontrar formas eficientes de alcançar um nível de qualidade excepcional durante o processo.

O que deve ser observado?

Como citamos, ao observar as condições climáticas e outros aspectos regionais onde a obra está sendo executada, é possível identificar que grande parte dos danos encontrados posteriormente na edificação são decorrentes da falta de especificação de materiais. Tal situação desencadeia uma série de problemas, como a má execução e produtos de baixa qualidade, que comprometem totalmente a estrutura da construção.

Por isso, um dos pontos que devem ser observados ao realizar a especificação de materiais é justamente a qualidade de cada produto que será usado e como eles podem beneficiar seu projeto. Ao assegurar sua eficiência, é possível contar com uma obra mais fluída e garantir que nenhum problema irá surgir posteriormente.

Outro aspecto que é essencial ficar de olho ao realizar a especificação é justamente a relação que os materiais têm uns com os outros. Assim, é possível prever como será a execução dos produtos durante a obra e evitar problemas, como atrasos e gastos desnecessários.

Quais os principais desafios da especificação de materiais?

O planejamento de uma construção é um processo minucioso. Isso significa que devemos ordenar todas as etapas de acordo com a sua fase de execução e garantir os materiais necessários que serão usados em cada uma delas. Porém, é claro que devemos considerar que cada processo tem características únicas.

Assim, ao considerarmos as especificações de cada projeto, temos um norte mais evidente para direcionar os esforços e os recursos e assegurar os bons resultados. Para isso, é preciso deixar evidentes as necessidades da sua obra e como esses objetivos podem ser alcançados.

Um dos principais desafios da especificação de materiais está justamente na relação entre os produtos usados e as necessidades do projeto. Para quem planeja investir em soluções sustentáveis na edificação, por exemplo, é muito importante identificar quais materiais vão compor a obra para trazer o resultado esperado.

Encontrar um bom custo-benefício também se torna um desafio constante, já que muitas vezes um orçamento limitado pode prejudicar os planos originais. Além disso, é essencial estabelecer alguns critérios mínimos de especificação. Outro problema encontrado nesse processo é o baixo grau de detalhamento que, consequentemente, pode ocasionar erros durante a aquisição de materiais.

Como fazer a especificação de materiais?

Para alcançar uma especificação de materiais eficiente, existem algumas etapas que devem ser seguidas para assegurar a sua eficiência. Antes de tudo, é necessário identificar a finalidade dos produtos adquiridos e garantir que nenhum deles irá faltar durante o período da obra. Por isso, para evitar a escassez de materiais, é muito importante atrelar o projeto a uma lista de compra adequada a cada etapa da construção.

Em seguida, é necessário planejar um estoque eficiente para evitar gastos desnecessários e também excesso de materiais. Outro ponto que deve ser considerado durante a especificação é sobre os produtos não previstos durante a execução da obra. Como foi citado anteriormente, é possível que alguns imprevistos ocorram. Por isso, a preparação é essencial evitar atrasos no cronograma.

Outro ponto que você deve ficar de olho é em relação ao desperdício por meio de um planejamento eficiente. Com isso, você reduz consideravelmente seus gastos e ainda assegura a eficiência da sua obra. Com base nessas informações, é possível especificar os materiais com maior precisão e trazer resultados mais positivos para o seu projeto.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a importância da especificação de materiais! Com base nessas dicas, é possível executar uma construção com ótimos resultados. Esse processo, como foi mostrado, oferece muitos benefícios significativos para o canteiro de obras.

O que você achou sobre a especificação de materiais? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o assunto!

Você também pode gostar