fbpx
Aprenda agora como melhorar a gestão da equipe de obra!

Administrar um projeto, uma equipe e um canteiro de obras requer muito trabalho para que tudo dê certo e prazos sejam cumpridos. Muitos mestres de obras, encarregados e, até mesmo, engenheiros acabam realizando a tarefa quase que por intuição, sem orientação direcionada para lidar com os aspectos humanos envolvidos no processo.

Para melhorar a administração de sua equipe de obra e otimizar seus resultados, vamos dar algumas dicas, neste post, que vão transformar o rendimento das pessoas que trabalham com você.

São noções de gestão de pessoal, como atribuição de responsabilidades, troca de feedbacks entre a equipe e investimento em tecnologia para melhorar a comunicação de seus colaboradores.

Se você ficou interessado nessas ações, continue lendo este post e transforme já o seu canteiro de obras!

Planeje sua obra

A primeira ação que vai impactar na sua obra e na administração do seu pessoal é o planejamento dela. Esse planejamento deve ser um guia que reunirá todos os processos a serem realizados, prazos a serem cumpridos, pessoas envolvidas, fornecedores e variáveis que podem acontecer dentro do projeto.

Esse guia deve ser divulgado para que cada um tenha noção de suas responsabilidades, das metas a serem atingidas e de que modo o seu trabalho influencia no trabalho alheio.

Melhore a comunicação

Uma boa gestão de pessoal começa com uma comunicação efetiva. É preciso que todos tenham acesso ao que todas as equipes estão fazendo, quais são seus cronogramas e de que forma cada etapa do trabalho se relaciona com a outra.

É importante, por exemplo, saber se determinado grupo vai atrasar a entrega do seu trabalho, se isso vai influenciar na etapa seguinte e atrasar o cronograma geral da obra.

Por outro lado, se todos têm acesso ao que cada um está desenvolvendo, equipes que finalizarem seu trabalho podem oferecer ajuda às que iniciam para que o cronograma seja mantido ou não atrase tanto. Essa lógica de coletividade e interação começa com uma boa comunicação e acesso à informação.

Dê mais transparência

Quando você aumenta a transparência e disponibiliza maior número de informações para os segmentos envolvidos na obra, você facilita a tomada de decisões e dá agilidade à supervisão e fiscalização de erros

Esse tipo de ação pode ser feito de maneira simples, como tornar o canteiro de obras mais visível, sem tapumes ou divisórias, disponibilizar mural com informações necessárias para as equipes, como metas e prazos etc.

Use novas tecnologias

A questão da informação passa também pela constante capacitação do seu grupo. O mercado da construção civil está em constante renovação e oferece novidades o tempo inteiro. 

Procure se inteirar sobre elas e disponibilizar as mais interessantes para a sua equipe de obra. Entre as tecnologias, o software de gerenciamento de obras pode ser uma opção interessante, já que possibilita:

  • acompanhar o andamento das atividades ;
  • analisar a relação entre o que foi orçamentado e o que foi executado;
  • controlar o fluxo de materiais;
  • ter informações precisas em tempo real;
  • acessar dados facilmente, já que são armazenados na nuvem.

Ofereça treinamento

Informar, comunicar, disponibilizar e formar — além desses níveis de entrega é preciso ter uma equipe em constante capacitação, que consiga operar as novidades implementadas e que se torne capaz de criar/desenvolver soluções com base no que foi ensinado.

Além disso, um profissional capacitado trabalha em outro nível de qualidade, fazendo com que o resultado final seja ainda melhor, o que se reflete em sua obra ou empresa.

Atribua responsabilidades

Assim como o trabalho em um canteiro de obras se materializa em vários níveis, a responsabilidade sobre eles deve ser dividida. Setorize essas ações e atribua responsabilidades sobre elas, de modo que você aumente a supervisão do trabalho e a exigência no nível de qualidade, não centralizando esse tipo de ação, de modo a emperrar o fluxo da obra.

Funciona como se você estivesse multiplicando seus olhos e ações sem ter que acumular todo esse trabalho de fiscalização. 

Além disso, delegar responsabilidades faz com que o funcionário escolhido se sinta premiado pelo nível de confiança depositado nele, o que mostra à equipe que bons funcionários são recompensados pelo seu nível de entrega.

Reconheça e valorize o esforço

A atribuição de responsabilidade é uma ferramenta que funciona para o gestor e que permite o reconhecimento do trabalho de um funcionário perante a equipe. Mas esse tipo de atitude pode (e deve) ser ampliado sempre que possível.

Dar o devido valor aos esforços praticados pelos funcionários mostra que você é um chefe atento — não só para cobrar pela excelência, mas também para reconhecer o objetivo alcançado. Elogiar influencia positivamente a equipe, que se sente motivada a produzir mais e melhor.

Estimule a troca de ideias

O dia a dia em um canteiro de obras pode oferecer minucias que às vezes passam despercebidas a um gestor. Assim, estabeleça um horário para que seus colaboradores possam trocar ideias e oferecer sugestões e opiniões. Além de trazer a valorização da equipe de volta à cena, essa ação ajuda a multiplicar seus olhos para situações que podem estar fugindo ao seu controle.

Lidere pelo exemplo

Falar e estimular o crescimento da equipe, mas colocar tudo a perder com um exemplo que passa longe das práticas estimuladas de nada adianta, pois uma boa gestão começa com o exemplo do seu líder. Ele tem que mostrar que seu discurso é coerente com suas ações e que vale a pena segui-las.

Como vimos, um canteiro de obras otimizado e com alta produtividade requer um tanto de psicologia para uma boa gestão da equipe de obra. São práticas simples, mas que envolvem a valorização, o espaço para fala, escuta, capacitação e troca de informações. Desse modo, você cria um organismo vivo, disposto a crescer na mesma direção e com o mesmo objetivo.

É importante ainda se incluir nesse processo, entendendo o seu papel de gestor, dando o devido espaço para a equipe e liderando pelo exemplo. Com essas atitudes, temos certeza que seus resultados vão mudar. E para melhor!

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de pessoal, que tal seguir nossas redes sociais? Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This