fbpx
Certificado de qualidade: como escolher um fornecedor para construção civil?

Encontrar o fornecedor ideal para construção civil é um dos principais objetivos de muitos engenheiros. Nessas horas, é fundamental entender o funcionamento do certificado de qualidade e a sua importância para o sucesso no seu canteiro.

Quem tem parceiros de confiança evita dores de cabeça nas atividades construtivas e consegue atender às expectativas do mercado. Profissionais que improvisam ou tomam decisões baseadas apenas no fator financeiro podem ter grandes problemas no futuro.

Ao ler este conteúdo, você entenderá mais sobre o assunto e descobrirá os benefícios de uma parceria de sucesso para o seu empreendimento. Confira!

O que é um certificado de qualidade?

O certificado de qualidade atesta que os produtos cumprem com as medidas do padrão nacional. Isso quer dizer que as características do material, como as dimensões, o peso e a espessura, estão de acordo com as exigências de segurança e de produtividade de um canteiro de obras.

Não confunda certificado de qualidade com garantia. O certificado atesta a eficácia da mercadoria. Já a garantia costuma ser de um ano quando se trata de telhas. Isso acontece porque o aço-inox é utilizado em diversas circunstâncias, impossibilitando que haja um controle sobre os ambientes externos e internos.

Quais são as suas vantagens?

Empresas que trabalham apenas com fornecedores detentores de certificado de qualidade só têm a ganhar. Como todo o processo é padronizado, é possível adquirir mercadorias com dimensões, espessuras, composições e características controladas.

Em outras palavras, se você precisar reformar ou trocar qualquer parte do seu telhado, não será necessário fazer improvisações nas telhas, já que não há desvios na produção.

Empresas certificadas não focam apenas no lucro. Elas direcionam todos os seus esforços e recursos para atender às demandas do consumidor, pois estão sempre empenhadas em melhorar continuamente o relacionamento com o mercado.

Quais são as principais certificações para as telhas?

Há diversas estruturas para telhados. Existem opções para todos os tipos de obras, sempre considerando as exigências de cada projeto, como a inclinação do telhado. De qualquer maneira, a escolha de telhas deve ser baseada em certos critérios: qualidade, segurança e eficiência.

Há duas normas fundamentais para garantir essas questões na sua obra. A primeira é a ABNT NBR 14514 — Telhas de aço revestido de seção trapezoidal – Requisitos. Como o próprio nome indica, ela aborda as telhas de aço revestido de seção trapezoidal para os seguintes revestimentos:

  • zincado por imersão a quente;

  • liga de alumínio-zinco por imersão a quente;

  • zincado por imersão a quente e revestido por um processo de pintura;

  • liga de alumínio-zinco por imersão a quente e revestido por um processo de pintura.

Os materiais considerados no documento são usados na construção de telhados e de fechamentos laterais. São estipulados, por exemplo, limites de tolerância em relação às dimensões nominais dos perfis trapezoidais:

  • altura;

  • largura útil;

  • comprimento;

  • alinhamento longitudinal.

Outros aspectos são considerados também, como os processos de identificação e de embalagem das telhas. Lembre-se de que o armazenamento do material para construção é outro ponto importante.

As mercadorias devem ser guardadas em local seco, coberto e ventilado. Isso quer dizer que é fundamental ter um parceiro com certificado de qualidade e adotar as práticas recomendadas pela norma. Deixar esse assunto de lado pode resultar em perda de qualidade do produto.

Já a segunda é a ABNT NBR 14513 — Telhas de aço revestido de seção ondulada – Requisitos. As considerações são semelhantes às anteriores, porém, adaptadas às características de cada produto.

Também existe a certificação ISO 9001. Para recebê-la, a empresa deve atingir os mais altos níveis de um sistema de gestão de qualidade. Como consequência disso, todos os processos, as pessoas e os materiais envolvidos são seguros, organizados e eficientes.

Além de representar um atestado de reconhecimento nacional e internacional, a ISO 9001 é um certificado que assegura as melhores práticas no relacionamento entre clientes e fornecedores.

Ter um parceiro que trabalha conforme esses conceitos acarreta um diferencial competitivo para o seu negócio crescer e inovar no mercado.

 

Os fornecedores precisam passar por reavaliações periodicamente. Em outras palavras, esse é um processo de renovação dos certificados de garantia. Cada certificado tem períodos diferentes, por isso, fique atento para não se esquecer de nenhum deles.

Pense também na estabilidade financeira do parceiro. Inicialmente, você pode achar esse fator estranho, mas tenha em mente que um fornecedor que tem problemas de fluxo de caixa, por exemplo, pode ter dificuldades para entregar dentro do prazo. Além do mais, a qualidade da mercadoria pode ser afetada se ele não conseguir comprar a matéria-prima adequada.

O que fazer a partir de agora?

Até agora, você entendeu como é importante escolher fornecedores que têm certificado de qualidade, certo? Por isso, é essencial que você faça uma pesquisa de mercado e encontre aqueles que atendem às exigências da sua obra, colocando em prática o que aprendeu com este post.

Faça de tudo para encontrar um fornecedor que tenha as mercadorias que você procura e ofereça soluções confiáveis para a sua construção, o que é comprovado por um certificado de qualidade. Não pense que o relacionamento com o parceiro acaba após a assinatura do contrato. É preciso monitorar os processos de reavaliação a fim de assegurar que tudo dê certo no seu empreendimento.

Se você está procurando o que há de melhor no nicho de telhas para telhados, entre em contato com a nossa equipe e se prepare para comprar produtos em grande escala com qualidade, boas condições de pagamento e recebê-los dentro do prazo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This