Regional Telhas

Como fazer um orçamento de obra eficiente? Confira!

Como fazer um orçamento de obra eficiente? Confira!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O orçamento de obra consiste em uma etapa fundamental no momento de realizar a construção. Por isso, é preciso saber quanto será gasto na realização de uma edificação para que se consiga fazer o controle de gastos. 

Saiba que se o orçamento não for bem realizado pode ocasionar diversos contratempos, como a falta de dinheiro e aumento no tempo de entrega da obra. Essa etapa não é uma tarefa fácil e necessita de muita atenção e cuidado. 

Continue a leitura e saiba a importância de realizar um bom orçamento de obras na construção civil!

O que é um orçamento de obra? 

O orçamento de obra é o cálculo dos custos para a realização de um projeto, desde o seu planejamento até a sua finalização, de acordo com um plano preestabelecido.

Uma das maiores satisfações do cliente e da empresa de construção civil é a finalização de suas atividades dentro do tempo previsto e com os gastos dentro do planejado. Mas é muito recorrente encontrar obras não encerradas por causa de um orçamento falho.

Para fazer um bom orçamento é preciso inserir em uma planilha os custos diretos e indiretos, imposto e o lucro que se deseja obter. Após ter todas essas informações em mãos, basta fazê-las.

Qual é a importância de ter um orçamento de obra bem definido? 

O orçamento de uma obra precisa ser estabelecido, uma vez que é muito importante para saber os gastos necessários para a execução da construção. Assim, o cliente e o empreiteiro conseguem saber exatamente qual o valor da obra e evitam maiores problemas futuros.

Sendo assim, é essencial buscar realizar uma programação de gastos conforme a realidade, levando em consideração cada etapa da construção. 

Além do mais, ao fazer um orçamento, os envolvidos na obra podem realizar mudanças nos materiais, com o objetivo de encontrar os melhores preços no mercado e, desse modo, deixar o processo de compras mais satisfatório.

Como fazer um orçamento de obras? 

Para que o orçamento de obras seja eficiente e consiga obter os resultados desejados, é primordial saber fazê-lo com cuidado. Confira como essa etapa pode ser executada!

Elabore um projeto e um memorial descritivo

O projeto e o memorial são importantes documentos, tendo em vista que eles apresentam detalhes da obra que será iniciada. Ao fazer um bom planejamento, garante a redução de falhas durante a sua realização. Somente com esses documentos é que os responsáveis saberão corretamente o que esperar durante a elaboração do orçamento.

Diversos profissionais conseguem elaborar um orçamento somente analisando o desenho desenvolvido. Ele é muito importante, mas apenas por meio dele não é possível ter todas as informações para calcular os materiais necessários e o tempo de duração.

Com um documento detalhado em mãos, o construtor terá informações aprofundadas e evitará que os detalhes passem despercebidos, já que isso pode afetar a compra dos materiais pelo cliente.

Calcule os gastos

Após fazer uma avaliação do projeto, é fundamental realizar o levantamento dos gastos financeiros necessários para a sua execução e os custos indiretos.

Os gastos decorrentes da obra são os materiais, revestimentos, louças, metais, entre outros itens para a sua construção. Já os custos indiretos estão relacionados aos equipamentos, consumo com água e energia elétrica, gastos com telefone, pagamento de mão de obra terceirizada, gastos com telefone, salários e outros. 

É preciso ter muita atenção e cuidado nesta etapa, pois não é nada satisfatório esquecer de algum material necessário para a realização da obra. Isso evita que o cliente tenha dores de cabeça.

Insira os impostos e as taxas 

Com a soma de todos os gastos mencionados anteriormente já é possível obter o custo total da obra. Basta que acrescente todos os encargos e impostos que incidem sobre a construção, além das taxas de permissão e licenciamento. Lembre-se que esse ainda não é o valor final, já que ainda é preciso acrescentar o seu lucro. 

Coloque o seu lucro 

O lucro é a remuneração que se deseja alcançar com o serviço prestado. Ninguém quer investir tanto tempo em um projeto sem ter uma remuneração em troca. É indicado aplicar a porcentagem desejada sobre o valor total.

Faça o fechamento da planilha orçamentária 

É preciso ter muita atenção ao fazer o fechamento da planilha da obra, pois é fundamental que as informações estejam bem organizadas para que todos os valores estejam bem estabelecidos para os clientes. 

É primordial apresentar uma planilha com a quantidade de materiais necessários e o preço de cada unidade final. Esse documento concentra todas as informações a respeito das quantidades e unidades de cada item que será usado, bem como os gastos unitários e valor total da obra. Saiba que muitos clientes exigem um cronograma físico-financeiro, ou seja, aquele que relaciona também os dias de execução.

Quais são os principais erros de um orçamento? 

É normal existirem diversas falhas em um orçamento de obra, pois alguns construtores não sabem analisar criteriosamente o projeto e fazem uma lista de materiais incompleta ou com excesso de produtos. Essa ação pode prejudicar sua reputação no mercado, pois os clientes não desejam ficar no prejuízo e gostam de ter surpresas durante o processo de construção. 

Dessa forma, esses erros precisam ser evitados. Uma obra já ocasiona elevados gastos, por isso muitas delas não são finalizadas e ficam pelo caminho. Para que isso não aconteça com você ou com sua empresa, procure ser o mais preciso possível nos seus cálculos. 

Portanto, um orçamento de obra é essencial para que ela ocorra da melhor forma e sem maiores problemas. É fundamental saber fazê-lo. Tudo precisa ser registrado em uma planilha, para saber os materiais usados, a quantidade e os valores. Não deixe de tomar cuidado nessa etapa.

Dessa forma, tudo é feito de forma eficiente. Para conseguir preços bons, é válido buscar por um fornecedor que ofereça produtos com um excelente custo-benefício. Ao comprar os materiais da obra, é necessário ir a diversas empresas, a fim de conseguir itens de qualidade e com o preço mais acessível.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto! 

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.