fbpx
Como implantar a gestão a distância na obra e facilitar o trabalho?

A gestão a distância é uma solução que veio para solucionar vários desafios da construção civil. Esse é um dos setores que apresentam o maior gargalo de produtividade e eficiência. Isso se deve em parte às dificuldades técnicas, mas também à resistência de implementar as últimas tendências.

A tecnologia veio para resolver justamente esse problema, com ferramentas que facilitam as tarefas de gestão, melhoram a visibilidade do canteiro e geram outros benefícios. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post!

Como funciona a gestão a distância na construção civil?

A gestão a distância é um assunto que tem sido muito discutido no mundo empresarial nos últimos anos. Afinal, à medida que a tecnologia digital evolui, ela gera novas possibilidades de monitoramento via internet — o que pode dispensar a figura de um gestor físico. Nos canteiros de obra, isso pode fazer toda a diferença.

Sendo assim, pode haver uma melhora considerável do seu desempenho caso ele possa fazer parte do seu trabalho à distância, controlando, inclusive, vários projetos simultaneamente. Isso é possível graças a algumas ferramentas, que vamos explicar a seguir.

Sistemas de gestão

Esses softwares são capazes de funcionar em vários aparelhos, como smartphones, notebooks e tablets. Neles, há um conjunto muito amplo de ferramentas de gestão, que permite o gerenciamento dos cronogramas, do orçamento, do estoque, entre tantas outras tarefas.

Com eles os seus colaboradores poderão se autogerir com a supervisão de um gestor a quilômetros de distância. Nesse caso, são seus trabalhadores que vão registrar quais tarefas foram realizadas e quais movimentações ainda serão feitas.

A grande vantagem é que os programas e os aplicativos facilitam bastante a tarefa de registro, pois contam com campos autopreenchíveis ou predefinidos. Assim, em vez de escrever ou anotar, eles simplesmente farão alguns cliques nas telas dos dispositivos.

Outra grande vantagem é a automação, que permite a integração de todas as informações registradas. Quando alguém registra um insumo na nota de entrada, ele será automaticamente inserido no estoque e seu valor será calculado no fluxo de caixa. Além disso, a maioria das métricas de construção civil é calculada pela própria máquina, sem intervenção humana.

Auditorias e fiscalizações

É claro que os gestores precisam visitar o canteiro em algum momento. Nessa hora eles devem fazer uma auditoria completa para verificar se todos os dados informados no sistema são reais. Caso contrário, além de retificar os erros, será preciso verificar os motivos que os geraram. Se houver negligência ou imprudência de um colaborador, deve-se tomar as medidas adequadas, que podem ir desde um feedback negativo até a demissão.

Essas auditorias devem ser documentadas dentro do próprio sistema de gestão — preferencialmente a partir de checklists (listas) de tarefas. Com isso, o gestor saberá todos os pontos que deverão ser checados durante as fiscalizações físicas e todos os funcionários poderão conhecer os critérios de avaliação. Isso mantém um nível de qualidade mesmo à distância.

Felizmente, a gestão e a administração abandonaram aquele antigo paradigma em que os colaboradores eram vistos com desconfiança, precisando de um controle constante do desempenho.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é a utilização da conexão pela internet em objetos, como sensores, equipamentos e celulares. Assim, é possível monitorar à distância os mais diferentes aspectos da obra. A IoT, por exemplo, permite que um escritório a dezenas de quilômetros receba todas as alterações feitas no sistema em tempo real.

Além disso, com a evolução da tecnologia, câmeras, sensores e até drones podem ser instalados para que o gestor obtenha dados diretos sobre o que está acontecendo no canteiro.

Quais são as vantagens da gestão a distância da obra?

O investimento em uma gestão a distância se justifica em função de alguns benefícios. Confira-os a seguir.

Redução de custos

A redução dos gastos gerados pela gestão a distância se dá por vários motivos. O primeiro e mais perceptível deles é a redução da contratação de gestores.

Como esse tipo de mão de obra é muito especializado, geralmente é mais caro, pois o profissional certamente passou por um longo processo de qualificação, com graduação, pós-graduação e vários cursos de curta duração.

Com a gestão física, você precisa de um desses profissionais em cada uma das suas obras. Com o telegerenciamento, por outro lado, o mesmo gestor consegue monitorar vários canteiros de obra com muita eficiência.

Além disso, como você vai delegar a todos os seus colaboradores a tarefa de controlar a obra, eles acabam se responsabilizando mais pela eficiência no uso dos materiais — ficando muito mais econômicos e cuidadosos com os desperdícios e as perdas.

Mais produtividade

Aumentar a produtividade significa fazer mais em menos tempo e sem abrir mão da qualidade. A gestão à distância é imprescindível para quem quer conquistar esse objetivo. Basta pensar em alguns critérios do que é mais ágil. Veja:

  • olhar câmeras e sensores ou se deslocar em cada local de um canteiro para fiscalizar o trabalho?
  • Calcular métricas e indicadores a mão ou ter tudo feito por um software?
  • Deslocar-se entre várias obras ou conferir tudo por meio de um monitor?

Tudo isso fala em favor da gestão a distância.

Mais autonomia

Quando tratamos os nossos colaboradores como “crianças”, controlando e monitorando suas ações, eles apresentam mais dificuldade de dar o seu melhor.

Quando você confia neles para se autogerir, os profissionais se responsabilizam mais e seguem as técnicas e os protocolos corretamente.

Como implantar a gestão a distância na obra?

Para implementar essa modalidade de gestão na sua obra, o primeiro passo que você pode tomar é contratar uma consultoria especializada para ajudar a encontrar as melhores estratégias e tecnologias para o seu negócio. Afinal, diferentes necessidades merecem diferentes soluções.

Hoje em dia há inúmeras ferramentas digitais disponíveis, sendo possível facilitar o trabalho de acompanhamento de uma obra de diversas maneiras. Você não deve deixar de utilizá-las para alcançar seus objetivos. Não é possível fazer uma boa gestão a distância sem uma tecnologia de ponta para auxiliar em todos os momentos.

Quer continuar recebendo os melhores posts com as novidades da gestão de obras e outros assuntos da construção civil? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, YouTubeTwitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This