fbpx
Como privilegiar o conforto animal na construção de granjas e abrigos?

Tanto na agropecuária quanto no ramo de preservação e cuidado de animais, há muito mais fatores sendo considerados na qualidade do trabalho. Um bom exemplo disso é o conforto animal, ou seja, a qualidade de vida dos bichos enquanto se encontram naquele espaço. E a construção do local pesa bastante nesse aspecto.

A estrutura e engenharia de um espaço influencia drasticamente a forma como ele é usado. Isso se aplica em tudo, desde escritórios até a construção de granjas e abrigos para animais. Seja para fins de negócios ou para simples preservação de bichos que normalmente ficariam nas ruas, pensar no seu conforto faz toda a diferença.

Quer entender melhor o assunto e o papel da construção nesse trabalho? Então acompanhe e veja sua importância.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que é importante pensar no conforto animal?

Dependendo do tipo de estabelecimento, pode parecer estranho pensar no conforto dos animais. Especialmente porque alguns dos empreendedores não consideram isso um bom investimento. Porém, já é comprovado que esse cuidado pode trazer vários benefícios. Veja aqui alguns motivos para investir no conforto desses animais:

Tratamento adequado para os animais

A ética na pecuária, avicultura e nos abrigos é um tema cada vez mais recorrente nos últimos anos. Mesmo espécies amplamente usadas na indústria alimentícia, como vacas e frangos, também têm direito a uma vida confortável antes de irem para o abate.

Criar uma estrutura adequada, onde os animais tenham espaço e não se sintam desconfortáveis, é um passo importante nessa ética.

Melhor qualidade dos produtos de origem animal

Além de ser uma posição ética, o conforto animal também tem um efeito mais direto na qualidade de vários produtos de origem animal, tanto na carne quanto em outros tipos, como ovos e leite. Isso faz com que esse seja um excelente investimento para qualquer um na indústria alimentícia.

Diferentes condições, como a existência de um espaço exclusivo para descanso ou o controle adequado de temperatura, afetam o metabolismo dos animais, fazendo com que ganhem mais peso ou gerem mais produtos.

Evita problemas comportamentais

Uma boa estrutura também ajuda a manter a ordem em granjas e abrigos para animais. Se você já lidou com esses espaços em algum momento da sua vida, deve saber muito bem como alguns comportamentos podem prejudicar o trabalho lá dentro.

Agressividade e estresse quase sempre prejudicam a criação de animais. Em granjas, as aves podem ferir umas as outras e têm mais dificuldade para ganhar peso. Enquanto isso, em abrigos, os animais podem ter problemas de socialização, reduzindo suas chances de serem adotados. Diante disso, o ideal é que eles tenham um ambiente mais saudável para se desenvolver com mais qualidade.

Pontos importantes para garantir o conforto animal em granjas e abrigos

Considerando os benefícios que explicamos acima, é fácil entender porque o conforto dos animais é tão importante para qualquer granja ou abrigo. A questão é: como os engenheiros podem contribuir com esse aspecto?

Veja abaixo alguns pontos que você deve considerar na construção dessas instalações em seus projetos de engenharia civil:

Temperatura adequada

O controle térmico é um dos principais fatores para o conforto dos animais, especialmente em grandes quantidades. Diferente dos humanos, eles não têm a opção de mudar sua roupa diante de uma temperatura mais desconfortável. Além disso, animais de pequeno porte, como é o caso das aves e muitos bichos domésticos, tendem a sentir mais frio e precisam de um ambiente mais aquecido.

Felizmente, existem várias opções para trabalhar o isolamento térmico de qualquer ambiente através da engenharia. Muitas substâncias, como o EPS, apresentam alto potencial de isolamento térmico, o que é excelente para qualquer estabelecimento do tipo. E, com um planejamento adequado, não deve consumir muito do orçamento da obra.

Espaço disponível para cada indivíduo

Outro fator vital aqui é a distribuição do espaço e como os animais serão distribuídos dentro dele. Haverá apenas uma área comum? Divisão entre locais para comer, dormir e descansar? É necessário separar subgrupos, seja de forma permanente ou temporariamente? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de elaborar o projeto.

O espaço mínimo necessário para garantir o conforto de cada animal pode variar bastante. Alguns preferem locais mais aconchegantes, enquanto outros precisam de áreas mais abertas. Em alguns casos, ambos são necessários, mas em ambientes diferentes. Lembre-se de falar com seu cliente e peça alguma orientação em relação aos hábitos dos animais e quais necessidades precisam ser atendidas.

Isolamento acústico

O barulho é mais um fator que afeta bastante a qualidade de vida de um animal. Pessoas também são afetadas por sons altos, tendo dificuldades para dormir, dor de cabeça e afins. Porém, animais têm outros problemas com o som, pois muitos têm audição mais aguçada e/ou reagem de forma mais agressiva a barulhos intensos. Por isso tantos animais domésticos ficam desesperados ao ouvir fogos de artifício.

Um bom isolamento acústico tende a resolver esse problema. Ele nem sempre precisa ser total, especialmente se os animais já estiverem mais acostumados com alguns sons. Porém, reduzir sua intensidade é sempre algo bem-vindo para melhorar a qualidade de vida nesses espaços.

Material utilizado e suas interações com os animais

Por fim, mas não menos importante, você deve ter em mente como alguns dos materiais de construção podem afetar a vida dos animais depois que a obra é entregue. Mesmo que algo pareça perfeitamente seguro, é necessário pensar em como os bichos vão lidar com o ambiente onde são colocados.

Um exemplo disso é a tinta. Muitos deles arranham o chão e paredes, o que pode soltar pequenas lascas, as quais tendem a comer. Naturalmente, isso leva a problemas sérios de saúde, especialmente nos mais novos. O mesmo se aplica a farpas de madeira e outros materiais que podem ser desfeitos com mais facilidade.

Com essas informações, é possível montar uma estrutura mais adequada para o conforto animal. Se você conversar com seu cliente, não terá nenhuma dificuldade para alcançar bons resultados nas construções.

Quer continuar acompanhando mais novidades? Então siga-nos no Facebook e no Twitter para receber tudo em primeira mão e ler conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *