fbpx
Confira 7 maiores vantagens de adotar o isolamento acústico no teto

A atividade humana costuma gerar muitos sons, o que pode desencadear um problema chamado de poluição sonora em alguns casos. Para evitá-lo, o isolamento acústico no teto é imprescindível, pois pode reduzir grande parte dos ruídos sem nenhum acréscimo de custo significativo nas obras (quando comparado às telhas tradicionais).

Isso é importantíssimo tanto no ambiente corporativo quanto no residencial. Principalmente nos centros urbanos, vários fatores levam ao excesso de barulho, prejudicando a saúde de todos. Quer saber mais sobre o isolamento acústico no teto e suas vantagens? Então, confira nosso post!

Como o isolamento acústico no teto funciona?

O funcionamento dessa tecnologia é bem simples e se baseia nas estruturas dos materiais. O som é transmitido pelas vibrações em cadeia nas moléculas da fonte do som até nossos ouvidos, através do ar, das paredes e do teto.

Há determinados materiais cujas moléculas se agitam facilmente, enquanto outros têm muito mais dificuldade. O isolante acústico é bem resistente à propagação de sons, pois suas partículas não transmitem a vibração facilmente. São vários os materiais que podem trazer essa característica, como:

  • fibras vegetais, animais e sintéticas;
  • espumas;
  • mantas de derivados do plástico ou de rochas etc.

Tais itens inclusive podem ser instalados entre telhas de metais, evitando o excesso de condução acústica. Além disso, trazem como benefício o isolamento térmico, melhorando o clima dentro do edifício. 

Quando o isolamento acústico é necessário?

O isolamento acústico é útil em diversas situações, mas em geral se mostra importantíssimo para a cobertura de todas as construções, pois evita a entrada e a saída de ruídos. Na atividade industrial, por exemplo, ele ajuda na conformidade das fábricas em relação às leis e regulamentações de poluição sonora.

No comércio, também pode aumentar o conforto de clientes e empregados. Por fim, nos ambientes residenciais, o isolamento reduz a entrada de barulhos, melhorando o bem-estar e a saúde dos moradores.

Quais são suas vantagens para as construções?

Para conhecer mais vantagens detalhadamente, confira os próximos tópicos!

1. Privacidade

Podemos dizer que a principal vantagem do isolamento acústico de teto é a privacidade tanto para casas quanto nos apartamentos, em ambientes residenciais ou comerciais. Afinal, abafa-se grande parte dos sons originados no interior dos locais, impedindo que conversas importantes ou intimidades sejam escutadas por vizinhos. 

Nas empresas, isso é essencial para manter as estratégias em segredo e evitar que os concorrentes as conheçam ou tomem medidas para combatê-las. Sem privacidade, torna-se impossível manter uma vantagem competitiva por muito tempo.

Da mesma forma, os moradores das residências não querem ter suas intimidades expostas a outras pessoas, pois isso gera muitas consequências negativas, como fofocas. Sem contar que você precisa de liberdade na sua casa para poder falar e fazer o que quiser, concorda?

2. Diminuição de ruídos

Os ruídos são todos aqueles sons produzidos pela atividade humana. Conseguimos tolerá-los sem qualquer problema até certo nível, mas eles provocam uma elevação do estresse quando ficam excessivos e vêm de várias fontes.

O isolamento acústico de teto pode não acabar com todos os ruídos, mas alivia boa parte — o que torna os outros muito mais toleráveis. 

3. Tranquilidade

O isolamento acústico funciona em ambas as direções, evitando também a entrada de sons produzidos no exterior. Isso é especialmente útil em edifícios de alvenaria, os quais transmitem qualquer impacto ocorrido nos vizinhos para as partes de dentro dos apartamentos.

Se você não quer ser incomodado pelo excesso de movimentação no andar de cima, não deixe de instalar essa tecnologia. No caso das empresas, a poluição sonora pode inclusive afastar os clientes que priorizam o conforto acima de tudo.

Em casas, grande parte do barulho que entra no ambiente interno se deve à falta de isolamento nos tetos, afinal as paredes são muito mais grossas e refletem a maioria dos sons. Os tetos, por outro lado, são construídos com telhas mais finas e materiais não isolantes na maioria das vezes, como a cerâmica e o alumínio. 

4. Silêncio

Nas grandes cidades, a poluição sonora é um problema que incomoda muitas pessoas e pode contribuir com o surgimento de doenças vasculares ou cardíacas, depressão, ansiedade e insônia. Isso porque o estresse gerado pelo barulho ativa nosso sistema nervoso, deixando-o em um estado de alerta desnecessário.

O isolamento acústico no teto traz silêncio para os moradores — o que reduz um fator de estresse da vida atribulada nos centros urbanos. Aliado a outras estratégias para sua construção, vai ser como se você morasse em uma comunidade calma mesmo estando em regiões com tráfego mais intenso de veículos.

5. Boas noites de sono

Consequentemente, não haverá quase nenhum som externo para prejudicar seu sono durante a noite e provocar despertares no meio da madrugada. O isolamento pode ser uma medida ambiental imprescindível para quem sofre de insônia e não quer usar remédios para dormir.

Em apartamentos, os vizinhos de cima podem acabar produzindo algum barulho mesmo sem querer, principalmente se tiverem uma rotina muito diferente da sua. Há pessoas com filhos mais novos, que chegam tarde do trabalho ou com um horário de sono alternativo. Portanto, é muito mais prático instalar uma tecnologia de abafamento acústico do que ficar brigando desnecessariamente.

6. Conforto

Todas as vantagens acima se traduzem em maior conforto. É muito ruim estar dentro de casa ou no trabalho sem um ambiente agradável devido à poluição sonora. Por essa razão, o isolamento pode trazer muito bem-estar a todos os moradores de uma residência.

7. Menos vibrações na parede

Você sabia que grande parte das vibrações geradas pelos impactos é transmitida pelo ar ou pela continuidade das estruturas através das estruturas do teto? Quem mora nas regiões movimentadas das cidades se incomoda bastante com esse problema, pois cada veículo pesado ou em alta velocidade que passa nas vias públicas gera um “miniterremoto” dentro das construções.

Da mesma forma, quem mora em prédios de alvenaria não precisará mais ficar reclamando com os vizinhos sobre crianças brincando ou movimentos noturnos. Portanto, o isolamento acústico do teto é importantíssimo em todo e qualquer projeto, independentemente da finalidade.

A poluição sonora pode se mostrar muito prejudicial à saúde e ao bem-estar das pessoas, sendo capaz inclusive de levar a doenças físicas. Para evitá-las, basta adotar medidas simples, como a instalação de telhas termoacústicas, que não trazem muitos custos adicionais às obras.

Gostou de saber mais sobre o isolamento acústico no teto e quer descobrir outras tecnologias relacionadas? Então, confira as principais vantagens de utilizar a cobertura em arco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This