fbpx
Confira 5 dicas de gerenciamento de projetos na construção civil

A construção de um prédio envolve muito mais trabalho do que aparece no canteiro de obra. É necessário lidar com fornecedores, capacitar a equipe e fazer um planejamento para um projeto que pode durar vários anos. Para que tudo isso leve ao resultado desejado, deve ser feito um bom gerenciamento de projetos na construção civil.

Se você é um profissional da área, certamente já notou como algumas questões mais burocráticas do dia a dia podem acabar prejudicando bastante seus resultados. Quando falamos em um trabalho que exige grande investimento de tempo e recursos, esses riscos devem ser evitados sempre que possível.

Para ajudar você a entender melhor a importância de um bom gerenciamento de projetos, explicaremos melhor o que ele faz e daremos algumas dicas para colocá-lo em prática. Acompanhe!

A importância de investir no gerenciamento de projetos na construção civil

Alguns profissionais se preocupam demais com as pequenas tarefas realizadas no dia a dia da obra e acabam esquecendo de gerenciar o projeto como um todo, porém essa perspectiva mais holística tem diversas vantagens. Veja aqui alguns exemplos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Otimização de custos

Nenhum projeto tem orçamento ilimitado. Uma vez que ele seja negociado, você terá um limite de recursos que pode utilizar, então é importante que você consiga extrair o máximo de benefício possível de cada centavo utilizado dentro da obra.

Um bom gerenciamento é uma forma de alcançar esse objetivo. Acompanhar as despesas à medida que elas surgem, estabelecer limites de gastos em determinadas áreas, entre outras coisas, pode poupar bastante dor de cabeça e evitar imprevistos.

2. Identificar e corrigir erros antes que se propaguem

Outro aspecto importante do gerenciamento na construção civil é o acompanhamento do projeto para assegurar sua melhor execução. Isso inclui também verificar se todos os processos estão seguindo como o planejado ou se há algum erro que pode afetar negativamente a entrega do produto final.

Caso haja algum problema, é sempre melhor corrigir tudo o quanto antes. Se você deixar algum erro passar quando ele é pequeno, é bem provável que precise lidar com várias outras situações mais graves no futuro.

3. Evitar desperdício de material

Por fim, mas não menos importante, um bom gerenciamento também permite distribuições dos recursos que já se encontram à sua disposição, evitando desperdício. Considerando que deve haver toneladas de materiais para utilizar, mesmo uma perda de 0,5% pode ter um peso bem grande no seu orçamento.

Tomar pequenas atitudes no dia a dia para minimizar esses desperdícios, como reorganizar o estoque e redistribuir restos de material entre diferentes partes da obra, pode melhorar bastante o aproveitamento do seu orçamento. No longo prazo, isso também aumenta a rentabilidade do projeto como um todo.

5 dicas para melhorar seu gerenciamento de projetos

Agora que você entende melhor a importância do gerenciamento de projetos na construção civil, o próximo passo é aprender como colocar essa ideia em prática. Para auxiliar você com essa tarefa, listamos aqui algumas dicas. Confira!

1. Defina o escopo do projeto

Antes mesmo de começar a trabalhar, é importante ter em mente a proporção do que precisa ser feito. Sem isso, você pode acabar aceitando alguma proposta sem entender todo o conceito, recursos e tempo que serão exigidos. Isso quase sempre leva a algumas perdas de qualidade.

Ao conversar com seu cliente, tente entender ao máximo qual será o escopo do projeto. Isso inclui o tamanho da construção, a quantidade de tecnologia que estará envolvida na estrutura, dentre outras qualidades que podem afetar a quantidade de trabalho envolvida. Isso economizará bastante dor de cabeça a longo prazo.

2. Tenha um cronograma de trabalho bem estruturado

Com o escopo definido, o próximo passo é definir o cronograma da obra. Isso inclui a agenda de entregas dos fornecedores, horários de trabalho, diferentes estágios do processo, entre outras coisas que precisam ser definidas com antecedência. Quanto mais detalhado for, melhor será.

É verdade que, pela própria natureza do trabalho, não é tão fácil assim seguir essa agenda à risca. Porém, mesmo com alguma flexibilidade, ela ainda é um bom guia para manter o controle de todos os processos e assegurar bons resultados.

3. Monte planos para lidar com emergências

Além de ter uma agenda, um bom gerenciamento de projetos na construção civil também exige alguns planos de emergência. Afinal, quando se trata de uma construção que pode levar vários anos para ser entregue, é muito provável que você esbarre em alguns empecilhos ao longo do caminho.

Ter um plano preestabelecido faz uma grande diferença na sua capacidade de lidar com a situação. Uma simples orientação já evita que você passe semanas apenas pensando em como lidar com o problema em questão, o que pode ser a diferença entre salvar ou perder todo o trabalho acumulado.

4. Avalie os recursos disponíveis

Outro aspecto importante do gerenciamento de qualquer projeto é saber quais são os recursos com os quais você pode contar. Não apenas em termos de orçamento, mas também os materiais aos quais você terá acesso na região e os profissionais disponíveis para contratação.

É importante fazer isso antes de começar, pois afeta a maior parte do seu planejamento, mas não deixe de observar esse aspecto ao longo do projeto. Nunca se sabe quando esses números podem sair do controle.

5. Faça o controle da produtividade no dia a dia

Acompanhar as metas alcançadas no canteiro de obras é uma das chaves para assegurar um bom desempenho. Isso permite a você identificar mais rapidamente se alguma tarefa está atrasada, se será necessário reavaliar seu orçamento ou se tudo está indo melhor do que o esperado. Esse conhecimento é sempre útil na hora de revisar seu planejamento e fazer possíveis alterações.

Com essas informações, você já está um pouco mais preparado para fazer o gerenciamento de projetos na construção civil. Com estas práticas, você pode administrar múltiplas obras com muito mais facilidade.

Quer receber mais dicas para otimizar seu trabalho? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *