Regional Telhas

Confira os 3 principais usos de telhas perfuradas!

telha de casa de telhas perfuradas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

As telhas perfuradas são uma das tecnologias mais interessantes da construção civil em relação aos telhados e coberturas. Ademais, podem ser utilizadas como estruturas laterais, substituindo paredes e divisórias. O segredo de seu sucesso é a simplicidade do mecanismo: são realizados diversos furos circulares bem pequenos em toda a peça.

Assim, é possível manter a passagem de luz e ar pelas frestas, resultando em diversas aplicações — frequentemente muito inovadoras. Por exemplo, elas podem ser empregadas na construção de brises, na composição de sistemas termoacústicos, em fechamentos que necessitam de ventilação e iluminação naturais, em gradis e divisórias, entre outras estruturas.

Com isso, à medida que as técnicas de construção e de conforto termoacústico ficam mais populares, esse tipo de material tem se tornado uma tendência do mercado arquitetônico. Quer entender melhor sobre os principais usos de telhas perfuradas? Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
f

O que são telhas perfuradas e como se diferenciam?

A telha perfurada pode ser feita de aço galvanizado, aço zincalume e aço galvalume. Durante o processo de fabricação, as chapas metálicas são perfuradas mecanicamente e dobradas. Em relação aos furos, seguindo os padrões técnicos da NBR 14.514 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as telhas perfuradas da Regional Telhas apresentam as seguintes características:

  • padrão de perfuração de 2,4mm de diâmetro e espaçamento entre centros de 4mm;
  • uma área de abertura de 32,5% na espessura a partir de 0,65mm.

Em relação às dimensões e às dobras, elas poderão ser fabricadas nos seguintes padrões:

  • RT10/1090;
  • RT17/980;
  • RT25/1020;
  • RT 35/1050;
  • RT40/980;
  • RT40/1020;
  • RT100/952; e
  • RT120/900.

Após esses processos, é necessário realizar um serviço de pós-pintura com a finalidade de revestir os furos.

Quais são os 3 principais usos de telhas perfuradas?

Há diversas aplicações para as telhas perfuradas, vamos falar dos prinfcipais a seguir!

1. Aplicação em sistemas sanduíche de telhas acústicas

Os sistemas sanduíches de telhas metálicas ficaram bem populares nos últimos anos, pois compensam um problema significativo das opções tradicionais — o mau isolamento termoacústico. O metal é um excelente condutor tanto de calor quanto de sons e, portanto, para otimizar o conforto nessas aplicações, foi criada uma estratégia em que duas chapas metálicas são associadas a um núcleo de isolante eficiente, como a lã de vidro, a lã de rocha e o poliuretano.

No entanto, enquanto isso resolvia os problemas relacionados à transmissão de calor e à entrada de sons no ambiente, mantinha outro problema acústico das telhas metálicas — a reverberação. Mais conhecida como eco, ela ocorre quando as ondas sonoras colidem com uma superfície sólida e rígida, voltando para o ambiente de emissão.

A partir disso, os engenheiros de produtos construtivos elaboraram uma solução bem engenhosa. Em vez de uma telha compacta na parte inferir do sanduíche de telhas, eles inseriram um modelo furado. Com isso, as ondas sonoras entram em contato com o isolante térmico, o qual mitiga o impacto das ondas sonoras e evita que grande parte dos sons potencialmente reverberantes voltem para o ambiente.

Consequentemente, além do excelente isolamento dos sons externos, não ocorrerão também os incômodos ruídos da reverberação. A essa característica, damos o nome de alta absorção acústica do ambiente interno.

2. Utilização como parede ou divisória interna

Fora dos sistemas sanduíche, as telhas perfuradas também encontram aplicações bem interessantes. Elas geralmente estão relacionadas à capacidade de transmissão de luz pelas frestas ou de ventilação natural, o que oferece maior sustentabilidade à construção e à implementação de conceitos de design biofílico. Portanto, nesses casos, não são preenchidas com isolantes.

Portanto, geralmente, são utilizadas apenas em superfícies com exposição à luz do sol, como as paredes em contato com o meio externo. Aqui, a versatilidade da telha dará espaço para a criatividade do arquiteto, o qual pode planejar estruturas, como:

  • empregar duas camadas de chapas metálicas móveis inseridas em trilhos, uma perfurada (barreira parcial) e a outra sólida (que atuará como barreira completa). Com isso, manual ou eletronicamente, o usuário poderá controlar a quantidade de luz e ventilação natural que entram no ambiente;
  • usar esse mesmo conceito para a criação de claraboias nas lajes e telhados das construções;
  • nas áreas externas, podem ser empregadas como paredes ou divisórias tanto para dar um efeito estético diferenciado quanto para melhorar a circulação de ar.

Como divisórias internas, essas telhas proporcionam maior circulação do ar. Com isso, pode-se aproveitar melhor a circulação do ar refrigerado pelos ares-condicionados ou, mesmo, evitar seu uso com um bom sistema de ventilação natural.

3. Acabamento estético de fachadas

Outro uso bem interessante é sua aplicação no acabamento estético. Para transmitir uma mensagem mais futurista ou industrial, muitos arquitetos residenciais ou corporativos utilizam as telhas perfuradas para construir fachadas inovadoras.

Quais as principais vantagens das telhas perfuradas?

Já falamos de muitas vantagens dessas telhas no item anterior, certo? Agora, vamos apresentar alguns outros benefícios que ainda não foram citados:

  • pode-se utilizar menos material para a construção da peça sem comprometer a qualidade de sistemas de telhas sanduíches;
  • são consideravelmente mais baratas do que muitas outras estruturas utilizadas para a iluminação ou ventilação naturais;
  • oferecem a possibilidade de se trabalhar com diversas cores;
  • são fabricadas a partir de materiais muito resistentes aos danos físicos e químicos;
  • apresentam excelente durabilidade;
  • mantêm a privacidade no local sem atrapalhar a circulação do ar;
  • podem ser aplicadas como brise-soleis.

Como elas ajudam a tornar um projeto mais sustentável?

A sustentabilidade das telhas perfuradas pode ser vista de ponta a ponta em seu ciclo de vida:

  • na fabricação, utiliza-se menos metal do que seria empregado em uma telha metálica, impactando menos na exploração dos recursos naturais. Além disso, são feitas com materiais recicláveis de alto valor agregado, podendo ser reinseridas no ciclo produtivo com facilidade;
  • nos processos de instalação, são fixadas às estruturas com o uso mínimo de materiais, sendo quase todos eles igualmente recicláveis;
  • durante o uso, trazem a ventilação e a iluminação naturais para o ambiente interno, reduzindo os custos com energia elétrica devido à climatização e às luzes artificial.

Portanto, como há variados usos para telhas perfuradas, elas são uma excelente opção para quem quer agregar inovação estética, sustentabilidade e conforto termoacústico aos seus projetos. Na Regional Telhas, temos opções em diversas cores e dimensões para atender exatamente ao que você precisa.

Quer saber mais sobre os nossos produtos e serviços? Entre em contato com a gente!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.