fbpx
Confira os motivos para utilizar poliestireno expandido em um isolamento!

Há diversos materiais envolvidos na construção civil, desde a base estrutural de um imóvel até adicionais para elevar seu nível de qualidade. Um fator cada vez mais importante aqui é o isolamento, que afeta diretamente a qualidade de vida dos usuários. Felizmente, existem vários materiais à sua disposição, como o poliestireno expandido, que apresentam excelente qualidade.

Se você está em dúvida sobre qual material de isolamento utilizar na estrutura do seu próximo projeto, essa é uma ótima opção, tanto pela qualidade quanto pela relação custo-benefício.

Quer entender melhor as características desse poliestireno? Acompanhe!

O que é o poliestireno expandido?

Também chamado de EPS, esse é um material plástico rígido e poroso, muito utilizado em vários tipos de estrutura. No Brasil, ele é mais conhecido como isopor, mas não é o mesmo utilizado em caixas de bebidas e afins. Ele é fabricado para possuir uma estrutura bem mais resistente, com diversas aplicações.

Quais são suas aplicações?

Antes de optar por qualquer material, é importante ver quais são suas principais qualidades e como ele pode ser usado. Veja aqui alguns dos propósitos possíveis do poliestireno dentro de uma obra!

1. Isolamento térmico

Uma das principais características desse material é que, devido à sua composição, ele é muito bom para evitar a passagem do calor. Sendo assim, ele é muito útil para fazer o isolamento térmico de uma estrutura, suportando temperaturas de -50ºC até 80ºC. Não é ideal para locais com alto risco de incêndio, mas é excelente para isolamento de câmaras frigoríficas e de áreas refrigeradas em geral.

2. Isolamento acústico

Devido à sua porosidade, o EPS também não faz a propagação de som e vibrações da mesma forma, o que a torna um excelente isolamento acústico. Considerando como o barulho pode ser um fator problemático em qualquer imóvel, principalmente em prédios e condomínios, essa qualidade é muito bem aproveitada em qualquer lugar. Claro, ainda é especialmente importante em estruturas que exigem esse tipo de isolamento, como estúdios, boates ou casas de show.

3. Componente de estruturação

Além de suas outras funcionalidades, o EPS também possui bastante qualidades que contribuem com a própria estrutura do imóvel, como sua rigidez e durabilidade. Dessa forma, ele pode ser integrado diretamente na estrutura da parede, sem necessidade de acumular novas camadas para cumprir as mesmas funções. Algo bem mais eficiente e econômico que muitas alternativas no mercado.

Quais são as vantagens de utilizar o poliestireno expandido como isolamento?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o EPS, por que ele seria a melhor opção disponível para você? Veja aqui alguns dos benefícios que ele apresenta para seu projeto!

1. Alta durabilidade

Como já mencionamos, um dos fatores mais importantes na escolha de um material para construção em engenharia civil é a durabilidade. Se a estrutura está sujeita a muita pressão e intempéries ao longo do tempo, então um material mais resistente sempre será o mais adequado.

Felizmente, o EPS é uma das melhores opções disponíveis no mercado quando falamos disso. Devido à sua composição e meio de criação, o material obtido é muito mais durável, diminuindo a necessidade de manutenção ou de reformas de emergência.

2. Bom isolamento acústico

Outro ponto que já esclarecemos é que, devido à sua estrutura mais porosa, esse material também é muito útil para criar uma barreira acústica, evitando que o som se propague entre cômodos. Quanto mais dedicado for o ambiente, como um estúdio, teatro ou mesmo um quarto de criança, mais importante se torna essa qualidade.

3. Bom isolamento térmico

Mais uma vez, o isolamento térmico também é um fator importante. O poliestireno expandido é ótimo para evitar que a temperatura externa de um espaço influencie a temperatura interna, sendo excelente para preservar um local refrigerado ou para evitar que um espaço fique muito frio.

Apenas lembrando que ele suporta temperaturas de -50ºC até 80ºC, sendo que, durante um incêndio, essas temperaturas podem ser facilmente ultrapassadas. Ainda é importante tomar outros cuidados com o modo de isolamento térmico, além de evitar seu uso em áreas com maior risco de incêndio.

4. Construção mais ágil

Muitos materiais aplicados com as mesmas finalidades podem ser bem difíceis de trabalhar na hora da gestão do canteiro de obras. Massas que atuam como isolante térmico, por exemplo, podem levar dias para secar adequadamente, além de haver maior risco de aplicação incorreta, o que traz um grande prejuízo para o projeto.

Felizmente, o EPS não apresenta muitos desses problemas. Devido à sua estrutura mais rígida, ele pode vir em blocos diretamente no formato e tamanho adequados para a aplicação direta. Isso economiza bastante tempo e recursos durante todo o processo de construção.

5. Material 100% reciclável

Ter construções sustentáveis é cada vez mais importante, especialmente na hora de fazer alterações estruturais em um imóvel. Quando mais partes puderem ser aproveitadas ou reutilizadas, menor será o impacto ambiental e o desperdício de recursos envolvido.

Diante disso, o poliestireno expandido apresenta outra qualidade importante: ele é altamente reciclável. Isso significa que, caso ele seja retirado da estrutura, pode ser processado e utilizado para criar novos blocos. Isso é excelente para economizar em materiais e garantir que haja o mínimo necessário de desperdício.

6. Prevenção da proliferação de mofo

Por fim, mas não menos importante, o acúmulo de umidade no interior das paredes é sempre um grande problema, especialmente nas áreas onde passa o encanamento do prédio. Isso leva à proliferação de fungos, o que pode corroer a estrutura, gerar infiltrações e propagar doenças no espaço interno.

Nesses casos, investir em um isolamento de ESP pode ser a melhor solução possível. A composição do material evita que ele retenha água, o que evita também a proliferação desses fungos. Uma forma excelente de minimizar danos estruturais e assegurar a qualidade de vida de todos os usuários do espaço.

Com essas informações, você já entende melhor as qualidades e vantagens do poliestireno expandido para sua obra. Eles podem ser usados em várias áreas, desde paredes e até mesmo telhas.

Quer descobrir mais? Então entre em contato com a Regional Telhas e entenda melhor as qualidades do nosso produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This