fbpx
Conheça 5 principais vantagens da telha perfurada

Quem disse que telha é só para ser usada em telhados? Atualmente, a variedade de modelos e o dinamismo do produto possibilitam usá-las para coberturas, separação de espaços com preservação de luminosidade e visibilidade, isolamento acústico e muito mais.
 
Esse é o caso da telha perfurada, que vamos apresentar agora com todas as vantagens do produto e alguns tipos de aplicações. Ela pode separar ambientes, decorar, forrar tetos e muito mais.

Se você ficou interessado, continue lendo e saiba como agregar esse coringa à sua construção. 

Conheça a telha perfurada 

telha perfurada é feita em aços galvanizado, zincalume ou galvalume — o que lhe garante alta durabilidade contra corrosão —, e cuja estrutura tem perfurações de 2,44mm de diâmetro e espaçamento de 4mm. Ela pode receber pintura após sua confecção, ganhar diversas tonalidades e ser produzida em diferentes formatos. 

Com essas características, foi logo alçada ao posto de peça de decoração de ambientes e deixou de servir apenas para cobertura. Sim, mesmo com as perfurações, ela é usada para cobrir estruturas também. Nesse caso, é aplicada na telha sanduíche com lã de rocha e ganha a funcionalidade de isolamento acústico.
 
Seu principal diferencial para outros tipos de telhas é que ela reúne as melhores funcionalidades de outros modelos disponíveis no mercado. Entenda:

  • é metálica: feita em aço, apresenta grande durabilidade contra corrosão;
  • é termoacústica: quando usada em coberturas, ela recebe um preenchimento de lã de rocha que melhora o isolamento acústico e térmico do lugar que cobre;
  • é colorida: a telha perfurada pode receber cor após sua confecção, ampliando suas possibilidades de decoração. Está disponível em seis tonalidades; 
  • é sustentável: dentro da lógica de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, a telha perfurada feita de aço é completamente reciclável e tem vida útil de até 30 anos. Ou seja, não polui, dura muito e pode ser empregada em qualquer setor da construção civil;
  • é perfurada: além de reunir características de outros modelos, a telha perfurada tem essa peculiaridade que nenhuma outra tem, mas que garante a sua funcionalidade como cobertura e também para espaços decorativos. 

Entenda quais são as vantagens

Veja, agora, 5 vantagens de se usar a telha perfurada. 

1. Isolamento acústico 

Se você precisa decorar e ainda fazer o isolamento acústico do local, pode e deve recorrer à telha perfurada. Para essa função, ela é aplicada na telha sanduíche com lã de rocha e ganha a função de minimizar a reverberação acústica e melhorar o conforto sonoro do local. 

Use a combinação para isolar uma sala de reunião, por exemplo, ou um gabinete/escritório. 

Uma outra boa opção é usá-la de forma aparente no teto, como forro. A versão sanduíche ainda ajuda a diminuir o calor do espaço e a reverberação sonora do lugar. 

2. Manutenção da circulação do ar 

Agora, se a ideia é que o ar circule pelo ambiente, a colocação das telhas perfuradas como fechamento lateral de barracões ou espaços para obras pode garantir esse resultado.

Suas perfurações permitem que o ar circule normalmente entre os espaços, com maior ventilação, mas com a separação dos ambientes.

3. Design diferenciado 

O design diferenciado desse tipo de telha chama a atenção de arquitetos, que têm recorrido a elas para fazer separações de espaços internos, divisórias, falsas paredes e tudo mais que a imaginação mandar.

As perfurações suscitam uma beleza estética e, aliadas à pintura, podem ser aplicadas a diversos ambientes e estruturas, como se fossem um cobogó moderno. Outro detalhe importante é que a telha pode ser confeccionada em grandes comprimentos, o que proporciona montar uma estrutura para grandes espaços, com pé direito alto, por exemplo. 

A telha perfurada é ideal para decorar ambientes com pouca luminosidade, já que permite o vazamento da luz ou a entrada de ar. 
 
Pode ter também aplicação no sentido contrário, ou seja, para barrar a luz. As telhas podem ser adaptadas para virarem um brise soleil, que é uma estrutura arquitetônica usada para impedir a incidência direta do sol no interior de um edifício e evitar a entrada do calor excessivo.

4. Isolamento térmico 

Além do isolamento acústico, a versão sanduíche preenchida com lã de rocha permite, ainda, um excelente isolamento térmico com manutenção da temperatura local, sem entrada de calor.

Esse tipo de estrutura é bastante utilizado para a cobertura de ginásios e grandes áreas ou, ainda, para fazer o isolamento de paredes de frigoríficos, por exemplo, graças ao seu eficiente poder de isolação térmica.

Esse tipo de aplicação gera economia de equipamentos de refrigeração, não absorve água — mesmo em ambientes muito frios e úmidos —, é autoextinguível — não propagando fogo —, e tem excelente resistência a impactos e à exposição ao sol. 

5. Fácil manutenção 

Seja como estrutura decorativa, seja como telhado, outra vantagem de se usar as telhas perfuradas é a sua fácil manutenção. Feitas em estrutura metálica resistente, enfrentam muito bem processos corrosivos, garantindo, assim, a sua durabilidade. Quando bem instaladas, chegam a durar o mesmo tempo da edificação. 

A principal manutenção é a limpeza para evitar o entupimento de calhas e sujeiras, na versão telhado, e essa deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano, com um pano seco para remover poeira para o caso de estruturas, como balcões e paredes. 

Como vimos, a telha perfurada é um material dinâmico e rico em possibilidades e aplicações. O diferencial de sua estrutura perfurada permite o vazamento de luz, que ajuda em ambientes que necessitem de luminosidade e ventilação.

Essa mesma estrutura chama a atenção pelo seu design e começou a ser utilizada internamente por arquitetos na confecção de falsas paredes, divisórias, balcões, entre outros. Outro fator que contribui para a telha perfurada ter ganhado outras aplicações é a possibilidade de aplicação de cor. Ou seja, um balcão vazado de telha perfurada pode ser na tonalidade do aço ou vermelha. É a sua imaginação (e decoração) que decide! 

Agora que você já conhece um pouco sobre a beleza e a funcionalidade da telha perfurada, que tal entrar em contato com a Regional Telhas e solicitar um orçamento ou mais informações sobre o produto para a sua obra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This