Regional Telhas

Conheça agora as principais vantagens de telhas sob medidas

telhas sob medidas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

As telhas são um dos principais elementos da construção, pois, além de exercerem uma função importante de cobertura, elas também definem o estilo arquitetônico da obra e podem ser necessárias como proteção em relação à temperatura e ao ruído.

As vantagens de customizar telhas certamente são fatores decisivos na hora de definir qual será o tipo de telhado de uma construção. Em vez de lidar com desperdícios por conta das sobras e do retrabalho, pela necessidade de recortar peças no canteiro de obras, é possível comprar telhas já no tamanho certo para o projeto: são as telhas sob medidas.

Neste artigo, explicamos melhor as vantagens de customizar telhas em um projeto, quais são os principais tipos de telhas que podem ser feitas sob medida e como funciona esse processo. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Saiba mais sobre a importância das telhas em um projeto

Disponíveis em diversos materiais e modelos, as telhas são essenciais para quase todo tipo de obra. Elas cumprem uma série de funções, como garantir conforto térmico e acústico para a construção, impedir a entrada de chuva e de raios solares, proteger a laje e dar um acabamento geral para a parte externa do projeto.

Além disso, as telhas também são um elemento visual definitivo para um projeto e, por isso, impactam diretamente na aparência da construção. Por essa razão, a variedade de modelos e formatos também cumpre com propósitos estéticos.

Dependendo do material, pode ser bem mais interessante personalizar e adquirir uma telha sob medida, otimizando o tempo de instalação, além de reduzir os desperdícios e as sobras.

Confira as vantagens de personalizar telhas

Trabalhar com telhas sob medidas é uma forma bem mais inteligente de lidar com esse material. Como não existe uma medida padrão, o cliente pode comprar telhas de 20 cm até 12 metros, ou ainda fazer o corte no próprio canteiro de obra.

Além do tempo que será investido no recorte da telha, o risco de erro no processo é bem maior quando feito in loco pelo comprador. As telhas metálicas são um material que pode cortar e machucar, se for manuseada de forma incorreta e sem a devida proteção. No entanto, se a telha é adquirida sob medida com um fabricante, qualquer falha é responsabilidade dele, que certamente providenciará sua substituição.

Outra vantagem em customizar telhas é a redução do desperdício: as sobras das peças após o recorte raramente são aproveitadas, e, na maior parte das vezes, seu destino final é o entulho.

Diferentemente dos pisos, não é interessante trabalhar com sobras de telhas. Além da dificuldade de guardar uma peça grande após o fim da obra, raramente o que resta dos recortes será, de fato, aproveitado em um momento futuro.

Quando se fala em revestimentos para o chão e as paredes, a sobra é interessante porque existe um modelo e tamanho padrão, e, se for preciso fazer uma reposição, muitas vezes, é complicado encontrar o mesmo tipo de peça.

Mas, no caso das telhas, não existe essa possibilidade. Se ela se parte, é necessário retirá-la e colocar outra. Se tiver de repor ou ampliar o ambiente, não há nenhuma dificuldade em encontrar o mesmo modelo da telha já existente.

Conheça os principais tipos de telha

Além das telhas de cerâmica (que normalmente são distribuídas em um tamanho padrão), existem muitos outros modelos que são utilizados na construção civil e que podem ser entregues em formatos personalizados. Vale a pena conhecer alguns deles. Confira!

Telhas translúcidas

São telhas fabricadas com materiais transparentes e empregadas para permitir a passagem de luz solar, clareando ambientes e gerando economia nos gastos com iluminação artificial. Ao mesmo tempo, as telhas translúcidas continuam sendo proteção térmica e contra intempéries. Podem ser fabricadas com fibra de vidro ou com poliéster.

Ademais, essa telha pode oferecer inúmeras outras vantagens, como a de manutenção, por exemplo. Devido ao material com o qual ela é fabricada, dificilmente ocorrem danos que poderiam ser causados por alguma partícula, como granizo. O único ponto de atenção em seu uso diz respeito à limpeza. Para que essas telhas cumpram seu propósito de iluminação do interior, sua superfície precisa ser constantemente limpa.

Telha termoacústica

Desenvolvida para o máximo de bem-estar dentro da construção, as telhas termoacústicas são preenchidas com uma espuma especial de poliuretano rígido. Por essa razão, também são denominadas de telhas sanduíche, e é exatamente essa característica que garante o conforto térmico e acústico dentro da edificação que tem a peça colocada em sua parte superior.

Vale destacar que sua aplicação não está restrita apenas a galpões industriais. Na verdade, ultimamente, essa telha vem sendo aplicada em construções domésticas de menor porte pelas diversas vantagens oferecidas. Uma delas é o fato de que não é necessário construir uma laje para dar sustentação ao material. Além disso, o acabamento interno pode ser feito com um simples forro de gesso.

telhas sob medidas

Telha metálica

Esse revestimento bem tradicional e muito utilizado em galpões, as telhas metálicas são fabricadas em aço galvalume ou galvanizado, pré-pintura e pós-pintura, alumínio e inox. Garantem resistência e durabilidade e também são etelhampregadas como revestimento para fachadas e até mesmo divisórias em construções.

Elas apresentam enormes vantagens, que seria até difícil de enumerá-las. Em primeiro lugar, vem sua imunidade a pragas que normalmente assolam os telhados convencionais. O exemplo mais notável certamente são os cupins. Além disso, a preferência por esse tipo de telhado traz grandes economias para o empreendimento, pois a perda é mínima, e a geração de entulhos torna-se bastante reduzida.

Não é só isso: a economia também é assegurada no momento da instalação. Como as peças precisam apenas ser montadas, o número de funcionários pode ser bem menor do que aquele que seria usado caso a cobertura fosse de algum tipo tradicional. Também é necessária uma menor especialização, o que faz com que menos tipos de profissionais sejam demandados.

Telhas multidobra

As telhas multidobras são caracterizadas por um processo de fabricação muito peculiar. Durante sua produção, são aplicadas dobras no sentido transversal de uma chapa de aço. Conforme isso ocorre, a chapa adquire uma ligeira curvatura em sua estrutura. Quando se somam todas essas pequenas curvas, o material resultante se apresenta de forma arqueada, como uma folha de papel dobrada.

Isso confere a essa telha uma vantagem especial quando ela é utilizada em projetos arquitetônicos de maior complexidade. Obviamente, sua aplicação é mais exigida em estruturas curvas, que favorecem o design da construção. Por essa razão, essa telha é preferida em obras com alto grau de sofisticação e embelezamento.

Telhas calandradas

Essas telhas são outro exemplo de telhamento curvo. No entanto, diferentemente das telhas multidobras, elas não visam a pequenos espaços considerados como detalhes em uma construção. Sua finalidade é cobrir grandes espaços e fornecer uma curvatura ao telhado. Um exemplo de aplicação desse modelo pode ser bastante visto nas coberturas de ginásios esportivos.

Para conseguir esse efeito, as telhas calandradas precisam obedecer a um rígido padrão de fabricação. A exigência inicial é que as peças sejam feitas a partir do perfil metálico conhecido como RT 17. Elas podem ser fabricadas tanto em aço galvanizado como em aço galvalume, e o resultado final deve alcançar uma espessura compreendida entre 0,65 mm e 0,95 mm.

Descubra como encomendar telhas sob medidas

Não é difícil encomendar telhas sob medidas. O primeiro passo para esse processo é obter medidas precisas da construção e planejar o tamanho exato das peças necessárias para a cobertura.

É possível realizar esse cálculo ainda na planta, para otimizar a entrega das telhas e reduzir o tempo da obra. No entanto, muitos engenheiros podem preferir esperar ter uma noção real do tamanho final das telhas para evitar que qualquer imprecisão ou mudança na execução do projeto cause o desperdício de uma peça encomendada.

Uma vez que já são conhecidas as medidas, é hora de definir o material e o tipo da telha, o que pode variar de acordo com o estilo do arquiteto, a estrutura do telhado, o caimento da água, as demandas do espaço e as preferências de quem está construindo. O importante é escolher um material que garanta proteção e conforto para a obra. Estando tudo definido, basta entrar em contato com uma empresa especialista nesse tipo de trabalho e passar as especificações. Não tem mistério nenhum.

O tempo de entrega das telhas sob medidas pode ser rápido, quando o pedido é feito em um fornecedor confiável, chegando a 15 dias, ou até mesmo menos que isso. Tudo dependerá da logística como um todo, e isso envolve custo do frete, modelo das telhas e do tamanho do pedido.

Caso seja necessário armazenar as telhas sob medidas no canteiro de obras antes da instalação, é recomendável deixá-las em um local que forneça segurança e ambiente seco, pois telhas metálicas não podem ficar expostas à umidade antes de serem instaladas. Idealmente, o tempo de estoque desse material deve ser mínimo. Portanto, o ideal é planejar-se para instalá-las logo depois que elas chegarem no canteiro de obras.

Agora que você já conhece as vantagens de customizar telhas e como encomendá-las, aproveite para aumentar seus conhecimentos lendo o artigo sobre quais são as aplicações das telhas multidobras e como elas devem ser instaladas!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.