fbpx
Conheça agora as principais vantagens de telhas sob medidas

As vantagens de customizar telhas são fatores decisivos na hora de definir qual será o tipo de telhado de uma casa. Em vez de lidar com desperdícios de sobras e o trabalho de recortar as peças no canteiro de obras, é possível comprar telhas já no tamanho certo para o projeto.

As telhas são um dos principais elementos da construção, pois além de exercerem uma função importante de cobertura, elas também definem o estilo arquitetônico da obra e podem ser necessárias como proteção termoacústica.

Neste artigo, explicaremos melhor as vantagens de customizar telhas em um projeto, quais os principais tipos de telhas que podem ser feitas sob medida e como funciona esse processo. Boa leitura!

Saiba mais sobre a importância das telhas em um projeto

Disponíveis em diversos materiais e modelos, as telhas são essenciais para quase todo tipo de obra. Elas cumprem uma série de funções, como garantir conforto térmico e acústico para a construção, impedir a entrada de chuva e de raios solares, proteger a laje e dando acabamento geral para a parte externa do projeto.

Além disso, as telhas também são um elemento visual definitivo para um projeto, que impactam diretamente na aparência da construção. Por essa razão, a variedade de modelos e formatos também cumpre com propósitos estéticos.

E, dependendo do material, pode ser bem mais interessante personalizar e adquirir uma telha sob medida otimizando tempo de instalação, reduzindo desperdícios e sobras.

Confira as vantagens de personalizar telhas

Trabalhar com telhas sob medidas é uma forma bem mais inteligente de lidar com esse tipo de material. Como não existe uma medida padrão, o cliente pode comprar telhas de 20 cm até 12 metros, ou fazer o corte no canteiro de obra.

Além do tempo que será investido no recorte da telha, o risco de erro no processo é maior. E as telhas metálicas são um material que pode cortar e machucar se for manuseada de forma incorreta. Se a telha é adquirida sob medida com um fabricante, qualquer falha é responsabilidade deste, que certamente providenciará a substituição.

Outra vantagem em customizar telhas é a redução do desperdício: as sobras das peças após o recorte raramente são aproveitadas e, na maior parte das vezes, seu destino final é o entulho.

Diferente dos pisos, não é interessante trabalhar com sobras de telhas. Além da dificuldade de guardar uma peça grande após o fim da obra, raramente o que resta dos recortes será, de fato, aproveitado em um momento futuro.

Quando se fala em revestimentos para o chão e paredes, a sobra é interessante porque existe um modelo e tamanho padrão e, se for preciso uma reposição, muitas vezes é complicado encontrar o mesmo tipo de peça.

Mas, no caso das telhas, não existe essa possibilidade. Se ela se parte, é preciso arrancar e colocar outra. Se for necessário repor ou ampliar o ambiente, não há nenhuma dificuldade em encontrar o mesmo modelo.

Conheça os principais tipos de telha

Além das telhas de cerâmica, que normalmente são distribuídas em um tamanho padrão, existem muitos outros tipos de telha que são utilizados na construção civil e podem ser entregues em formatos personalizados. Vale a pena conhecer alguns deles. Confira!

Telhas translúcidas

São telhas fabricadas com materiais transparentes e empregadas para permitirem a passagem de luz solar, clareando ambientes e gerando economia nos gastos com iluminação elétrica. Ao mesmo tempo, as telhas translúcidas continuam sendo proteção térmica e contra intempéries. São fabricadas com fibra de vidro ou poliéster.

Telha termoacústica

Desenvolvida para o máximo de bem-estar dentro da construção, as telhas termoacústicas são preenchidas com uma espuma especial de poliuretano rígido, o que garante conforto térmico, acústico e resistência mecânica.

Telha metálica

Um tipo de revestimento bem tradicional e muito utilizado em galpões, as telhas metálicas são fabricadas em aço galvalume ou galvanizado, pré-pintura e pós-pintura, alumínio e inox. Garantem resistência e durabilidade e também são empregadas como revestimento para fachadas e até mesmo divisórias em construções.

Telhas calandradas

As telhas calandradas são aquelas que oferecem um efeito de arco às coberturas, o que pode ser tanto um diferencial estético como uma necessidade da obra. São feitas em aço galvanizado.

Telhas Multidobra

Produto de uso altamente flexível do ponto de vista arquitetônico ou da engenharia, o que proporciona grandes possibilidades para projetistas em suas obras.

Descubra como encomendar telhas sob medida

Não é difícil encomendar telhas sob medida. O primeiro passo para esse processo é obter medidas precisas da construção e planejar o tamanho exato das peças que serão necessárias para a cobertura.

É possível realizar esse cálculo ainda na planta, para otimizar a entrega das telhas e reduzir o tempo da obra. No entanto, muitos engenheiros vão preferir esperar que exista uma noção real do tamanho final das telhas para evitar que qualquer imprecisão ou mudança na execução do projeto cause o desperdício de uma peça encomendada.

Uma vez que já são conhecidas as medidas, é hora de definir o material e o tipo da telha, o que pode variar de acordo com o estilo do arquiteto, estrutura do telhado, caimento da água, demandas do espaço e preferências de quem está construindo. O importante é escolher por um material que garanta proteção e conforto para a obra.

Uma vez que está tudo definido, basta entrar em contato com uma empresa especialista nesse tipo de trabalho e passar as especificações. Não tem mistério algum.

O tempo de entrega das telhas sob medida pode ser rápido, quando o pedido é feito em um fornecedor confiável, chegando a 15 dias ou até mesmo menos que isso, dependendo do frete, modelo e do tamanho do pedido.

Caso seja necessário armazenar as telhas no canteiro de obras antes da instalação, é recomendável deixá-las em um local que forneça segurança e ambiente seco, pois telhas metálicas não podem ficar expostas a chuva antes de serem instaladas. Idealmente, o tempo de estoque desse material deve ser mínimo, portanto, o ideal é se planejar para instalar logo depois que elas chegarem no canteiro de obras.

E agora que você já conhece as vantagens de customizar telhas e como encomendá-las, aproveite para entrar em contato com a Regional Telhas e faça um orçamento agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This