fbpx
Conheça aqui os melhores tipos de telhas para galpão

A tarefa de escolher o tipo de cobertura para um espaço deve sempre levar em consideração as características do lugar. No caso de galpões — lugares de grande extensão, usados como armazéns ou para atividades que demandam espaço —, a primeira coisa a ser levada em conta é o custo para cobrir toda a área com um material que se adeque a ele e não seja tão caro.

Porém, esse custo não deve ser confundido com a aplicação de materiais mais baratos e de qualidade menor, já que isso implica na substituição de peças com mais frequência e, consequentemente, em mais gastos. A equação ideal é a que oferece matéria-prima que tenha grande durabilidade e um bom preço.

Produzimos um miniguia sobre tipos de telhas para galpão para que você faça a escolha certa na hora de construir ou reformar o seu espaço. A seguir, falaremos sobre as características, a longevidade do produto e os modelos ideais para cada tipo de construção. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Conheça os tipos de telhas para galpão

Agora vamos conhecer as opções de telhas disponíveis no mercado para esse tipo de construção. Elas podem variar quanto à composição de seus materiais e também quanto ao formato necessário para aplicação em espaços amplos. Vamos começar?

Telhas metálicas

As telhas metálicas são as mais utilizadas na hora de recobrir galpões. Isso porque as pecas sao feitas sob medida podendo ter até dose metros. Ou seja, o seu uso demanda menos peças para completar um telhado.

Além disso, o material oferece maior resistência, durabilidade e é de fácil instalação. Essas telhas são ideais para galpões, principalmente se a estrutura também for metálica ou pré-moldada de concreto. Proporcionam ainda diversos tipos de curvaturas, oferecendo telhados mais baixos ou íngremes. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre os revestimento: galvanizadas, galvalume e termoacústicas.

  • Telha galvanizada: é uma telha de aço e banhada em zinco fundido — o que oferece o sistema de galvanização e evita oxidação e ferrugem — que se traduz em um material completamente resistente e durável.

    Seu tempo de vida útil vai ser determinado pelo ambiente em que é aplicado: rural, urbano ou marítimo. Vale lembrar que uma das características do aço é que ele é inquebrável, o que garante total segurança na manutenção e na montagem da estrutura;

  • Telha galvalume: é um tipo de telha metálica com um revestimento ainda mais especial que a galvanizada. Enquanto a telha galvanizada utiliza apenas zinco em sua composição, a galvalume recebe uma blindagem composta de 55% de alumínio, 46,5% de zinco e 1,5% de silício, o que a torna quatro vezes mais resistente. É ideal para lugares em que a corrosão atmosférica é muito alta;

  • Telha termoacústica: são as chamadas telhas sanduíche, uma vez que são feitas com duas laminas de aço e preenchidas com poliuretano ou poliestireno expandido — materiais em forma de espuma com microcélulas fechadas. Elas oferecem isolamento térmico e acústico perfeitos, mas podem representar um custo maior para cobertura de grandes espaços.

Telhas de concreto

Podem ser feitas de fibra de papel orgânico ou de fibra de vidro impregnada com asfalto e grânulos minerais. É uma telha relativamente barata, mas muito pesada para galpões. Demanda pouca manutenção, mas não tem durabilidade muito grande. Por causa disso, é uma das últimas opções na hora de se recobrir grandes espaços.

Telhas de fibrocimento

São feitas de fibras sintéticas e cimento, e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto, que representavam perigo à saúde humana. São leves e baratas quando comparadas aos outros modelos existentes, mas absorvem muito calor e deixam o ambiente quente. Também são mais frágeis, o que pode trazer a necessidade de substituição constante das peças, provocando custos extras de manutenção.

Telhas onduladas

Aqui o tipo de telha é curvo, modelo muito usado em quadras esportivas por exemplo. Sua arquitetura requer que seu telhado tenha um acabamento diferente, sendo as telhas com ondas as mais indicadas para conseguir esse efeito. Telhas multidobras ou calandradas — curva e feita em aço galvanizado ou galvalume — são ótimas opções de cobertura.

Telhas autoportantes

São telhas indicadas para grandes obras com grandes vãos. Ou seja, são uma boa opção para espaços amplos, como empreendimentos industriais, prédios comerciais, ginásios poliesportivos e hangares. São inteiriças, muitas vezes fabricadas no local da obra, e podendo ter pecas com comprimentos muito grandes, daí vem o nome autoportante.

São feitas a partir de bobinas contínuas de aço galvanizado, galvalume, aluminio no tamanho que o cliente precisa, sem desperdício de material e atendendo às características do projeto. São fixadas umas às outras com parafusos por meio de capa enrijecedora, que confere unidade, rigidez e um fechamento perfeito do telhado. Apesar do tamanho, são muito fáceis de instalar e demandam pouca manutenção.

Faça a escolha certa

Agora que você já conhece os tipos de telhas mais usadas para recobrir galpões, só precisa pensar em qual deles é mais adequado para o seu projeto e fazer a escolha certa.

Se seu espaço não for tão amplo, uma telha ondulada deve suprir as necessidades. Já para áreas de médio ou grande porte, escolha telhas do tipo autoportante.

Quanto ao tipo de material em que elas serão confeccionadas, você também vai precisar decidir se prefere uma matéria-prima de baixo custo, mas que demande manutenção e despesa constante, ou uma de base melhor e que livre você de aborrecimentos no futuro. Nesse sentido, as telhas metálicas têm grande vantagem sobre as demais. Lembrando ainda que as telhas autoportantes só são fabricadas em aço galvanizado ou galvalume.

Modernize a sua cobertura

Com este miniguia sobre tipos de telhas para galpão, você não terá dificuldade para escolher a cobertura ideal para o seu espaço. Precisará apenas optar pelo formato e observar a constituição das telhas para ter um telhado sob medida para as suas necessidades, sem sustos com o custo final da obra.

Além disso, com a modernização da tecnologia, é possível até escolher até a cor do seu telhado, já que muitas dessas telhas podem vir pintadas de fábrica.

Agora que você já sabe tudo sobre tipo de telhas para galpão, que tal entrar em contato com a Regional Telhas e pedir um orçamento?

Comments (2)

  1. Ola quero cobrir um barracao de 10 x28 estrutura de madeira qual cobertura é mais indicada? Quanto o m quadrado? Quantas vezes sem juros?
    Agradeço.

    1. Regional Telhas

      Olá, agradecemos o interesse. Solicite um orçamento aqui 📝 https://goo.gl/T4egaM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This