fbpx
Conheça as vantagens do uso de telhas translúcidas em barracões

Diversas estratégias são empregadas para aproveitar a luz natural em uma construção. Projetar aberturas com o tamanho certo e na quantidade adequada é a solução mais conhecida, mas uma opção que tem ganhado notoriedade é o uso de telhas translúcidas.

São modelos disponíveis nas versões branco leitoso ou incolor e proporcionam diversas vantagens. Que tal saber mais a respeito desse tipo de telha, suas características e aplicações na construção civil? Prossiga na leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o produto!

O que são telhas translúcidas e como utilizar?

Também chamadas de telhas onduladas transparentes, são fabricadas com resinas plásticas reforçadas com fibra de vidro. Apresentam boa resistência térmica e mecânica, não sofrem deformações e podem ser moldadas em diversos formatos, conforme a necessidade do cliente.

As telhas translúcidas são produtos uniformes e de alta qualidade. Isso permite que sejam utilizadas em diversos tipos de obras. São ideais para cobrir áreas que demandam bastante luz natural, como jardins de inverno, estufas, shoppings, passarelas, playgrounds e varandas.

Seu potencial para clarear grandes espaços também faz com que seja uma telha perfeita para a cobertura de galpões e barracões. Assim, tanto instalações de almoxarifado quanto os locais que atuam como depósito provisório de materiais podem se beneficiar com a solução.

Vale lembrar de que o Código de Obras determina que os estabelecimentos da área comercial devam contar com, no mínimo, 10% de iluminação natural. Logo, uma ótima maneira de atender a essa norma é apostar na construção de coberturas compostas por telhas translúcidas.

Quais são as principais vantagens desse modelo?

Por apresentar transparência em diferentes níveis — a passagem de luz é de até 68% na versão branco leitoso e chega a 90% na versão incolor —, esse modelo garante claridade uniforme a espaços com metragens distintas.

Nesse sentido, várias vantagens surgem devido à capacidade de iluminar a partir da energia fornecida pelo sol. Confira, a seguir, as mais relevantes.

Baixo custo

As telhas translúcidas feitas com resina plástica são mais baratas quando comparadas a outros modelos transparentes, como as de vidro. O custo-benefício também é maior se considerarmos a longa durabilidade do produto, condição garantida pelo poder de suportar chuvas ácidas, a ação da maresia e de produtos químicos.

A camada de resina presente na telha cria um véu de proteção que atua como barreira física contra o desprendimento das fibras de vidro, prolongando a vida útil de cada unidade. A economia de custos também surge no momento de construir a estrutura, que, por conta da leveza das telhas, não precisa ser tão robusta.

Manutenção prática

A telha translúcida é resistente ao calor e à passagem de raios ultravioleta, bem como de partículas que poderiam danificar o telhado (granizo proveniente de chuvas, por exemplo). Isso significa que dificilmente apresentará danos que demandem algum reparo ou, até mesmo, a troca do produto.

Em geral, o processo de manutenção consiste em manter as telhas sempre limpas e em ótimas condições para evitar que a sujeira incrustada impeça a passagem da luz. Assim, o ideal é que sejam higienizadas com água e detergente.

A periodicidade da limpeza varia conforme as condições do local onde a construção estiver situada. Se for uma área urbana com muita poluição, o ideal é fazer a manutenção a cada seis meses. Esse tempo pode se estender para um ano nas regiões mais afastadas e com ar limpo.

Economia de energia

Desenvolvidas para permitir a entrada da luz solar nos espaços construídos, as telhas onduladas transparentes contribuem para a redução de gastos com energia elétrica. Afinal, quanto maior for a oferta de claridade natural dentro dos ambientes, menor será a necessidade de manter lâmpadas acesas durante o dia.

Ter a possibilidade de cortar despesas em uma conta mensal é um incentivo para que os profissionais busquem formas inteligentes de obter um maior aproveitamento da luz natural. Nesse cenário, as telhas translúcidas se tornam ótimas aliadas para reduzir o consumo de energia elétrica e, de quebra, promover a sustentabilidade.

Valorização da obra

Toda instalação fica mais agradável ao contar com iluminação eficiente. Isso explica porque residências, ambientes comerciais e até espaços públicos tendem a se valorizar quando são equipados com soluções que permitem tirar proveito da luz natural.

No caso de barracões, a claridade bem distribuída é fundamental para facilitar a execução das atividades dentro da construção, proporcionando segurança, melhora do desempenho e aumento da produtividade das equipes.

Apesar de todos os benefícios para diferentes projetos, há um aspecto pouco lembrado quando o assunto é uso da iluminação natural. Trata-se do bem-estar das pessoas, uma condição importante e que melhora quando a energia do sol está presente.

A luz natural ativa uma série de funções fisiológicas e tem relação direta com a saúde humana. Assim, apostar em telhas translúcidas também é uma forma de aumentar a qualidade dos ambientes, tornando-os adequados e convidativos para as pessoas.

Versatilidade

Outro ponto a favor da telha translúcida está no fato de poder ser combinada com outros tipos de telhas em um mesmo projeto. A mesclagem é interessante em construções localizadas em regiões muito quentes, já que o excesso de luz emitida no ambiente interno pode significar mais calor retido nas instalações.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre os modelos tradicionais e transparentes, de modo a aproveitar o melhor de cada solução sem prejudicar a qualidade da obra ou a estrutura do telhado. Para isso, é crucial verificar as especificações das diferentes telhas (inclinação, peso suportado, ondulação etc.) e se certificar de que são compatíveis.

São muitas vantagens que compensam o investimento, concorda? Cabe destacar, por fim, que as telhas onduladas transparentes são fáceis de transportar, estocar, manusear e instalar, o que previne transtornos durante essas etapas.

Se você gostou dos diferenciais apresentados e tem interesse em fazer uso das telhas translúcidas, saiba que há empresas especializadas nesse tipo de produto. Portanto, não hesite em procurar orientação com quem entende do assunto na hora de planejar as próximas compras.

Agora, o que acha de dividir essas informações com outros profissionais para ajudá-los em suas tomadas de decisão? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This