fbpx
Conheça os 5 principais aditivos para concreto e quais suas vantagens

Os aditivos para concreto se unem ao cimento, à areia e à brita como um dos materiais mais empregados na construção civil. Eles são incorporados na mistura formada pelos demais elementos provendo características especiais à massa para concretagem.

Pode-se dizer que os aditivos são capazes de alterar algumas propriedades do material em seu estado fresco e endurecido, aumentando a qualidade do produto final. Um concreto aditivado pode melhorar sua trabalhabilidade, aumentar sua resistência, sua permeabilidade, sua retração e, até mesmo, interferir na absorção de água.

Sendo assim, é válido afirmar que os aditivos têm como função principal melhorar as características de um concreto. Obviamente, cada tipo deve ser adotado para uma função específica, viabilizando a concretagem em ambientes desfavoráveis.

A única maneira de garantir que o uso desse componente seja benéfico para sua construção se dá pela escolha correta dos aditivos. O uso inadequado pode se tornar extremamente prejudicial para sua edificação.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça os 5 principais aditivos para concreto e quais suas vantagens.

De que forma os aditivos para concreto atuam?

A aplicação de aditivos para concreto permite a realização de procedimentos que seriam impossíveis por meio da mistura convencional. Para se aplicar o concreto projetado, por exemplo, é preciso usar aditivos que propiciem uma secagem rápida à mistura, facilitando sua adesão e dispensando o uso de fôrmas.

Outra aplicação que exige o emprego de aditivos é o concreto submerso, utilizado em ambientes subaquáticos de água salgada ou doce. Nesse caso, são utilizadas substâncias capazes de aumentar a coesão do concreto, impossibilitando a dispersão dos grãos em contato com a água.

Assim, podemos concluir que a atuação do aditivo para concreto depende de sua aplicabilidade. Cada concretagem exigirá um tipo específico para conseguir melhorar as características do material.

É preciso deixar claro que o uso de aditivos é dispensável. Em alguns casos não é preciso modificar as características do concreto para utilizá-lo. Então, não é necessário investir nesse material, evitando custos desnecessários.

Quais são os aditivos mais comuns para concreto ?

Como destacamos, existem diversos tipos de aditivos para concreto, cada um com suas características específicas. Então, é válido destacar que existem alguns tipos que são mais comuns, sendo empregados em várias obras. Veja, a seguir, os principais.

1. Aditivo plastificante

Os aditivos plastificantes devem ser utilizados quando o objetivo é reduzir ou manter o consumo de água do concreto, sem que a consistência do material seja alterada. O principal resultado obtido é o ganho de resistência final.

É interessante destacar que esse aditivo deixa o concreto como um plástico, como sugere o nome. Assim, o slump (consistência do concreto) aumenta, sem provocar alterações no tempo de pega da mistura.

2. Aditivos superplastificantes

Como é de se esperar, os aditivos superplastificantes funcionam da mesma forma que os plastificantes, porém a quantidade de água utilizada deve ser menor. Pode-se dizer que haverá uma redução de 20% a 25% da relação água-cimento. Esse aditivo também é responsável por aumentar a resistência final do concreto e, também, facilitar o seu espalhamento da massa.

3. Aditivos aceleradores de pega

Os aceleradores de pega são utilizados quando é preciso diminuir o tempo de início e fim de pega do concreto, buscando acelerar o processo de concretagem. Esse aditivo também é responsável pelo ganho de resistência inicial, nos primeiros dias.

Sua má utilização poderá gerar alguns prejuízos, como uma redução significativa da resistência final do concreto. Sendo assim, é preciso seguir as especificações do fornecedor e utilizar os aditivos de maneira correta.

4. Aditivos retardadores de pega

Analogamente ao tópico anterior, os aditivos retardadores de pega devem ser utilizados quando é necessário aumentar o tempo de início e fim de pega do concreto. Sua utilização é mais comum em construções em que as concretagens são realizadas em longas distâncias ou localizadas em regiões de clima muito frio.

5. Aditivos incorporadores de ar

O último tipo de aditivo que destacamos é o incorporador de ar. Esse tipo deve ser utilizado para a criação de um sistema de bolha de ar microscópico estável e uniforme.

Em países de clima muito frio eles são mais empregados, com o objetivo de aumentar a resistência do concreto em ciclos de gelo e degelo. Além disso, é possível melhorar o desempenho acústico e térmico do concreto.

Quais as vantagens de se utilizar aditivos para concretos?

Utilizamos aditivos para concreto com a finalidade de potencializar seus pontos fortes e minimizar o efeito de seus pontos fracos, tornando-o um excelente componente para sua construção.

Além disso, a utilização dos tipos certos desse material permite a concretagem em ambientes críticos, como locais de altas ou baixas temperaturas, em estruturas com grandes taxas de armadura ou em longas distâncias (onde o fornecimento de concreto usinado necessita percorrer um grande trecho).

É válido afirmar que o emprego dos aditivos corretos possibilita a melhora de algumas características, como:

  • aumento da trabalhabilidade, sem aumentar o consumo de água;
  • melhora da impermeabilidade do concreto;
  • aumento da resistência inicial e final do concreto;
  • provê maior durabilidade do concreto, por conta do aumento da resistência final e proteção contra efeitos químicos;
  • melhora da fluidez para utilização do concreto em locais de difícil concretagem.

Como já destacado, os aditivos para concreto também são responsáveis por minimizar suas deficiências. Os pontos fracos que podem sofrer os efeitos dos aditivos são:

  • redução da permeabilidade do concreto;
  • minimização do calor de hidratação;
  • diminuição dos efeitos de retração;
  • controle do consumo de água;
  • alteração do tempo de pega, acelerando ou retardando o processo.

É importante destacar, mais uma vez, a necessidade de utilizar os aditivos corretos em cada tipo de concreto. O uso desse material deve ser orientado e acompanhado por profissionais qualificados e devidamente habilitados para tal, como um engenheiro civil especialista em tecnologia do concreto.

Então, o ideal é contar com a ajuda desse tipo de profissional antes de adquirir os aditivos. Assim, eles poderão indicar a maneira mais adequada para melhorar as características do seu concreto e, consequentemente, indicar os aditivos para concreto de qualidade no mercado. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou dos aditivos para concreto que listamos? Agora que você já sabe a função desse material, que tal descobrir como escolher o melhor tipo de telha para cada cobertura? Não perca essa oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This