fbpx
Conheça os diferenciais que a telha de aço inox oferece!

Nos dias de hoje, é fundamental conhecer as características e os benefícios que a mercadoria tem a nos oferecer antes de adquirir qualquer produto. E com os materiais de construção, como a telha de aço inox, por exemplo, isso não é diferente, uma vez que existe uma variedade de modelos disponíveis no mercado.

No entanto, cada um desses tipos de telha é recomendado para situações específicas, tornando essencial que o comprador adquira o produto certo para suprir as suas necessidades. Sendo assim, continue a leitura deste post para conhecer um pouco mais sobre a telha de aço inox e não fazer a escolha errada na hora da compra. Confira nossas informações até o final!

O que são as telhas de aço inox?

O inox é um tipo de aço composto por, pelo menos, 10,5% de cromo — metal conhecido por sua alta resistência à corrosão. Devido a essa característica, o material vem se tornando uma grande tendência no mercado atual.

Então, surgiram as telhas de aço inox. Elas consistem em chapas produzidas com esse material e são usadas como coberturas de empreendimentos comerciais e, até mesmo, residenciais.

Existem alguns tipos de aço inoxidável, o 444 e o 439, sendo os mais indicados para a composição das telhas. O primeiro engloba elementos austeníticos (como o níquel ou manganês), já o segundo indica os ferríticos (de 11% a 20% de cromo e menos de 0,08% de carbono).

As telhas de aço inox do tipo ferrítico apresentam uma resistência à corrosão maior e são mais fáceis de moldar. Já as 444 são mais resistentes à força mecânica e brilhantes.

Apesar de custarem o dobro das telhas de aço comum, as inoxidáveis apresentam um ótimo custo-benefício. Isso porque elas contêm molibdênio, um componente responsável por conferir a característica de resistência contra a corrosão.

Quais são as principais diferenças em relação às outras telhas de aço?

Embora muitos acreditem que as telhas de aço são todas iguais, existem algumas características que as diferenciam umas das outras, tornando-as específicas para determinadas situações. Inclusive, um dos principais atributos que as diferenciam é a composição do material.

A telha de aço inox é feita a partir de uma liga única. Isso quer dizer que, se a lixarmos até o fim, toda a sua extensão será composta apenas de aço inox — um material que faz com que esse tipo de telha seja extremamente resistente à oxidação.

Já os modelos tradicionais levam uma camada de revestimento de zinco ou alumínio com zinco — a chamada telha galvanizada. O aço galvalume, por sua vez, apresenta uma ótima performance quanto à durabilidade e resistência do material contra as intempéries, como chuvas ácidas, por exemplo.

Quais são as vantagens oferecidas pela telha de aço inox?

É impossível falar sobre esse tipo de telha e não citar as diversas vantagens que o material oferece para quem opta por adquiri-lo. Sendo assim, se você ainda não está convencido de que os modelos produzidos em aço inox são ideais para a sua obra, confira a nossa lista de benefícios.

Resistência à corrosão

Graças às propriedades do material, o aço inox não sofre as ações da corrosão com facilidade. Desse modo, a utilização de revestimentos para proteger as peças contra as intempéries (como sol, chuva, vento, etc.) torna-se desnecessária.

Facilidade de limpeza

Por ser um material bastante liso, as superfícies das telhas de aço inox acumulam pouca sujeira, reduzindo a frequência de limpeza das peças. Basta aplicar com um pano macio, detergentes neutros e removedores — que apresentam amônia em sua composição — dissolvidos em água morna. Depois, é só enxaguar e secar as peças.

Resistência a altas temperaturas

Devido à sua superfície lisa e reflexiva, a telha de aço inox é uma excelente alternativa para quem deseja garantir um ambiente interno termicamente mais confortável. Isso se deve ao fato de as características do material fazerem com que o calor provocado pela incidência dos raios solares seja refletido em vez de absorvido.

Apelo visual

Pelas mesmas características que tornam a telha de aço inox um excelente material contra o calor, ela também é bastante escolhida para compor a decoração do ambiente, promovendo um ar de modernidade e limpeza ao espaço coberto pela peça.

Baixo custo de manutenção

Devido à resistência do material contra a corrosão e a facilidade de limpeza das peças, a telha de aço inox exige pouco esforço e custo para a sua manutenção. Sendo assim, basta limpá-la periodicamente para manter a qualidade e eficiência por mais tempo.

Material reciclável

Como o aço inoxidável tem propriedades naturais, as telhas produzidas com esse material são totalmente recicláveis — ou seja, elas não agridem o meio ambiente. Desse modo, ainda que sejam trocadas no futuro, as peças poderão ser recicladas para terem outras funções sem a necessidade de gastar novos recursos.

Qual é o tempo de vida útil do produto?

Todo material adquirido, seja para obra, seja para o uso pessoal, tem um tempo de vida útil. No entanto, é claro que ele pode durar um pouco mais ou menos que o esperado dependendo dos cuidados de quem o manuseia.

No caso das telhas de aço inox, elas apresentam uma duração de aproximadamente 30 anos de acordo com o que é indicado pelos fabricantes. Contudo, além dos cuidados ao manuseá-las, o ambiente ao qual o material está exposto também pode influenciar o tempo de vida da peça. Por exemplo, em regiões litorâneas, esse tipo de material tende a sofrer corrosão com um pouco mais de facilidade.

Além de ser uma das melhores alternativas quando o assunto é construção sustentável, a telha de aço inox oferece uma gama de vantagens para quem opta por usá-la em sua obra. No entanto, é importante pesquisar bastante e sempre adquirir materiais de alta qualidade para que se possa usufruir do bem por muito mais tempo.

A Regional Telhas é uma empresa especialista na produção de telhas metálicas. Portanto, se você está interessado em instalar esse tipo de produto na sua construção, entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e solicitar um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This