Regional Telhas Excelência em Coberturas Metálicas

Saiba como manter inovação e qualidade em construções populares!

construção de obra popular

Há uma crença injustificada de que as construções populares estão ligadas à falta de qualidade e inovação. Em muitos casos, no entanto, a situação é oposta.

Esse tipo de projeto investe bastante em materiais e técnicas novas para aumentar a eficiência das obras e reduzir seus custos. Para que isso aconteça, há algumas ações que podem otimizar significativamente os resultados.

No geral, elas estão ligadas à utilização de materiais mais eficientes, processos produtivos com menor índice de desperdício e uma gestão precisa. Quer saber como manter a inovação e a qualidade em construções populares? Continue a leitura deste post!

Faça um bom cálculo de material

O primeiro passo é a realização do cálculo preciso da demanda de materiais em cada fase da obra. Assim, é possível reduzir a quantidade de itens e aumentar a qualidade dentro de um mesmo orçamento.

Para que isso aconteça, é preciso levar em consideração a dosimetria correta e as instruções do fabricante. Além disso, deve-se manter uma taxa de perda esperada para que não seja necessário fazer outra compra caso haja algum erro ou refação.

Esses problemas são naturais e certamente vão ocorrer em qualquer execução, mesmo a mais eficiente. O prejuízo acontece quando eles ultrapassam um limite aceitável.

Com isso, garante-se que toda a obra flua bem, sem a necessidade de paradas. Ao mesmo tempo, não há muito desperdício. Hoje em dia, existem softwares especializados em construção civil que podem ajudar nessa tarefa.

Faça o alinhamento entre previsões e execução

Um bom cálculo inicial não basta: é necessário ir além e garantir a conformidade com o planejamento inicial. Caso contrário, esse documento não tem efeitos práticos, e você vai ter que fazer justamente aquilo que queria evitar: a compra extemporânea de materiais.

A principal medida para que isso não aconteça é o monitoramento do estoque em tempo real. Há sistemas de gestão que auxiliam bastante nessa tarefa e funcionam em dispositivos móveis. Desse modo, os colaboradores da obra podem registrar cada retirada sem muita burocracia.

O gestor, por sua vez, pode fazer análises da curva de uso dos materiais, de modo a prever se há risco de falta. A partir disso, ele pode tomar medidas de identificação das causas de desperdício e agir preventivamente para evitar esse tipo de ocorrência.

Busque novos modelos e tendências da construção civil

Como você deve ter visto, os sistemas de gestão são imprescindíveis para um canteiro de obras moderno. Eles ajudam uma obra a conquistar mais eficiência de custos, o que é fundamental para as construções populares. No entanto, eles precisam ir além do tradicional controle de estoque e oferecer ferramentas de ponta a ponta.

Nesse sentido, algumas funcionalidades podem fazer muita diferença, como:

Você deve escolher um software multiplataforma, que funcione bem em dispositivos móveis e computadores.

Empregue materiais inovadores

A inovação não vem apenas com a tecnologia digital: ela deve também abranger os materiais da obra, afinal, eles são responsáveis por trazer as melhores propriedades às estruturas com um valor adequado às faixas de preço populares.

Desse modo, pense em como agregá-los em cada macroestrutura, como telhados, paredes, fachadas, entre outras. As telhas metálicas, por exemplo, têm sido cada vez mais utilizadas em todos os tipos de projetos, afinal, elas apresentam um custo por metro quadrado razoavelmente melhor do que as outras opções.

Além disso, durante a execução as telhas metálicas apresentam diversas vantagens:

Hoje em dia, há muitas opções conhecidas como telhas sanduíches. Elas combinam os perfis metálicos aos isolantes térmicos, de modo a manter a estabilidade da temperatura interna das construções. Assim, podem evitar as desvantagens associadas às opções tradicionais.

Nas demais estruturas, também há opções bem interessantes, tais como:

Utilize os recursos de forma sustentável

Isso significa utilizar materiais sustentáveis de forma sustentável. Há três principais formas de atingir esse objetivo:

Deve-se evitar aqueles que não podem voltar o ciclo produtivo, como as cerâmicas, em situações em que houver um semelhante sustentável.

Além disso, é preciso controlar bem o ciclo produtivo com o objetivo de evitar desperdícios. Para que isso aconteça, a elaboração de processos bem documentados e monitorados constantemente é imprescindível. Como explicamos, um software de gestão pode ser o principal aliado da sustentabilidade.

Avalie seus fornecedores

Por fim, uma avaliação completa e periódica dos fornecedores é essencial. Isso ajuda você a saber quais são os parceiros mais confiáveis e estratégicos. Diversos critérios podem ser utilizados, como:

Desse modo, você seleciona apenas os fornecedores capazes de ajudar no alcance do escopo dos seus projetos — que devem unir o máximo de custo-benefício à qualidade e inovação.

As construções populares devem ser vistas não como opções baratas no sentido pejorativo, mas como projetos que conquistaram mais eficiência com um orçamento mais restrito. Assim, elas se tornam verdadeiros pólos de novidades para toda a Engenharia Civil, divulgando boas práticas e testando materiais.

Quer continuar recebendo as melhores dicas para conquistar o máximo de eficiência nos seus projetos? Assine a nossa newsletter!

Sair da versão mobile