fbpx
telhado com painéis de energia solar

O anuário de Energia Elétrica da Empresa informou em 2017 que a construção civil representou mais que 50% do consumo de energia elétrica do país. Essa realidade evidencia que o uso da energia solar na construção civil é de extrema importância, por isso, tem se tornado cada vez mais crescente no Brasil.

Somada a essa importância está a facilidade de integração de sistemas fotovoltaicos nas edificações, assim como a economia que tais tecnologias proporcionam a médio e longo prazo, entre outros diversos benefícios. Além das vantagens, são variadas as aplicações da energia solar na construção civil.

Quer conhecer mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e não perca!

O que é energia solar?

Ela é um processo de geração de energia denominada de energia limpa e sustentável, por se tratar de uma fonte de energia renovável — uma vez que consiste na conversão da luz solar em eletricidade ou calor.

Como o Brasil é um país situado próximo à Linha do Equador, a incidência solar é elevada, sendo um dos países com maior potencial de energia fotovoltaica no mundo — e um excelente país para que o desenvolvimento dessa energia sustentável na construção civil se desenvolva cada vez mais.

Quais as principais vantagens da energia solar?

É uma fonte de energia limpa e sustentável

Como a energia solar utiliza somente o sol, é considerada uma fonte de energia puramente limpa, além de auxiliar o combate à emissão de gases relacionados ao efeito estufa e à dependência de uso de combustíveis fósseis.

Proporciona economia

O uso da energia solar confere economia significativa, pois mesmo que o investimento inicial seja maior, o retorno é garantido, sendo positivo e considerável com a quantidade de dinheiro a ser economizada com energia elétrica ao longo da vida útil do sistema — compensando e sobejando o valor do investimento inicial.

Valoriza o imóvel

Com os benefícios econômicos proporcionados pela redução ou até mesmo inexistência de custo com energia elétrica, edificações com energia solar se tornam mais interessantes do ponto de vista financeiro, tanto para alugar quanto para vender, pois essa instalação agrega valor ao imóvel.

Quais as principais tecnologias de energia solar?

A energia solar pode ser utilizada e obtida por meio de diversas tecnologias. Veja al

Energia solar fotovoltaica

É a fonte limpa que mais cresce no mundo. Ela consiste na conversão da energia solar em energia elétrica. Esse processo é realizado por meio de materiais semicondutores que convertem a luz do sol em energia fotovoltaica que também pode ser denominada de energia solar elétrica, utilizada tanto em edificações residenciais quanto industriais.

Aquecimento da água por meio de coletor solar

É uma das formas mais conhecidas de aproveitamento da energia solar, pois utiliza o calor do sol para aquecer a água tanto para uso residencial quanto para uso industrial.

Energia solar heliotérmica

Consiste em também usar o calor obtido por meio da energia solar em energia elétrica, porém é feita por meio de concentradores que funcionam como uma espécie de espelho. Esses concentradores visam centralizar a energia em um determinado foco específico para que o líquido seja aquecido a ponto de gerar vapor suficiente para alimentar turbinas elétricas a vapor.

Energia solar térmica

Trata-se de aproveitar a energia solar a fim de gerar energia térmica ou elétrica em residências e indústrias.

Além desses tipos, existem também diferentes métodos de captura da energia solar, podendo ser classificados como diretos, indiretos, passivos ou ativos. Os métodos diretos são aqueles que demandam apenas uma etapa para realizar a captura da energia do sol e convertê-la em eletricidade, sendo a energia fotovoltaica um exemplo desse método.

Os métodos indiretos são aqueles que demandam duas ou mais etapas para realizar essa conversão da energia solar em outra utilizável, como a energia heliotérmica. Já os sistemas passivos são os que, em geral, são diretos, enquanto os ativos demandam auxílio de dispositivos mecânicos para melhorar o desempenho da coleta de energia solar.

Quais as 3 principais aplicações da energia solar na construção civil?

Existem diversas opções de aplicação da energia solar na construção civil, possibilitando que essas sejam desenvolvidas e utilizadas de forma a reduzir custos com eletricidade e também os impactos ambientais originados da geração de energia elétrica. Além disso, podem ser instaladas tanto em edificações em construção como também nas existentes.

Abaixo estão algumas das principais aplicações.

1. Uso para aquecimento de água

Por meio do uso de coletores solares, a água pode ser aquecida à temperatura desejada, dependendo do uso previsto. Por exemplo, em piscinas ou para o uso residencial, não é interessante que a temperatura seja muito elevada. Já para processos industriais, muitas vezes os níveis térmicos desejados são bastante altos.

2. Geração de energia completa para a construção

A energia solar é capaz de suprir completamente a demanda energética de uma construção de forma que não existam mais custos com energia elétrica durante décadas. Isso ocorrerá sempre que essa demanda for calculada apropriadamente e considerada na etapa de projeto e execução, determinando a quantidade correta de painéis fotovoltaicos ou de outros sistemas.

3. Uso do excesso de produção para a venda

Quando a produção de energia elétrica pelo sistema solar é superior à utilização da edificação, o consumidor passa a emprestar essa quantidade extra para a concessionária que fornece energia elétrica, recebendo por essa energia. Essa venda pode ser realizada por meio de leilões regulados pela ANEEL em casos de grande escala ou no mercado livre de energia, quando se trata de projetos de menor escala.

Em geral, o custo com energia elétrica em residências e indústrias se resume em iluminação e aquecimento da água. Como o nível de insolação no território nacional é significativo e ocorre por longo período diário e anual, utilizar a energia proveniente da luz do sol é uma excelente opção.

A energia solar proporciona diversos benefícios, como redução de poluentes, mais economia, facilidade de instalação e manutenção, além de valorizar consideravelmente os imóveis. Por isso, cada vez mais a energia solar na construção civil tem sido incorporada, justamente por também ser uma das formas de desenvolvimento para esse setor.

Gostou deste texto? Então deixe um comentário no post contando quais as aplicações da energia solar na construção civil que você considera mais vantajosas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This