fbpx
imagem de estruturas off site

A indústria da construção civil durante muito tempo se manteve arcaica e manual, porém essa realidade tem mudado e o canteiro de obras tornou-se mais parecido com uma linha de montagem. Quando isso ocorre, recebe o nome de construção off site.

Esse modelo proporciona diversos benefícios, além de reduzir desperdício de materiais e permitir uma melhor utilização dos recursos, visto que o processo executivo passa a ser industrializado. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue conosco.

O que é e como funciona a construção off site

O termo é utilizado para indicar quando os elementos construtivos são produzidos fora do canteiro de obras, ou seja, pré-fabricados. Pode-se denominar como construção industrializada, pois há um projeto detalhado e produção padronizada e mais rigorosa.

Os componentes são feitos com materiais de qualidade em um lugar controlado e externo, seguindo as normas e padrões construtivos — podendo ser de concreto, aço, madeira, entre outros.

Posteriormente, são transportados até o local de execução, para que sejam montados e a obra finalizada. É importante verificar se o custo com esse transporte viabiliza a utilização de pré-fabricados na obra. Portanto, analise a existência de fornecedores de pré-fabricados no local, fácil fornecimento de matéria-prima, entre outras informações.

Contudo, para que uma construção seja denominada off site, não é necessário que ela seja construída completamente por materiais pré-fabricados ou de forma modular, podendo ser apenas parte dela feita dessa forma.

Embora possa ser realizada em diversos locais e ambientes, é primordial verificar, além da disponibilidade econômica, se há viabilidade técnica —  acesso de caminhões, guinchos e demais equipamentos utilizados na montagem da estrutura.

Como a construção off site ajuda a deixar os processos mais ágeis

Por ser feita de forma padronizada, o processo é mais ágil, tanto pelos erros serem menores, quanto que no canteiro de obras é necessário apenas realizar a montagem. Em geral, durante essa etapa são utilizados equipamentos para levantar e mover as peças, já a mão de obra envolvida é treinada e capacitada.

Dessa forma, o processo fica mais rápido, pela execução e baixo índice de problemas e retrabalho. Assim, é possível ter um controle de qualidade mais eficiente de todo o processo, obtendo maior agilidade.

Quais as principais vantagens da construção off site

A construção off site proporciona diversas vantagens, seja sendo usada como método construtivo único, seja em conjunto com a estruturação convencional, também denominada de in loco. Abaixo estão as principais.

Qualidade

Você terá mais controle da qualidade uma vez que todo o processo produtivo se dá em um ambiente fabril e controlado — reduzindo desperdícios, utilizando materiais qualificados, que são armazenados adequadamente. Além disso, as normas técnicas e procedimentos apropriados são seguidos.

Como existem protocolos de inspeção e testes, o resultado é superior. Somado a essa realidade, o projeto é preciso e minucioso, sendo rico em detalhes e respondendo possíveis dúvidas que possam surgir.

Ganho de produtividade da obra

Com a construção industrializada e modular, os produtos são mais uniformes e, dessa forma, é possível obter uma alta produtividade tanto na fabricação em operação contínua, quanto na montagem.

Como grande parte dos processos são automatizados e mecanizados, os erros e a quantidade de retrabalho são reduzidos. Consequentemente, é gerada maior economia, melhor emprego de recursos e elevação da produtividade.

Os módulos e peças pré-fabricadas são transportados para a obra a medida que forem ser utilizados, ou seja, baseando-se na logística just-in-time, de forma que a montagem ocorra de acordo com o planejamento e de forma eficaz.

Como os processos executados no canteiro de obras são menores, pois as peças são entregues já prontas, a efetivação é mais rápida, uma vez que as etapas são reduzidas.

Redução de atrasos

Como grande parte das atividades é realizada em uma fábrica, livre dos efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas e sendo, em geral, padronizada, o processo passa a estar menos sujeito a imprevistos e atrasos.

Além disso, chegando ao canteiro de obras de acordo com a ordem de montagem estipulada no planejamento, são utilizados equipamentos e equipes qualificadas, proporcionando que a execução seja rápida e que o risco de atraso na entrega seja reduzido — afinal, processos industrializados são mais efetivos.

Diminuição de custos

A construção off site proporciona economia significativa, proporcional à produção. Tendo como base projetos detalhados e potencializados, a redução de desperdício é considerável. O emprego dos recursos financeiros e do tempo também são otimizados, gerando diminuição dos custos.

A velocidade de montagem minimiza gastos com aluguel de equipamentos e pagamento de mão de obra. Outro aspecto importante é que, como o prazo de construção é menor, as despesas indiretas também são reduzidas, aumentando, em geral, a lucratividade do empreendimento.

Contudo, a redução dos custos não ocorre só durante a execução da obra. Como o processo é feito com precisão e maior qualidade, a ocorrência de manifestações patológicas é ainda menor, dizimando ocupações e manutenção.

Como combinar a construção off site com a in loco

A construção off site pode ser combinada com a construção in loco, já que ambas são ideais para determinados tipos de aplicação. Portanto, é possível executá-las em conjunto e acrescentar módulos pré-fabricados em construções já existentes.

Quando o prazo de construção é curto, é possível combinar a off site com a in loco possibilitando que as atividades sejam simultâneas. Para combinar os dois sistemas é preciso durante a fase de projeto e planejamento, já determinar quando e o que será modulado e pré-fabricado.

Portanto, a combinação entre esses tipos de construção é muito indicada para empreendimentos de grande escala ou quando é necessário reduzir o prazo de execução, além de obter melhores custos ao utilizar cada etapa da forma que é mais interessante financeiramente e tecnicamente.

A construção off site é uma excelente opção para elevar a produtividade, reduzir atrasos, desperdício e aumentar a qualidade na construção civil. Além disso, ela é uma forma de construção sustentável, pois a geração de resíduos é bem reduzida.

Gostou deste texto e de saber mais sobre a construção off site? Então, se deseja ficar por dentro de mais assuntos como esse, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This