fbpx
Descubra quais são os diferenciais da telha multidobra!

Se você está envolvido em um projeto de construção, seja ele inovador ou mais tradicional, precisa conhecer as possibilidades da telha multidobra. Trata-se de uma telha bastante flexível do ponto de vista arquitetônico ou da engenharia, o que abre grandes possibilidades para projetistas em suas obras. 

São indicadas para locais, como shoppings, centros de distribuição, armazenagem e hipermercados. Mas podem assumir um perfil mais doméstico, se colocadas em um canto curvo para um fechamento lateral, para cobrir um telhado arqueado cujo raio não é suportado por telhas planas, para o encontro arredondado entre uma cobertura e uma fachada, e até para obter um efeito especial em um projeto arquitetônico de uma varanda ou toldo, por exemplo. 

Dinâmica, bonita — já que pode ser colorida — e muito resistente, a telha multidobra pode ser a solução do seu próximo projeto. Se você ficou interessado, continue lendo e conheça mais sobre essa inovação do mercado. 

O que são as telhas multidobras? 

Trata-se de um produto curvo, feito em aço inox e indicado para acabamento entre a cobertura e o fechamento de uma área. Foi pensada para projetos que não utilizam calhas e é muito resistente, e, ao mesmo tempo, bastante flexível. 

A curvatura das telhas vem das dobras transversais na chapa de aço do perfil. As nervuras da peça vão promovendo o arqueamento dela. Esse processo é repetido em intervalos regulares ou não e que permite a produção de telhas com raio variável, e trechos retos se necessário, de acordo com as necessidades do cliente. Possuem certificado pela ABNT-NBR 14514, o que garante segurança e confiabilidade do produto.
 
É muito resistente, sendo indicada para ambientes agressivos, de baixas temperaturas, já que é altamente resistente à umidade e tem mecânica superior a do aço tradicional. Podem receber coloração, o que agrega ainda mais à estética de um projeto e contribui para modernizá-lo. É o seu telhado do jeito e da cor que você quer. 

 Quais são as aplicações da telha multidobra?

A característica da curvatura da telha multidobra remete imediatamente ao seu uso para cobrir galpões ou espaços do tipo, na clássica cobertura em arco. Mas seu perfil resistente, colorido e curvo garante mil e uma possibilidades, como a cobertura de shoppings, centros de distribuição, armazenagens, hipermercados, ginásios, garagens e até toldos para varandas ou estabelecimentos comerciais e de pequeno porte.

As possibilidades são infinitas por causa de suas características e podem migrar para uso somente estético, já que o aço galvanizado da telha — aquele com proteção contra ferrugem e todo tipo de corrosão —, recebe ainda coloração. Ou seja, além de contribuir para inovar seu projeto de cobertura, pode muito bem se converter na parede de um labirinto de uma exposição, servir para delimitar um espaço em uma feira ou estande, virar fechamento lateral de um edifício industrial ou comercial, ou virar a cúpula de um centro de artes ou igreja. 

Podem ainda ser combinadas com telhas planas e aumentar ainda mais as possibilidades de cobertura e estruturação. Ela se propõe ao que a imaginação arquitetônica mandar.

Quais os diferenciais da telha multidobra para a construção? 

O principal diferencial desse tipo de produto é sua característica curva, que possibilita um tipo de cobertura mais eficiente para grandes espaços e pode ser personalizada conforme o padrão solicitado pelo cliente. Além disso, sua confecção em aço inoxidável, que é cada vez mais usual na arquitetura, garante resistência de uma vida útil de até 30 anos, leveza e baixo custo de manutenção. 

A resistência desse tipo de telha faz com que ela possa ser instalada em lugares próximos ao mar sem que sofra com a corrosão que esse tipo de ambiente oferece. Condições como poluição, umidade e proximidade do mar é que vão determinar o tipo de aço inox mais resistente à corrosão, já que estas telhas podem ser produzidas em vários perfis, inclusive de espessura. 

A telha multidobra é inovadora também quando o assunto é autopreservação. Ela é resistente a pichações, necessitando apenas de uma lavagem normal para retirar a tinta depositada nela, resultando em seu telhado ou estrutura novos para sempre. A confecção em aço inox permitem ainda a criação de estruturas de espessura mais fina, o que resulta em redução de peso da construção sem perda de resistência. 

Com uma superfície lisa e reflexiva, o inox é capaz de refletir o calor. Isso significa proporcionar um conforto térmico maior que outros tipos de material. Além disso, esse tipo de material é sustentável e pode (e deve) ser reciclado.

A limpeza desse tipo de material também é bastante simples feita com detergentes neutros e removedores (com amônia na composição). Basta dissolvê-los em água morna e aplicar com um pano macio. Depois, é só enxaguar e secar o material. 

Em relação ao custo, por ser de composição mais nobre que o aço convencional, o inox costuma ter o dobro do custo do aço comum. Isso porque ele contém molibdênio, que é o componente responsável por dar resistência à corrosão. Todos esses fatores contribuem para um maior custo-benefício. 

Em resumo, as principais vantagens de se adquirir um produto feito de aço inox são: 

  • resistência à corrosão; 
  • facilidade de limpeza; 
  • resistência a altas temperaturas; 
  • apelo visual (ar de modernidade e limpeza); 
  • baixo custo de manutenção; 
  • material reciclável.

Como vimos, a telha multidobra é um produto inovador e dinâmico, que chega ao mercado para oferecer várias possibilidades na área da construção. Seja pela sua composição mais leve, durável e de estética colorida, ou por seu formato curvo, que permite várias possibilidades na hora de cobrir, cercar ou finalização de um espaço, como uma marquise ou toldo. 

Quanto à curvatura, ela pode ser personalizada de acordo com o projeto do cliente, dinamizando ainda mais o seu uso, que pode ter características domésticas ou de grandes empreendimentos, o que revela uma grande praticidade e resistência.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre a telha multidobra, que tal entrar em contato com a Regional Telhas, que tem excelência na fabricação, multiplicidade de produtos testados nos laboratórios da empresa e atestados pela ABNT?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This