fbpx
Entenda o que é e como aplicar o conceito de lean construction nas suas obras

Se você já se pegou pensando se existe um modo de otimizar os processos de sua obra, tornando-a mais rápida, eficiente e ainda mais barata, temos uma boa notícia para você! Existe sim!

Esses são os objetivos da filosofia Lean Construction — ou construção enxuta — , que prega esses valores para a área de construção civil. Ela é respaldada em cinco princípios que são: criar valor a partir das necessidades do cliente, identificar e eliminar o que não agrega valor para a obra — o chamado fluxo de valor —, otimizar o fluxo de produção e buscar sempre a perfeição.

Conheça mais sobre essa metodologia para o seu projeto de construção neste post e descubra como beneficiar sua obra e os fluxos da sua empresa de construção.

Conheça a Lean Construction ou construção enxuta

Os princípios básicos da Lean Construction datam da década de 1940 quando foram adotados na linha de produção da Toyota. Mas só em 1993, esses mesmos conceitos foram convertidos para a área da construção civil, que aderiu ao método de gerenciamento, que tem por objetivo aperfeiçoar os processos produtivos com redução de desperdícios de tempo, mão de obra e custos. 

Ela também é conhecida como Nova Filosofia de Produção (NFP), e sua principal mudança é no campo conceitual, no modo como os processos são compreendidos.

A consequência é o aumento da eficiência no canteiro de obras e da produtividade. Conheça, logo a seguir, os princípios fundamentais do método.

Elimine atividades que não agregam valor

Dentro da lógica de otimização dos processos em uma obra, a primeira ação em uma construção enxuta é fazer a análise dos fluxos envolvidos para reduzir aqueles que não agregam valor. É planejar a logística interna e evitar, por exemplo, o transporte desnecessário de materiais ou subutilizar funcionários.

Para quê contratar um funcionário apenas para segurar uma mangueira de concreto, se podemos apoiá-la em algum tipo de mecanismos e deslocar o funcionário para outra atividade indispensável?

Aumente o valor do produto a partir das necessidades do cliente

Antes de iniciar um projeto, conheça bem seu cliente, suas necessidades e desejos. Essas referências devem ser transmitidas para quem realiza a obra e precisam ser seguidas à risca. Desse jeito, você realiza um projeto vendável, de acordo com as necessidades do mercado e que não vai ficar parado por muito tempo esperando comprador.

Reduza a variabilidade

Reduzir a variação nos métodos de execução da obra, significa que você tem maior controle sobre eles, tende a reduzir também erros, atividades desnecessárias, tempo de realização e ainda aumenta a segurança do projeto. 

Esse tipo de cuidado, gera um reconhecimento do mercado, que tende a procurá-lo mais pela segurança que sua empresa confere ao projeto. Faça da padronização a sua marca registrada no mercado.

Diminua o tempo de ciclo

Tempo de ciclo é a soma de todos dos tempos necessários para a realização de cada tarefa em uma obra. Ou seja, é a soma do tempo gasto para transporte, confecção e entrega do projeto.

Se você consegue diminuir prazos em cada uma dessas atividades, reduz o tempo total da entrega da obra e obtém mais satisfação do cliente. Para conseguir esse efeito, busque uma produção menos instável — reduzindo a variabilidade —, e invista na especialização de seus funcionários em seus ramos de atividades.

Simplifique o processo com menos partes

Dentro da lógica de diminuir atividades (fluxo de valor), variáveis e tempo nos processos da obra, que tal reduzir também o número de partes envolvidas na produção?

Por exemplo, se você tem o material e os equipamentos no local de trabalho, não precisa transportá-los constantemente. Isso promove o ganho de tempo, melhora a logística interna e o prazo de entrega.

Amplie a flexibilidade do projeto

O que fazer quando o cliente pede uma alteração na obra? Atendê-lo com o máximo de presteza e rapidez, claro! Aumentar a flexibilidade significa que você consegue lidar com variáveis de última hora, realizando o pedido do seu cliente sem aumentar tanto os custos da obra. Mais uma vez, envolve planejamento e estudo do que pode ou não fugir do controle.

Tenha transparência em todo o processo

A transparência nos fluxos da obra faz com que os funcionários entendam todos as tarefas envolvidos, como as partes se conectam e a importância do prazo de seu trabalho para o trabalho do outro.

Disponibilizar o maior número de informações para os segmentos envolvidos facilita a tomada de decisões ao longo do processo, dá agilidade à supervisão e fiscalização de erros.

Você pode fazer isso de diversas formas, como deixar o canteiro de obra mais visível, sem tapumes ou divisórias, dispor de um mural de informações necessárias para as equipes, como metas e prazos, entre outros.

Proteja o meio ambiente com a nova metodologia

Se a lógica de construção enxuta implica em economia de tempo, insumos e barateamento do processo, isso tem também impacto direto em outro setor: no da sustentabilidade.

Menos matéria-prima, é maior preservação do meio ambiente, isso gera também menor produção de resíduos. E o uso inteligente dos recursos — como armazenamento adequado do material e da água usados na obra, economia de energia elétrica —, mais uma vez tem impacto positivo para a natureza.

Tenha uma obra mais enxuta e dinâmica

Como vimos, o Lean Construction ou construção enxuta é uma nova filosofia de construção que se baseia em um conjunto de otimizações e planejamentos que, quando aplicados no ramo da engenharia civil, diminui custos, prazos e torna o trabalho mais dinâmico e de qualidade.

Além de afetar positivamente o bolso do construtor com a economia que gera, busca incessante pela qualidade e satisfação do cliente, o que fomenta o nome da empresa no mercado. Ou seja, além de tudo ajuda a reverberar a marca positivamente no segmento.

Outra vantagem é que o sistema traz benefícios, não só para o construtor, mas também para os funcionários. É que eles tendem a adquirir maior especialização no trabalho com essa metodologia — é a racionalização da obra.

Se você gostou do método ou tem alguma dúvida sobre ele, deixe um comentário aqui no nosso post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This