Regional Telhas

Entenda o que é o INCC e quais são as suas vantagens

Entenda o que é o INCC e quais são as suas vantagens
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

É fato que quem busca comprar algum imóvel financiado precisa estudar um pouco sobre o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Essa métrica é dada pelo Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas e mede as diferenças de preço do segmento de construção civil na economia brasileira.

 Somado a isso, para planejar melhor os gastos com essa obra, o comprador precisa estar ciente que o saldo devedor pode variar durante o período de construção. Logo, cabe ao indivíduo, que deseja adquirir um bem, saber negociar esse valor e estar consciente desses reajustes.

 Está gostando do conteúdo apresentado? Então, prossiga a sua leitura e saiba mais novidades!

O que é o INCC e para que ele serve?

O INCC é um índice que avalia a variação do custo da construção habitacional. Sendo assim, a sua taxa influencia diretamente na parcela dos financiamentos de imóveis que ainda estão na planta e deve ser incluído no cálculo de quem deseja um imóvel novo.

Essa métrica foi a primeira que fez parte dos custos ligados à construção civil no Brasil e, por consequência disso, vem se tornando o principal indicador de gastos nesse segmento. A sua principal função é gerar uma estatística de caráter regular, sendo esta a taxa acumulada mensalmente entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

É válido pontuar que a sua primeira versão foi criada no ano de 1950 pela Instituição FGV e, naquela época, acompanhava o custo do mercado de construção civil apenas do Rio de Janeiro, a capital federal, na época. Atualmente, com o avanço tecnológico, essa métrica tem incorporado preços de serviços, materiais e equipamentos em diversas capitais, como Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Quais as principais tipos do INCC?

É preciso pontuar que existem três modalidades de INCC que, por sua vez, são: o M, o DI e o 10. Basicamente, a diferença entre elas está no período da coleta dos dados. Por exemplo, as informações referentes ao INCC-M são coletadas entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do próximo mês.

Agora, a coleta do INCC-DI é feita entre o primeiro e o último dia do mês. O INCC-10, como seu nome mesmo diz, ocorre entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês referente.

Quais as vantagens desse indicador?

Em primeiro lugar, em relação às vantagens para as construtoras, é possível identificar benefícios na saúde financeira dessas empresas, tendo em vista que sabendo lidar com os gastos e com os orçamentos, a lucratividade passa a ser uma nova realidade.

Além disso, esse índice é utilizado como forma de proteção dos valores na hora do financiamento de imóveis na planta, afinal, por estar ligado diretamente com as construtoras, evita a inflação dos produtos usados no segmento da Construção Civil.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o INCC, para que serve e as suas vantagens, caso você esteja interessado em comprar algum imóvel, procure uma construtora que seja referência nesse segmento e que atenda às suas necessidades.

Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais novidades!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.