Regional Telhas

Entenda os cuidados indispensáveis ao projetar a reforma de telhados

reforma de telhados
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

É muito comum que uma hora ou outra a sua construção sofra com problemas no telhado — seja em um imóvel residencial ou comercial. Eles podem surgir por falhas na execução, desempenho dos materiais, assim como variações do tempo, como chuvas e ventos. Por isso, é muito importante saber o momento certo de fazer a reforma de telhados.

Muitas vezes, a falta de manutenção no telhado pode acabar trazendo diversos problemas e aumentando a necessidade de uma reforma. Esse serviço deve ser realizado porque, quando as telhas ou a estrutura da cobertura estão danificadas, podem aparecer infiltrações que comprometem a laje e outros elementos da construção.

Se você não sabe qual a importância de realizar a reforma de telhados, continue por aqui e entenda um pouco mais o assunto, bem como o momento certo de fazer essa reforma e quais os cuidados indispensáveis para essa tarefa! Vamos lá?

Qual a importância da reforma de telhados?

Primeiramente, é importante destacarmos qual o melhor momento para realizar a reforma de um telhado. Existem vários indícios que mostram que a cobertura está precisando de manutenção ou reparos — e o principal deles é a vida útil.

Todos os elementos de uma construção têm uma certa durabilidade em serviço, que é a chamada de “vida útil”. Esse prazo acaba quando o material não está mais desempenhando a função para a qual ele foi destinado. Esse aspecto serve tanto para telhados quanto para acabamento, estruturas e esquadrias.

Para saber se a vida útil do telhado ainda está em vigor basta analisar toda a cobertura e conferir o estado de conservação das telhas e das madeiras que compõem o esqueleto do telhado. Se houver algum dano, é muito provável que surjam outras patologias na construção.

Um profissional capacitado consegue fazer uma avaliação do estado do telhado, visto que ele olha minuciosamente toda a estrutura, percebendo detalhes que somente alguém especializado consegue identificar. Dessa forma, ele é capaz de definir o momento certo de fazer a reforma.

Outro indício de que é necessário fazer uma reforma é perceber que, mesmo quando já foram realizados diversos pequenos reparos na cobertura, ainda assim os problemas não foram resolvidos. É necessário, então, programar uma reforma ou até trocar o telhado todo — o que acaba saindo bem mais em conta do que o acúmulo de pequenos consertos.

Por conta dos problemas que surgem com um telhado danificado, é muito importante realizar uma reforma. Além da infiltração, que já foi mencionada, outros danos que podem ocorrer são quebra das telhas, perda da impermeabilização, deterioração das peças de madeira do telhado e até mesmo desabamento de parte da cobertura.

Sendo assim, para evitar que incidentes como esses aconteçam em sua construção, é importante estar atento aos problemas do telhado e tentar realizar uma reforma o mais rápido possível!

Quais cuidados ter na hora de reformar o telhado?

Em qualquer reforma, é indispensável tomar certos cuidados para evitar acidentes e garantir a melhor qualidade do serviço. Confira aqui alguns dos pontos aos quais você deve se atentar ao planejar uma reforma no telhado.

Conheça a estrutura do telhado

Em primeiro lugar, você deve conhecer a estrutura do telhado para saber qual é o procedimento correto da reforma.

A estrutura de um telhado pode ser feita de diferentes materiais, sendo a madeira e o metal os mais comuns. A madeira é mais comum em construções residenciais; já o metal é bastante usado em obras maiores, como indústrias, galpões e quadras.

Portanto, conheça qual a estrutura utilizada no telhado para poder saber identificar os erros e assim entender a melhor forma para solucioná-los.

Identifique o problema

Em seguida, é a hora de identificar o problema do telhado. Como a cobertura fica exposta à chuva, ao sol e a outros tipos de intempéries, é bem propício o surgimento de defeitos originados dessas situações.

Sendo assim, faça uma avaliação em todo o telhado, identificando todos os danos. Com isso, você conseguirá verificar o que precisa ser trocado ou restaurado. Dessa forma, o serviço poderá ser realizado com eficiência.

Verifique as telhas soltas

Com relação às telhas, é necessário verificar se existem problemas com elas também. É bastante comum que algumas acabem se soltando da posição original e deixando parte da cobertura exposta. Por isso, é importante verificar a existência de alguma telha solta para que ela possa ser ajustada corretamente.

Avalie todas as peças estruturais

Confira o estado das peças estruturais que compõem o telhado. Em uma estrutura feita de madeira, é natural que, com toda essa exposição, o material sofra processos químicos e acabe apodrecendo. Isso pode variar muito com o tipo de madeira utilizado e também com o ambiente de exposição. Portanto, é necessário trocar as peças para que a situação não piore.

No caso de uma estrutura metálica, o problema pode ser uma corrosão das peças estruturais causada pelas mesmas condições de exposição de um telhado de madeira. Por isso, é muito importante aplicar uma boa impermeabilização nas peças.

Substitua telhas velhas por novas

As telhas também acabam se desgastando com o tempo e precisam ser trocadas. Portanto, verifique adequadamente o modelo da telha utilizado, para que seja possível trocar as telhas velhas por novas. Isso vai garantir um tempo de vida útil maior para o telhado e vai evitar o surgimento de outros problemas.

Troque as calhas e os rufos

É muito comum que, durante a reforma de um telhado, as pessoas se preocupem apenas com as telhas e o corpo estrutural e se esqueçam das calhas e dos rufos que também fazem parte da cobertura.

Portanto, um bom profissional deve ter atenção também com esses elementos, visto que eles são primordiais para o bom funcionamento do telhado.

As calhas devem ser dimensionadas para atender ao fluxo de água pluvial a ser captado pelo telhado, podendo direcioná-lo para uma rede de aproveitamento ou para fora da cobertura.

Já os rufos também devem ser avaliados e bem dimensionados, visto que são eles que evitam a infiltração entre a alvenaria e as telhas.

Escolha bem o material

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você trabalhe com materiais de extrema qualidade tanto para as telhas quanto para a madeira ou o aço que vão compor o corpo estrutural do telhado. Afinal, são esses produtos que vão garantir uma longa vida útil ao telhado.

Busque materiais de impermeabilização que garantam uma proteção extra para a cobertura, impedindo que a água deteriore os produtos com mais facilidade.

Vale destacar também que é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no ramo dos telhados, pois ela vai saber exatamente aquilo que você precisa, apresentando os melhores produtos do mercado e aqueles que mais se adéquam ao seu tipo de telhado. A Regional Telhas é referência nesse mercado e pode ajudá-lo bastante na reforma.

reforma de telhados

3 sinais de que é hora de fazer a reforma de telhado

Em geral, o fator que mais causa complicações na hora de fazer uma reforma é a demora. Muitos proprietários e engenheiros tendem a deixar certos defeitos de lado por bastante tempo, até o ponto em os danos são tão grandes que é necessário fazer uma troca completa do telhado ou reformar mais outras estruturas danificadas.

Sendo assim, a melhor forma de evitar essas complicações é ficar sempre atento aos sinais de danos no telhado e tomar a atitude certa quando eles são detectados. Confira aqui alguns dos principais sinais aos quais você deve se atentar.

1. Telhas danificadas

A forma mais fácil de identificar quando o telhado precisa de uma reforma é quando você começa a ver danos bem aparentes nas telhas. Pode ser que alguns pedaços já tenham se partido e estejam caindo na frente da casa, ou mesmo que as peças estejam se soltando por completo. Quando chega nesse ponto, a necessidade de reforma é mais urgente.

A questão aqui é identificar por que as telhas estão se soltando, que é a origem do problema. Pode ser que algo pesado tenha danificado elas, que os pontos de fixação estejam mais frouxos ou quebrados ou que a base da estrutura como um todo esteja perdendo integridade. Dependendo do caso e do tempo de espera, a profundidade da reforma também será diferente.

2. Goteiras e infiltrações

A chuva é o principal motivo para a reforma de telhados se tão importante. Ao elaborar essa estrutura, é necessário pensar também em como ela vai lidar com a água, como será seu escoamento e quanto volume ela aguenta. E quando essas funções não são bem cumpridas, o mais provável é que se formem goteiras e infiltrações a partir do telhado.

As goteiras são bem visíveis durante chuvas e algum tempo após elas, então são fáceis de identificar. As infiltrações também são visíveis, mas também podem ser causadas por problemas no encanamento, não apenas no telhado. Em todo caso, o melhor é fazer a vedação do telhado novamente, além de estabelecer uma rotina de reformas preventivas para o futuro.

3. Barulho causado pelo vento

Quando ocorre um vento forte, pode ser que a pressão cause um barulho forte nas janelas. Porém, o mesmo não deve acontecer com as telhas. Se elas estiverem bem fixadas, não é esperado que elas façam barulho nem fiquem colidindo entre si. Quando algo assim ocorre, é sinal de que elas não estão devidamente alinhadas ou que seus pontos de fixação estão frouxos.

É possível notar esse defeito mais claramente em dias de chuva ou vento. Quando ele ocorre, são criadas mais brechas que permitem a entrada da água, que leva a goteiras e infiltrações. Além disso, o movimento também pode causar atrito, que leva ao maior desgaste das peças e aumenta as chances de que alguma das telhas se solte.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conseguiu ter uma noção mais ampla sobre a importância da reforma de telhados? Gostaria de Tirar mais alguma dúvida sobre a reforma de telhados? Então deixe seu comentário com sua pergunta.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.