Regional Telhas

Entenda quais são as vantagens do aço em relação ao ferro

vantagens do aço foto de um galpão
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Trabalhar com obras exige conhecimento prévio sobre os diferentes materiais usados na área. Saber quais são as melhores opções para um projeto tem grande impacto nos resultados. Tomar uma decisão errada pode comprometer toda a construção, gerando atrasos, elevando os custos e prejudicando a qualidade da edificação.

Uma prática bastante recorrente nesse mercado é a comparação e especificação de materiais. Assim, você poderá garantir a qualidade das suas decisões, assegurando que a escolha foi adequada ao projeto que você está executando. Por isso, vamos falar das estruturas metálicas, as vantagens do aço em relação ao ferro e como elas podem beneficiar a sua obra.

Continue acompanhando e entenda quais são os seus benefícios e como ele se diferencia do ferro. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais são as vantagens do aço em relação ao ferro?

Você sabia que o aço nada mais é que uma mistura de ferro com carbono? Foi durante a primeira revolução industrial que esse material começou a ser produzido em grande escala, tornando-se a peça central para as estruturas metálicas que vemos hoje em dia nos canteiros de obra e construções.

Para chegar a esse resultado, o ferro deve passar por alguns processos necessários para eliminar suas impurezas e adicionar outras propriedades importantes para a qualidade do material.

Assim, o aço adquire algumas características superiores, que podem agregar muito valor às obras. Além disso, existem tipos especiais desse material, como o aço galvanizado e o inox, proporcionando ainda mais benefícios às obras. Confira as suas vantagens!

Maior durabilidade e resistência

Um dos principais aspectos do aço sai na vantagem é a relação à sua durabilidade e resistência. Quando a superfície do ferro não é submetida a um processo de proteção, ele corre um grande risco de sofrer o processo de degradação do metal.

Isso significa que, com o tempo, ele começará aapresentar sinais de oxidação e corrosão provenientes do contato direto com o oxigênio presente no ar e na água. Nesse sentido, as vantagens do aço são muito superiores às do ferro.

O aço conta com uma ótima resistência à oxidação e corrosão devido à combinação do ferro com o carbono. Ainda assim, existem alguns processos, como a galvanização, que podem potencializar a sua alta resistência à degradação.

O seu uso nas obras é ideal para quem quer uma construção mais duradoura, servindo como um produto final mais resistente ao tempo. Nesse aspecto, as vantagens do aço são muito superiores quando comparadas ao ferro.

Manutenção mais simples

Esse é outro ponto que as vantagens desse metal em relação ao ferro se sobressaem. O desgaste natural é um problema que não tem escapatória. Ainda assim, é possível preservar os materiais o máximo possível, caso todos os cuidados necessários sejam realizados corretamente.

Os produtos feitos de aço possibilitam um processo de limpeza de superfície e manutenção mais prático, quando o comparamos com o ferro. Por isso, não é necessário investir grandes quantidades de recursos ou esforços na hora de renovar as propriedades e aparência desse material.

A manutenção do aço também é um processo muito eficiente em relação à estética do material. A limpeza faz com que ele consiga recuperar o seu brilho original, mesmo após longos períodos desde sua produção. Essa característica é bastante importante para agregar valor ao resultado do projeto e assegurar um aspecto de novo nas edificações por muito mais tempo.

Facilidade de transporte e manuseio

Um dos principais aspectos do aço em uma estrutura metálica é a sua alta resistência mecânica. Essa característica é fundamental para a economia de recursos em uma obra, assegurando a qualidade do projeto de forma mais ágil e prática.

Geralmente, as peças são muito menores e leves, facilitando todo o processo de transporte e manuseio. Assim, é possível atender às demandas do projeto sem grandes complicações, assegurando a integridade da estrutura e a qualidade dos materiais.

Desmontagem mais prática e possibilidade de reaproveitamento

O investimento em uma estrutura metálica é excepcionalmente benéfico para os projetos. As características do aço, como a sua alta resistência mecânica, permitem que as peças sejam pré-fabricadas e entregues prontas no canteiro de obras.

Além da facilidade na montagem e desmontagem da estrutura, ele também é um material totalmente reaproveitável. O uso de uma estrutura metálica na construção também pode favorecer a sustentabilidade do projeto. Ela é menos agressiva ao meio ambiente, ajudando na redução de madeira e concreto — que são os principais responsáveis pelo acúmulo de entulhos.

Menos tempo de obra

Existe uma série de imprevistos que podem gerar grandes atrasos no cronograma de um projeto, como a mão de obra desqualificada e a má qualidade dos materiais. O investimento em uma estrutura metálica de aço é capaz de proporcionar ótimos benefícios que, juntos, podem acelerar o seu tempo de execução.

As características desse material, possibilitam uma instalação mais rápida e prática. Como as peças já vêm pré-fabricadas e prontas, é possível reduzir significantemente o tempo de obra. Além disso, devido ao seu peso, a instalação pode ser feita por uma equipe menor, possibilitando economizar nesse aspecto.

Pronto! Viu como as vantagens do aço em relação ao ferro são muito superiores? O investimento em uma estrutura metálica, apesar de muito benéfico, deve ser feito com alguns cuidados. Procure sempre contar com materiais de excelente qualidade e com uma mão de obra especializada. Assim, você se certificará que a execução foi feita corretamente e livre de problemas.

Que tal conferir o nosso site e conhecer o nosso portfólio de produtos? Você também pode entrar em contato com um de nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.