Regional Telhas

Estrutura para telhado: aço ou madeira, qual escolher?

estrutura metálica sem telhado
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Durante a fase de escolha dos materiais e definição da estrutura para a cobertura de uma obra, poucas pessoas consideram utilizar a estrutura metálica para telhado. Apesar de parecer um pouco diferente, esse tipo de telhado pode ser uma alternativa com características interessantes, como custo final e durabilidade.

É importante lembrar-se de que o principal objetivo do telhado é proteger uma edificação da ação de intempéries e, ainda, atuar como um regulador térmico dos ambientes. Sendo assim, sua estrutura deve ser capaz de suportar o peso dos seus próprios componentes, do revestimento, de materiais de isolamento, de cargas de ventos e dos demais elementos que estejam nele fixados.

O projeto estrutural pode ser extremamente simples, a depender de cada caso. Contudo, definir a matéria-prima para a execução é fundamental para o empreendimento. Essa escolha pode gerar economia de recursos e, principalmente, de tempo. Você sabe qual tipo de estrutura para telhado escolher, se de aço ou de madeira? Continue a leitura deste artigo e veja as principais informações sobre cada uma dessas alternativas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais são as principais características da estrutura metálica para telhado?

As estruturas de aço estão começando a ser utilizadas no Brasil. Entre suas vantagens, destacam-se a rapidez de instalação e a menor geração de resíduos. Esse tipo de estrutura, normalmente, é produzido em fábricas, necessitando apenas da montagem no próprio canteiro de obras, assim que é recebido. Dessa forma, é possível evitar o desperdício de material e ainda evidenciar a agilidade do processo. Comparado com a estrutura de madeira, a velocidade de execução de uma obra que utiliza a estrutura metálica para a cobertura chega a ser três vezes mais rápida.

Outro ponto que merece certa atenção em relação às estruturas de aço é o fato de elas contribuírem para o meio ambiente. O seu uso, em detrimento das estruturas de madeira, evita o desmatamento de árvores, e, caso aconteça a sobra de materiais, eles podem ser utilizados para outros fins. O reaproveitamento de eventuais refugos torna a construção em questão muito mais sustentável.

O preço para a fabricação de estruturas de aço está diretamente relacionado com o seu peso. Então, quanto mais leve for a estrutura para as telhas, mais econômica ela será. Por fim, mas não menos importante, esse tipo de estrutura é produzido com precisão milimétrica, ou seja, a tolerância aos erros é baixíssima. A precisão é um fator de contribuição para o menor custo final da obra.

Quais são as vantagens e desvantagens da estrutura de aço?

As feitas de aço apresentam alguns pontos que merecem destaque e que, certamente, fazem a diferença na hora de escolher a melhor estrutura para o telhado. É importante evidenciar que esse tipo de estrutura precisa da devida proteção contra ferrugem, garantindo uma vida útil maior. Veja, a seguir, mais vantagens e desvantagens.

Vantagens da estrutura para telhado de aço

  • Peso próprio: a estrutura metálica é mais leve que a de madeira e, também, que a de concreto. Assim, podemos contar com peças mais esbeltas e que sobrecarregam menos a fundação.
  • Prazo de execução: quando os primeiros serviços da obra começarem, a fabricação da estrutura metálica também pode iniciar. Assim, quando chegar o momento certo, é preciso apenas instalá-las (por meio de aparafusamento, soldagem ou arrebitamento).
  • Organização: o canteiro de obras fica mais organizado, pois as peças são produzidas em fábricas e apenas montadas na obra. Além disso, não há desperdício de materiais, ou eles ocorrem de forma muito reduzida.
  • Amiga do meio ambiente: além de reduzir o desmatamento, esse tipo de estrutura pode ser desmontado e reaproveitado. É importante lembrar-se de que o aço é 100% reciclável, e o desperdício em sua utilização é praticamente zero.
  • Garantia de qualidade: como a sua produção é industrial, e as fábricas obedecem a controles de qualidade, o produto final dificilmente apresenta grandes problemas. A fabricação sob medida ajuda a otimizar a construção.
  • Alta resistência contra intempéries: o aço é um material de largo uso exatamente por suas características de resistência e durabilidade. Aplicadas às coberturas, sua longevidade pode ser bastante estendida.

Desvantagens da estrutura para telhado de aço

  • Mão de obra especializada: a escolha do aço para estrutura do seu telhado necessita de mão de obra qualificada, o que pode ser difícil de encontrar no Brasil. Obviamente, essa mão de obra é mais cara quando comparamos com a instalação da estrutura de madeira.
  • Desembolso a curto prazo: como a fabricação e a montagem são atividades rápidas, o desembolso com a sua estrutura deve ser feito em um tempo menor, quando se compara com as estruturas de madeira.
  • Tratamento: o aço necessita de um tratamento especial com tinta, para garantir sua proteção contra corrosão e consequente durabilidade. Do contrário, podem surgir problemas advindos desse processo, e isso pode comprometer a segurança dos ocupantes do imóvel.

Quais são as características da estrutura de madeira?

A madeira é um dos materiais de construção mais antigos e mais utilizados em todo o mundo. Em quase todas as obras, é possível encontrar a aplicação dessa matéria-prima. Os custos de mão de obra também não são altos, pois a sua construção é simples, não necessitando de conhecimentos especiais. Já o seu preço pode variar demasiadamente, principalmente por conta da qualidade das peças a serem utilizadas. Sendo assim, seu telhado pode sair caríssimo ou ter um preço mais em conta.

A madeira ainda é amplamente utilizada em estrutura para telhado. Obviamente, é preciso dar o devido tratamento, garantindo a sua durabilidade. Contudo, as recentes preocupações com o meio ambiente e a constante necessidade de diminuir o tempo de construção das edificações estão fazendo com que a madeira fique em segundo plano, dado seu tempo maior de execução.

Quais são as vantagens e desvantagens da estrutura de madeira?

Assim como as estruturas de aço, as de madeira apresentam alguns pontos interessantes. Não podemos deixar de mencionar que a madeira está sujeita à ação de cupins, à variação de temperatura e a outras interferências. Veja, a seguir, mais vantagens e desvantagens.

Vantagens da estrutura para telhado de madeira

  • Disponibilidade: a madeira é um material fácil de ser encontrado e manuseado. Praticamente toda cidade dispõe de depósitos que armazenam e distribuem e para as obras da redondeza.
  • As ligações e emendas são simples de ser executadas: projetos se tornam fáceis de ser colocados em prática.
  • A madeira é natural, reaproveitável e renovável: partindo da premissa de que o consumo será consciente, a madeira usada na obra pode ser oriunda de reflorestamento.
  • O custo de aquisição e instalação é relativamente baixo.
  • Não exige a contratação de mão de obra de alta qualificação: o serviço de carpintaria é um dos mais antigos que se tem notícia. O próprio Jesus exerceu esse ofício, e, portanto, não constitui uma dificuldade encontrar os profissionais no mercado.
  • Não necessita de equipamentos e ferramentas específicos: o trabalho com coberturas feitas em madeira exige apenas instrumentais simples e que são fáceis de conseguir.

Desvantagens da estrutura para telhado de madeira

  • A madeira é um material orgânico e heterogêneo, ou seja, pode apresentar muita variação entre as peças: torna-se difícil conseguir relativa uniformidade entre os diferentes elementos utilizados.
  • A madeira absorve e perde umidade com facilidade: esse “vai e vem” acaba prejudicando a estrutura do telhamento, quando observado o longo prazo.
  • A dilatação e a contração também ocorrem com frequência, permitindo alterações em suas dimensões: o resultado final desse acontecimento é que o telhado está em constante movimento ao longo do tempo.
  • É preciso tratá-la contra o ataque de insetos e fungos: nesse quesito, destacam-se, principalmente, os problemas com cupins, já que se alimentam de madeira e podem inutilizar completamente a estrutura.
  • É preciso prover um tratamento antichamas: a madeira é propagadora de fogo. Dado isso, é imperioso fazer um tratamento que impeça a ação do fogo, em caso de incêndio.
  • Uma viga de madeira exige o corte de uma grande árvore: isso não é nada sustentável e joga contra as obras que usam coberturas desse material.
  • A sua utilização propicia ações de desmatamento: apenas usando madeira de reflorestamento é que o problema pode ser sanado.

Qual das duas estruturas tem custo mais elevado?

Esse ponto tem uma consideração muito elevada para a escolha entre as duas estruturas. Isso é perfeitamente justificável, pois a relação custo-benefício deve ser seguida em toda obra, sob a pena de tornar a construção demasiadamente cara. No caso das estruturas de telhamento, não existe uma resposta simples. A razão para isso se deve ao fato de que não se pode considerar apenas o custo direto relacionado à aquisição do material. Ou seja, uma conta simples do custo de cada estrutura não dará uma resposta correta ao questionamento.

Conforme foi explicitado, o cálculo relativo ao gasto em cada estrutura deve considerar outras variáveis também. Uma delas é a mão de obra necessária à execução de cada uma das opções. A estrutura metálica requer profissionais especializados, enquanto a de madeira aceita os mais tradicionais do mercado.

No entanto, isso não quer dizer que a estrutura de metal seja necessariamente mais cara. De modo algum. A razão disso é que, nessa conta, também devem entrar os cálculos relativos à durabilidade da cobertura, já que, no caso do metal, pode ser bem maior. Além disso, o tempo de execução é o ponto-chave, pois, ainda que a estrutura de madeira admita profissionais sem grande especialização, sua atuação se dará por mais tempo, custando um valor até maior em alguns casos.

A escolha da estrutura metálica para telhado depende de inúmeros fatores. Analisar as vantagens e desvantagens de cada opção é de grande valia para essa definição. É preciso colocar no papel e identificar os pontos mais importantes para a sua obra. Além disso, deve-se contar com um parceiro qualificado para prover os materiais necessários. Nesse quesito, a Regional Telhas é o fornecedor mais indicado.

E aí, gostou do nosso artigo? Então, entre em contato e conheça as opções de estruturas metálicas de que dispomos para atender à sua obra!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.