Durante a fase de escolha dos materiais e definição da estrutura para a cobertura de uma obra, poucas pessoas consideram utilizar a estrutura metálica para telhado. Apesar de parecer um pouco diferente, esse tipo de telhado pode ser uma alternativa com características interessantes, como custo final e durabilidade.
É importante lembrar-se de que o principal objetivo do telhado é proteger uma edificação da ação de intempéries e, ainda, atuar como um regulador térmico dos ambientes. Sendo assim, sua estrutura deve ser capaz de suportar o peso dos seus próprios componentes, do revestimento, de materiais de isolamento, de cargas de ventos e dos demais elementos que estejam nele fixados.
O projeto estrutural pode ser extremamente simples, a depender de cada caso. Contudo, definir a matéria-prima para a execução é fundamental para o empreendimento. Essa escolha pode gerar economia de recursos e, principalmente, de tempo. Você sabe qual tipo de estrutura para telhado escolher, se de aço ou de madeira? Continue a leitura deste artigo e veja as principais informações sobre cada uma dessas alternativas.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Quais são as principais características da estrutura metálica para telhado?
As estruturas de aço estão começando a ser utilizadas no Brasil. Entre suas vantagens, destacam-se a rapidez de instalação e a menor geração de resíduos. Esse tipo de estrutura, normalmente, é produzido em fábricas, necessitando apenas da montagem no próprio canteiro de obras, assim que é recebido. Dessa forma, é possível evitar o desperdício de material e ainda evidenciar a agilidade do processo. Comparado com a estrutura de madeira, a velocidade de execução de uma obra que utiliza a estrutura metálica para a cobertura chega a ser três vezes mais rápida.
Outro ponto que merece certa atenção em relação às estruturas de aço é o fato de elas contribuírem para o meio ambiente. O seu uso, em detrimento das estruturas de madeira, evita o desmatamento de árvores, e, caso aconteça a sobra de materiais, eles podem ser utilizados para outros fins. O reaproveitamento de eventuais refugos torna a construção em questão muito mais sustentável.
O preço para a fabricação de estruturas de aço está diretamente relacionado com o seu peso. Então, quanto mais leve for a estrutura para as telhas, mais econômica ela será. Por fim, mas não menos importante, esse tipo de estrutura é produzido com precisão milimétrica, ou seja, a tolerância aos erros é baixíssima. A precisão é um fator de contribuição para o menor custo final da obra.
Quais são as vantagens e desvantagens da estrutura de aço?
As feitas de aço apresentam alguns pontos que merecem destaque e que, certamente, fazem a diferença na hora de escolher a melhor estrutura para o telhado. É importante evidenciar que esse tipo de estrutura precisa da devida proteção contra ferrugem, garantindo uma vida útil maior. Veja, a seguir, mais vantagens e desvantagens.
Vantagens da estrutura para telhado de aço
- Peso próprio: a estrutura metálica é mais leve que a de madeira e, também, que a de concreto. Assim, podemos contar com peças mais esbeltas e que sobrecarregam menos a fundação.
- Prazo de execução: quando os primeiros serviços da obra começarem, a fabricação da estrutura metálica também pode iniciar. Assim, quando chegar o momento certo, é preciso apenas instalá-las (por meio de aparafusamento, soldagem ou arrebitamento).
- Organização: o canteiro de obras fica mais organizado, pois as peças são produzidas em fábricas e apenas montadas na obra. Além disso, não há desperdício de materiais, ou eles ocorrem de forma muito reduzida.
- Amiga do meio ambiente: além de reduzir o desmatamento, esse tipo de estrutura pode ser desmontado e reaproveitado. É importante lembrar-se de que o aço é 100% reciclável, e o desperdício em sua utilização é praticamente zero.
- Garantia de qualidade: como a sua produção é industrial, e as fábricas obedecem a controles de qualidade, o produto final dificilmente apresenta grandes problemas. A fabricação sob medida ajuda a otimizar a construção.
- Alta resistência contra intempéries: o aço é um material de largo uso exatamente por suas características de resistência e durabilidade. Aplicadas às coberturas, sua longevidade pode ser bastante estendida.
Desvantagens da estrutura para telhado de aço
- Mão de obra especializada: a escolha do aço para estrutura do seu telhado necessita de mão de obra qualificada, o que pode ser difícil de encontrar no Brasil. Obviamente, essa mão de obra é mais cara quando comparamos com a instalação da estrutura de madeira.
- Desembolso a curto prazo: como a fabricação e a montagem são atividades rápidas, o desembolso com a sua estrutura deve ser feito em um tempo menor, quando se compara com as estruturas de madeira.
- Tratamento: o aço necessita de um tratamento especial com tinta, para garantir sua proteção contra corrosão e consequente durabilidade. Do contrário, podem surgir problemas advindos desse processo, e isso pode comprometer a segurança dos ocupantes do imóvel.
Quais são as características da estrutura de madeira?
A madeira é um dos materiais de construção mais antigos e mais utilizados em todo o mundo. Em quase todas as obras, é possível encontrar a aplicação dessa matéria-prima. Os custos de mão de obra também não são altos, pois a sua construção é simples, não necessitando de conhecimentos especiais. Já o seu preço pode variar demasiadamente, principalmente por conta da qualidade das peças a serem utilizadas. Sendo assim, seu telhado pode sair caríssimo ou ter um preço mais em conta.
A madeira ainda é amplamente utilizada em estrutura para telhado. Obviamente, é preciso dar o devido tratamento, garantindo a sua durabilidade. Contudo, as recentes preocupações com o meio ambiente e a constante necessidade de diminuir o tempo de construção das edificações estão fazendo com que a madeira fique em segundo plano, dado seu tempo maior de execução.
Quais são as vantagens e desvantagens da estrutura de madeira?
Assim como as estruturas de aço, as de madeira apresentam alguns pontos interessantes. Não podemos deixar de mencionar que a madeira está sujeita à ação de cupins, à variação de temperatura e a outras interferências. Veja, a seguir, mais vantagens e desvantagens.
Vantagens da estrutura para telhado de madeira
- Disponibilidade: a madeira é um material fácil de ser encontrado e manuseado. Praticamente toda cidade dispõe de depósitos que armazenam e distribuem e para as obras da redondeza.
- As ligações e emendas são simples de ser executadas: projetos se tornam fáceis de ser colocados em prática.
- A madeira é natural, reaproveitável e renovável: partindo da premissa de que o consumo será consciente, a madeira usada na obra pode ser oriunda de reflorestamento.
- O custo de aquisição e instalação é relativamente baixo.
- Não exige a contratação de mão de obra de alta qualificação: o serviço de carpintaria é um dos mais antigos que se tem notícia. O próprio Jesus exerceu esse ofício, e, portanto, não constitui uma dificuldade encontrar os profissionais no mercado.
- Não necessita de equipamentos e ferramentas específicos: o trabalho com coberturas feitas em madeira exige apenas instrumentais simples e que são fáceis de conseguir.
Desvantagens da estrutura para telhado de madeira
- A madeira é um material orgânico e heterogêneo, ou seja, pode apresentar muita variação entre as peças: torna-se difícil conseguir relativa uniformidade entre os diferentes elementos utilizados.
- A madeira absorve e perde umidade com facilidade: esse “vai e vem” acaba prejudicando a estrutura do telhamento, quando observado o longo prazo.
- A dilatação e a contração também ocorrem com frequência, permitindo alterações em suas dimensões: o resultado final desse acontecimento é que o telhado está em constante movimento ao longo do tempo.
- É preciso tratá-la contra o ataque de insetos e fungos: nesse quesito, destacam-se, principalmente, os problemas com cupins, já que se alimentam de madeira e podem inutilizar completamente a estrutura.
- É preciso prover um tratamento antichamas: a madeira é propagadora de fogo. Dado isso, é imperioso fazer um tratamento que impeça a ação do fogo, em caso de incêndio.
- Uma viga de madeira exige o corte de uma grande árvore: isso não é nada sustentável e joga contra as obras que usam coberturas desse material.
- A sua utilização propicia ações de desmatamento: apenas usando madeira de reflorestamento é que o problema pode ser sanado.
Qual das duas estruturas tem custo mais elevado?
Esse ponto tem uma consideração muito elevada para a escolha entre as duas estruturas. Isso é perfeitamente justificável, pois a relação custo-benefício deve ser seguida em toda obra, sob a pena de tornar a construção demasiadamente cara. No caso das estruturas de telhamento, não existe uma resposta simples. A razão para isso se deve ao fato de que não se pode considerar apenas o custo direto relacionado à aquisição do material. Ou seja, uma conta simples do custo de cada estrutura não dará uma resposta correta ao questionamento.
Conforme foi explicitado, o cálculo relativo ao gasto em cada estrutura deve considerar outras variáveis também. Uma delas é a mão de obra necessária à execução de cada uma das opções. A estrutura metálica requer profissionais especializados, enquanto a de madeira aceita os mais tradicionais do mercado.
No entanto, isso não quer dizer que a estrutura de metal seja necessariamente mais cara. De modo algum. A razão disso é que, nessa conta, também devem entrar os cálculos relativos à durabilidade da cobertura, já que, no caso do metal, pode ser bem maior. Além disso, o tempo de execução é o ponto-chave, pois, ainda que a estrutura de madeira admita profissionais sem grande especialização, sua atuação se dará por mais tempo, custando um valor até maior em alguns casos.
A escolha da estrutura metálica para telhado depende de inúmeros fatores. Analisar as vantagens e desvantagens de cada opção é de grande valia para essa definição. É preciso colocar no papel e identificar os pontos mais importantes para a sua obra. Além disso, deve-se contar com um parceiro qualificado para prover os materiais necessários. Nesse quesito, a Regional Telhas é o fornecedor mais indicado.
E aí, gostou do nosso artigo? Então, entre em contato e conheça as opções de estruturas metálicas de que dispomos para atender à sua obra!