Regional Telhas Excelência em Coberturas Metálicas

Por que priorizar fornecedores sustentáveis? Confira!

Escolher fornecedores sustentáveis nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário fazer uma análise completa, que vai desde as certificações existentes até a rede de parceiros da empresa fornecedora. Fazer toda essa checagem sem uma orientação séria pode levar a equívocos.

Este artigo tem como finalidade mostrar a você os motivos pelos quais é vantajoso escolher empresas sustentáveis. Indo além, este post vai ensinar quais são os critérios a serem avaliados. Continue a leitura para conhecer a sustentabilidade empresarial, entender o que são os selos verdes e as cadeias sustentáveis.

O que é sustentabilidade empresarial?

Esse conceito pode ser definido como o conjunto de práticas adotadas por uma organização para promover uma boa relação entre seus métodos produtivos e o ambiente no qual ela está inserida.

No leque dos chamados métodos produtivos, são englobadas todas as suas práticas em relação a pessoas, forma de trabalho e uso dos meios disponíveis. Isso quer dizer que é preciso considerar a forma como a empresa trata seus colaboradores, como ela utiliza os recursos existentes e como faz a transformação desses.

É sempre importante observar se existem boas práticas de sustentabilidade empresarial (como os programas de conscientização dos funcionários), o uso adequado dos recursos naturais disponíveis, o descarte de resíduos e a busca por certificações que atestem o compromisso com o ecossistema.

Como identificar os fornecedores verdes?

Para auxiliar na identificação de uma empresa que pratica a sustentabilidade empresarial, existem as certificações de cunho ambiental. A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização internacional que padroniza as práticas empresariais em diversos pontos de atuação — entre eles, a atuação relacionada ao meio ambiente.

Para atestar se uma organização procura atender aos padrões de produção que respeitem o meio ambiente, você pode verificar se ela conta com a ISO 14001. Essa certificação confere à empresa um “selo verde”, indicando que suas práticas produtivas não agridem nenhum ecossistema.

Outra certificação não obrigatória que diz muito sobre sustentabilidade empresarial é a certificação B Corps. Para que uma empresa receba esse selo verde, deve provar que se preocupa com os problemas climáticos e tem ações para a redução da pobreza e o desenvolvimento das comunidades.

Como os fornecedores verdes ampliam a cadeia sustentável?

Pensando de uma maneira mais ampla, toda empresa também é uma consumidora de insumos. Dessa forma, a empresa que fornece materiais a você também precisa consumir matéria-prima para fabricar os produtos que vende.

Uma cadeia sustentável pode ser ampliada por fornecedores que se preocupam em adquirir materiais de outros fornecedores também comprometidos com o meio ambiente. Isso faz com que toda a cadeia produtiva se torne sustentável. É o compromisso mútuo que torna essa corrente possível.

É importante observar a existência dessa cadeia, já que geralmente um produto final passa por uma série de etapas de produção que ocorrem em diferentes fornecedores. Uma cadeia sustentável minimiza o impacto final a todo o ecossistema e seus habitantes.

Quais são os âmbitos de aplicação das certificações?

Voltando a olhar para as certificações, é importante entender quais são os aspectos que elas avaliam. Nesse sentido, as empresas que detêm selos verdes precisam atender a padrões de produção relacionados ao consumo eficiente de energia, uso e reuso da água, além de cuidados com a biodiversidade e a gestão de resíduos.

Em relação ao consumo eficiente de energia, o Brasil conta desde 2003 com a certificação Procel Edifica, concedida pela Eletrobrás. Esse selo verde premia as empresas que, em suas construções, fazem uso inteligente de energia (preferencialmente advinda de matriz limpa). As instalações devem também prever o combate ao desperdício.

A ISO também tem outras normas e certificações que conferem a característica de sustentabilidade. Um exemplo é a ISO 26000, norma de diretrizes que atesta a presença de responsabilidade social. Há também a OHSAS 18001, que reconhece o atendimento às normas de saúde e segurança do trabalho, denotando respeito e cuidado aos funcionários da instituição.

Como avaliar os fornecedores sustentáveis?

Por incrível que pareça, o ideal é começar pela checagem da formalização da empresa. Ainda é alto o nível de informalidade na construção civil, então vale a pena dar uma olhada. Para empresas com décadas de tradição, isso pode ser dispensável.

Além disso, a verificação da existência de conformidade com o licenciamento ambiental conta bastante. Mesmo nos dias atuais, há empresas que costumam divulgar seus serviços e produtos como sustentáveis, mas sequer atendem à legislação pertinente.

Indo além, chega-se às certificações (que não são obrigatórias). É justamente o atendimento a esse tipo de “padrão não legal” que mostra a preocupação da organização com o meio ambiente. Nesse ponto, vale checar a existência das certificações mencionadas neste artigo e o consequente comprometimento socioambiental.

Quais certificações a Regional Telhas tem?

A Regional Telhas é uma empresa que, desde sempre, se preocupa com o meio ambiente. Nesse sentido, não só atende aos requisitos legais como vai além de sua mera obrigação.

No que tange às exigências legais, a Regional Telhas atua com o pleno atendimento às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas em seu processo produtivo. Assim, os requisitos contidos nas normas NBR 14513 e NBR 14514 são rigorosamente cumpridos. Essas normas falam a respeito dos critérios para a produção de telhas.

Com relação ao meio ambiente, as ações são vastas:

A Regional Telhas também atende a requisitos não obrigatórios. Demonstrando seu compromisso com a qualidade e com o meio ambiente, a empresa conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001 em seu sistema de gestão da qualidade e meio ambiente, respectivamente. Não basta fazer o obrigatório, deve-se ir além!

Os melhores fornecedores sustentáveis são sempre aqueles que fazem mais do que sua obrigação. Esse tipo de empresa procura se atentar às questões que envolvem a sociedade como um todo. Além disso, preocupam-se com os impactos que sua atividade causa ao ecossistema em que estão inseridas. Dando prioridade a essas empresas, você colabora para a construção de um mundo melhor para as gerações futuras.

Entre em contato agora mesmo com a Regional Telhas. Um de nossos consultores estará de prontidão para atender você com as melhores soluções para a sua obra!

Sair da versão mobile