fbpx
engenheiros em uma obra

A maneira de administrar empresas está mudando constantemente para atender às expectativas do consumidor atual. Sendo assim, é preciso investir em novas estratégias de gerência, como a gestão descentralizada.

Nesse modelo de gerenciamento, o líder delega parte das suas responsabilidades a sua equipe, o que melhora a performance, diminui o tempo de resposta e aumenta a produtividade da empresa.

Quer saber como transformar a gestão do seu negócio? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é gestão descentralizada?

A gestão descentralizada consiste em um conjunto de estratégias para dar mais autonomia às equipes. Dessa forma, as decisões podem ser tomadas por mais pessoas, o que diminui a burocracia e aumenta a produtividade do time. Nesse tipo de gerência, o negócio tem uma rotina simplificada, em que os colaboradores podem decidir sem ter que consultar os líderes.

A maior diferença da gestão descentralizada para a centralizada é o nível hierárquico da tomada de decisões. Na administração tradicional, o líder precisa autorizar cada medida, como investimentos, mudanças nos processos e ações simples do cotidiano. Por outro lado, a descentralização oferece mais autonomia, possibilitando um fluxo de trabalho mais ágil e com prazos menores.

Como implantar a gestão descentralizada em uma construtora?

Descentralizar o comando da empresa não é tão difícil quanto parece. Em uma empresa de construção civil, isso se torna possível ao delegar as tarefas mais simples aos colaboradores, ao organizar os processos, entre outros. Saiba mais a seguir!

Delegue as tarefas de gestão de obras

Ter alguém responsável pelos serviços administrativos e confiar mais funções ao time é o primeiro passo para a gestão descentralizada. Um líder cansado e cheio de tarefas pode se tornar um grande problema para o bem-estar de toda a empresa.

Para evitar que isso aconteça, é preciso enxergar que o ato de centralizar tudo pode ser seu maior inimigo. Sendo assim, deixe o orçamento de obras, a elaboração dos projetos e a compras de materiais para outros colaboradores. Isso não quer dizer deixar de acompanhar as tarefas, mas que você não será a peça fundamental nesses processos.

Organize os processos

Um dos problemas que atrapalham a produtividade da empresas é o retrabalho. No setor da construção, isso vale tanto para uma parede fora do esquadro quanto para um orçamento que não tem informações suficientes.

No primeiro caso, é preciso derrubar a parede e refazê-la, o que leva a perda de materiais e de tempo. No segundo, além de buscar mais informações sobre os produtos especificados, é preciso conferir se os preços condizem com a realidade.

É importante ter todos os processos claros e organizados, o que possibilita aumentar a produtividade e evitar erros futuros.

Aumente o controle de obra

Ter um bom controle de obra significa reduzir o desperdício de recursos, sejam eles financeiros, sejam eles materiais ou humanos. Para isso, existem diversas mudanças e possibilidades.

Mudança de layout do canteiro

O layout do canteiro é a maneira como estão distribuídos os centros de produção e apoio, como almoxarifado, montagem de formas, corte de vergalhões, entre outros. Ter um lugar para cada material e uma boa movimentação afeta diretamente a produtividade da equipe e o consumo dos produtos.

Gestão de compras

Os materiais mais utilizados no canteiro são aqueles que geram mais perdas para o negócio, por esse motivo, eles merecem mais atenção na hora da compra e do armazenamento.

Um grande estoque pode significar muito desperdício em função das condições adversas do canteiro ou da mobilização desnecessária do capital de giro. Sendo assim, é importante ter alguém disponível para comprar esses insumos sempre que necessário.

Controle de estoque

Ter alguém para controlar o estoque é uma ótima maneira de descentralizar a gestão, pois permite calcular o tempo médio de recompra dos materiais e evitar o desperdício.

Quais são os benefícios da gestão descentralizada?

Esse tipo de gerência oferece diversas vantagens às empresas de construção. Veja a seguir quais são as principais delas e como a gestão descentralizada mantém o negócio mais competitivo.

Liderança democrática

Distribuir as responsabilidades entre os colaboradores é importante para qualquer negócio, pois garante que todos estarão prontos quando for necessário. Além disso, a descentralização minimiza as falhas no processo de trabalho.

A gestão descentralizada ainda aumenta o número de pessoas capazes de planejar e tomar decisões, fazendo com que as escolhas aconteçam em conjunto e evitando falhas de comunicação.

Mais diversidade de ideias

Ter mais pessoas envolvidas no processo possibilita ter mais ideias e soluções ágeis. Com isso, ao fazer uma escolha, a empresa conta com uma equipe preparada para identificar o que precisa ser posto em prática. Para que isso se torne possível, é essencial que o time seja integrado.

Menos rotatividade de trabalhadores

Uma equipe desmotivada é um grande problema para qualquer negócio, pois gera mais rotatividade nas equipes e, consequentemente, menos lucro para a empresa, já que o gestor precisa investir no treinamento de novos colaboradores com frequência.

A gestão descentralizada ajuda a motivar os profissionais ao deixar as decisões importantes nas mãos deles, garantindo engajamento nos processos.

Aumento do engajamento da equipe

Ter um time engajado e satisfeito com o seu trabalho aumenta as receitas da companhia, visto que se produz mais em menos tempo. Além disso, os trabalhadores ficam mais focados nas metas do negócio, gerando melhores resultados.

Mais satisfação dos clientes

A satisfação dos consumidores também aumenta com a gestão descentralizada. Com uma equipe diversificada e autônoma, as demandas podem ser atendidas com mais agilidade e os profissionais podem focar em atendimentos personalizados. Dessa forma, a empresa fica conhecida pela qualidade da relação com seus clientes, o que aumenta as vendas e contribui para fidelizar os compradores.

Como você viu neste artigo, a gestão descentralizada é uma mudança muito benéfica para as empresas de construção civil, visto que, nesse ramo, é difícil de acompanhar de perto as tarefas de todos os colaboradores. Por meio desse tipo de gestão é possível aumentar a produtividade e diminuir a burocracia dos processos.

Ficou com alguma dúvida sobre a gestão descentralizada na construção civil? Deixe um comentário para que possamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *