fbpx
Informações importantes para a manutenção de telhados

Se você é proprietário de um telhado mas não sabe muito bem como preservá-lo, veio ao lugar certo. Vamos ensiná-lo a fazer a manutenção de telhados adequadamente e a identificar os principais problemas que costumam afetá-lo.

O ideal é não postergar esses cuidados, já que uma cobertura danificada gera infiltrações, que comprometem a estrutura do imóvel e geram outros problemas mais graves.

Aqui você vai aprender a reconhecer os primeiros sinais de que algo não vai bem, saber que atitudes tomar, a importância da limpeza do telhado e o que observar na estrutura, nas telhas e nas calhas. Continue a leitura do texto e fique por dentro do assunto!

Conheça os tipos de telhas

Antes de saber como fazer a manutenção de telhados, precisamos saber do que eles são feitos. Conheça agora os principais tipos de telhas e identifique a sua cobertura:

Telhas metálicas

Podem ser feita de aço, alumínio, zinco ou uma mistura de diferentes metais. São bastante resistentes, duráveis, leves e muito usadas para cobrir grandes áreas por causa do seu tamanho.

Telhas termoacústicas

É um tipo de telha feita de metal e pode ser “recheada” com diversos materiais isolantes, tais como la de rocha, poliuretano e poliestireno, que é uma placa plástica expandido, é um material com ótimo isolamento térmico e acústico. O produto é inodoro, reciclável e fisicamente estável. E é o que há de mais moderno no mercado de telhas.

Telhas de cerâmica

São as mais comuns no Brasil: aquelas feitas de barro e que dão um ar rústico às construções. Existem diversos tipos: francesa, portuguesa, romana, colonial e plan. Necessitam de uma estrutura resistente por causa do peso que produzem e de grande quantidade para cobrir pequenas áreas.

Telhas de fibrocimento

São bastante populares e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto, que deixaram de ser comercializadas por causa do risco que representavam à saúde. São leves e mais baratas quando comparadas aos outros modelos existentes, mas absorvem muito calor e deixam o ambiente quente.

Aprenda a fazer a manutenção de telhados

O primeiro cuidado com o seu telhado diz respeito à limpeza. Muita gente não imagina, mas esse tipo de cobertura precisa de manutenção pelo menos uma vez por ano, a fim de evitar o acúmulo de limo e outros problemas. Esse tipo de sujeira fragiliza as telhas, afeta sua estrutura — principalmente as mais suscetíveis, como as de cerâmica e fibrocimento —, e obriga a substituição das peças.

Em caso de sujeiras maiores, como galhos e folhas, as telhas podem ser acometidas pela ação de fungos. Eles dificultam o processo de secagem das telhas após as chuvas, e a concentração de umidade também vai danificar sua estrutura. Os problemas mais comuns nesses casos são vazamentos e infiltrações, que além de obrigar o proprietário a consertar o telhado, implicarão na manutenção de forros, paredes e outros itens que tenham sido atingidos pela umidade.

A limpeza é primordial, mas não é o único tipo de manutenção que o seu telhado precisa. Além dela, você deve fazer uma verificação das telhas para saber se estão em bom estado ou se precisam de substituição.

Essa verificação se torna ainda mais urgente para quem tem telhado de fibrocimento e cerâmica, visto que as telhas são mais frágeis, quebram com mais facilidade e absorvem mais calor — o que propicia rachaduras.

Outros tipos de manutenção recomendados são a impermeabilização do telhado — para proteger da ação do tempo — e a pintura. Essas ações são indicadas principalmente para quem usa telhas metálicas, que duram mais tempo.

A impermeabilização vai proteger do sol e da chuva, e a pintura vai ajudar na questão da temperatura — e deve ser renovada em intervalos de dois ou três anos.

Pintar um telhado com cor mais escura, por exemplo, aumenta a retenção de calor, o que pode ser interessante para regiões mais frias. Já cores mais claras ajudam a refletir a luz do sol, fazendo com que o local fique mais fresco.

Também é importante observar o prazo de validade da impermeabilização, pois ignorar a renovação deixa seu telhado sujeito a problemas.

Faça manutenção também na estrutura

Além de cuidar do seu telhado, é preciso dedicar atenção também à estrutura. Quem tem base de madeira precisa ficar atento à aplicação de produtos químicos para evitar cupim e fazer constante verificação para saber se alguma delas apodreceu. Nesse caso, é preciso fazer a substituição de ripas ou caibros.

Já telhados com estruturas metálicas dificilmente apresentam problemas e já vêm de fábrica com proteção contra ferrugem, mas é importante fazer sua manutenção para evitar corrosão.

Dedique um tempo à limpeza das calhas — que são canais pelos quais a água da chuva é drenada. Em períodos de seca, elas costumam acumular sujeira e folhas, o que pode entupir os tubos de queda e impedir o processo de escoamento.

Os rufos, que são os elementos de vedação entre a cobertura e a alvenaria, também merecem cuidados. Aqui não há manutenção preventiva, apenas corretiva. Quando há algum tipo de vazamento mas não existem telhas quebradas, deve-se investigar os rufos e fazer a sua substituição.

Outro item que deve ser observado e cuidado são as telas de bloqueio, as chamadas passarinheiras — que são estruturas que impedem que animais entrem nos vãos das telhas e façam ninhos, acarretando problemas ou propagando doenças (como no caso dos pombos).

Tome cuidado e evite problemas

Outra questão importante quando o assunto é manutenção de telhado é a da segurança. Afinal, não é um reparo simples: ele é feito a uma grande altura do chão, com peças grandes ou com certo peso, e deve sempre ser realizado com equipamentos de segurança.

O ideal é contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza ou a substituição das telhas. Esses profissionais saberão encaminhar todos os trâmites necessários para o restauro sem danos ou acidentes, e com o equipamento de segurança adequando.

Como vimos, existem diversos tipos de telhas no mercado para várias necessidades e orçamentos. Se você puder escolher um material de melhor qualidade e que representa o que há de mais moderno no mercado, considere usar as telhas termoacústicas. Elas têm alta durabilidade, oferecem ótimo isolamento térmico e acústico, são recicláveis e não apresentam variação física.

No que quesito manutenção de telhado, a única necessidade delas é a limpeza para evitar entupimentos das calhas e sujeiras.

Agora que você já sabe tudo sobre a manutenção de telhados, que tal conferir qual é a melhor estrutura para ele: aço ou madeira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This