Regional Telhas

Já ouviu falar na telha translúcida? Veja os motivos para adotar na obra

telha translúcida
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O uso de materiais mais modernos na construção civil faz uma grande diferença no resultado final. Não só isso pode aumentar a qualidade da obra para o cliente final, como também pode ajudar na maior sustentabilidade e combinar com a aparência do espaço ao seu redor. E um dos recursos à sua disposição aqui é a telha translúcida.

Você já deve ter uma ideia do que esse material representa, mas ainda é bom ter um esclarecimento maior sobre como ele deve ser usado. E, com um pouco de informação, você também verá como é uma boa ideia começar a incluí-lo em seus projetos.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a telha translúcida, suas principais qualidades e mais alguns detalhes que você deve ter em mente. Acompanhe.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é como funciona a telha translúcida?

Como o nome já diz, trata-se de um tipo de telha por meio da qual a luz passa, iluminando o interior do imóvel, mas que tem uma textura na superfície que borra a imagem. Porém, não se trata de uma placa de vidro, pois ela apresenta a resistência e outras qualidades necessárias para cumprir sua função. Para isso, ela é feita com outros materiais, como polipropileno.

É importante diferenciar essas telhas das transparentes, que permitem uma visão clara através de sua superfície. Nas translúcidas, a tendência é que a luz fique mais difusa, além de haver um bloqueio parcial do calor.

Quais são as principais vantagens de usar a telha translúcida em sua obra?

A inclusão desse tipo de material em projetos novos ou na reforma de projetos antigos não é tão recente, mas ainda precisa ganhar mais atenção. Há muitos benefícios que ela pode oferecer ao projeto. Vejamos alguns exemplos.

Aproveita melhor a luz do dia

O principal propósito desses tipos de telha é garantir que o cômodo fique iluminado por mais tempo sem a necessidade de ligar luzes elétricas, o que ajuda a criar uma iluminação mais natural e relaxante. O modelo translúcido também evita o excesso de luz, pois sua superfície também faz sua difusão.

Outro benefício associados a isso está nas despesas do imóvel ao projetar o telhado. Com menos tempo de uso da energia elétrica, a conta de luz também diminui, o que compensa bastante o investimento no médio e longo prazo. Excelente tanto para imóveis comerciais quanto para moradias.

Bom acabamento estético

Mesmo que a iluminação não seja uma preocupação imediata, a telha translúcida também pode ser usada para fins estéticos. A combinação da textura com a presença da luz no dia a dia pode ser excelente para a composição de determinados ambientes, contribuindo para seu acabamento.

Basta fazer a troca das telhas tradicionais por modelos translúcidos em pontos estratégicos e você verá uma diferença considerável em sua qualidade do visual. Tudo isso sem ter que recorrer a técnicas mais complexas nem ter que fazer muitas mudanças em seu projeto original.

Alta durabilidade

Algo que muitas pessoas não notam sobre as telhas translúcidas é que seu material é, na realidade, bem resistente a intempéries e outros danos. Mesmo que pareçam ser feitas de vidro, cada placa é criar com um polímero bem resistente, tanto quanto qualquer telha, se não mais.

Isso significa, primeiramente, que não é necessário sacrificar o tempo de vido das telhas para conseguir os demais benefícios. Dessa forma, você pode fazer essas alterações no projeto com o mínimo de interferência em suas ideias originais, ou mesmo trocar todas as telhas usadas sem comprometer a estrutura.

Valorização do imóvel

Tudo que melhora a qualidade de vida dentro de um imóvel, que reduz seus custos de manutenção ou que melhora sua aparência é uma forma de valorização. Para muitas pessoas, a aquisição de um imóvel é feita com a intenção de promover essa valorização por meio de reformas e melhorias internas, para compensar seu investimento.

Um dos trabalhos do engenheiro é garantir que essa valorização seja sempre promovida quando possível, seja com melhores materiais, seja pelo seu melhor uso. E telhas que promovem um aprimoramento estético, economia de energia e maior durabilidade se encaixam nesse tipo de valorização.

Facilidade de manutenção

Por fim, mas não menos importante, é necessário pensar em como seu uso afeta os custos de manutenção do imóvel a longo prazo. O investimento e demais economias não compensam muito se o material precisa de muito mais cuidado no dia a dia para manter o nível de qualidade desejado.

Na realidade, elas precisam de bem menos cuidados que a maioria das telhas comuns. Basta fazer uma limpeza regular em sua superfície para que a luz não seja bloqueada e verificar as junções e pontos de fixação. Fora isso, não é necessário se preocupar mais do que você normalmente faria com telhas de metal ou barro.

O que você precisa saber sobre a instalação da telha translúcida?

Assim como qualquer outro material, uma telha translúcida também requer alguma atenção da sua instalação. Mesmo que as mudanças sejam pequenas, ainda é bom mantê-las em mente para minimizar perdas durante o projeto.

É bom esclarecer que essas telhas não são mais difíceis de usar e instalar do que qualquer outro tipo. Na maioria dos casos, elas apresentam os exatos formato e estrutura usados para a construção de telhas tradicionais, bastando solicitar o mesmo modelo, mas em outro material. Isso significa que a instalação ou troca em si não costuma ser um problema.

O único porém é que você deve se certificar com a fabricante sobre esses materiais e sua personalização. Se ela não oferece formas diferenciadas de acordo com o seu projeto, então você vai acabar com muitas fendas e incongruências, o que diminui a resistência à chuva e pode provocar vários problemas internos na estrutura do imóvel.

Agora que você conhece melhor a telha translúcida e suas principais qualidades, pode considerá-la mais vezes na hora de elaborar seus projetos. Ao conversar com seu cliente, ofereça essa opção e mostre como ela pode contribuir com o resultado final.

Se quiser mais dicas para aproveitar melhor esse material, então veja também nosso artigo sobre como usar a telha translúcida para aproveitar a luz natural.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.