Regional Telhas

Mercado de construção civil 2020: entenda qual foi o impacto da pandemia neste setor

mercado de construção civil
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Neste ano, muitos empreendimentos tiveram de adaptar o seu modelo de negócio por causa da pandemia. Com isso, a economia no país acabou sofrendo grandes impactos, como a queda de 1,5% do PIB no primeiro trimestre. Isso afetou empresas em diferentes segmentos no mercado, fazendo com que muitas organizações fechassem suas portas.

O mercado de construção civil em 2020 foi um dos que sofreu com o impacto da Covid-19 e, por isso, muitas empresas tiveram de se reinventar para passar por esse cenário de forma eficiente e ágil. Essa área é uma das menos tecnológicas e tradicionais — mesmo com os investimentos em técnicas de construção e produtos industrializados.

Continue acompanhando e entenda mais sobre o impacto da pandemia nesse setor e quais são as tendências para a construção civil.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais os impactos da pandemia no mercado de construção civil?

Como citamos no início deste texto, a pandemia trouxe sérios impactos à economia no país. O mercado de construção civil não escapou desse cenário, em que as consequências foram bastante consideráveis. Houve diversas paralizações em obras, além da falta de suprimentos e materiais para os projetos.

Isso acabou resultando em uma queda abrupta no mercado de construção civil em 2020, principalmente se considerarmos que o setor já vinha se recuperando ao longo dos últimos anos. A logística dificultada é um dos motivos que limitaram a continuação de muitos projetos, impactando totalmente esse segmento. Em alguns estados, a situação foi ainda pior, como no Ceará, onde a paralização foi maior.

Como o mercado se manteve?

Ainda que a pandemia tenha trazido resultados negativos ao mercado de construção civil em 2020, a situação pôde ser contornada. As empresas desse setor carregam em sua cultura organizacional o espírito de inovação. Assim, foi possível reinventar esse segmento, alcançando resultados positivos — mesmo no meio da crise atual.

Por meio de muita reflexão e uma análise minuciosa desse mercado, foi possível encontrar meios eficientes de desdobrar esse cenário e melhorar o mercado. A construção off-site, por exemplo, é uma forma eficiente de executar projetos.

Ainda que a indústria civil seja uma das poucas que não ocorre exatamente dentro de uma fábrica, o off-site pode mudar totalmente esse cenário. Essa forma inovadora trabalha justamente como um método construtivo que ocorre fora do canteiro de obras, onde as edificações são transportadas posteriormente.

Quais são as tendências de crescimento do mercado?

É inegável que a adaptação se tornou fundamental durante o período da pandemia. Por isso, muitas empresas aprenderam a lidar com a crise, favorecendo a gestão no mercado de construção civil ao longo de 2020. Ainda que o crescimento do setor não tenha sido o ideal, muitos profissionais da área enxergam ótimas oportunidades para a adesão de novas tecnologias à área.

O mercado de construção civil rapidamente vem se reerguendo, mesmo após o baque inicial durante a pandemia. Isso traz um momento propício para que as empresas desse setor estruturem boas estratégias para seus empreendimentos, trazendo mais inovação para as obras.

Pronto! Viu como a pandemia impactou o mercado de construção civil em 2020 e como o setor conseguiu se manter mesmo durante a crise? Ainda que as projeções para esse ano fossem bem mais otimistas, podemos afirmar que as empresas desse segmento conseguiram se manter relevantes e inovadoras, alcançando resultados positivos mesmo em meio a esse cenário conturbado.

Que tal deixar um comentário sobre o tema para nós? Sua opinião é muito importante!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.