fbpx
O que é telha termoacústica e por que ela é um bom investimento?

Entender o que é telha termoacústica é fundamental para quem deseja estar antenado sobre as mais novas tecnologias do mercado da construção civil. Esse é um material que pode agregar bastante ao empreendimento que está sendo projetado, de modo a garantir mais conforto térmico e acústico para aqueles que conviverão no espaço em questão.

Se você tem interesse no assunto e quer se manter atualizado sobre as tendências de mercado da construção, não deixe de conferir este artigo. Confira as informações que selecionamos, fique por dentro das inovações e saiba tudo sobre as telhas termoacústicas!

O que é telha termoacústica?

Também conhecida como telha sanduíche devido à sua estrutura que envolve duas placas metálicas de aço galvanizado ou galvalume, pré ou pós pintado e preenchidas entre elas por um material isolante — geralmente produzido de EPS (poliestireno, o famoso isopor), PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato) —, as telhas termoacústicas são aquelas que, além de servirem como cobertura dos empreendimentos, também têm como função o isolamento da temperatura (termo) e do som (acústica).

Também há no mercado as mantas de lã de rocha, de pet, de vidro e de outros materiais, que contribuem para um fator térmico bastante interessante e são aplicadas entre o conjunto de chapas metálicas das telhas.

Quais são as funcionalidades desse tipo de telha?

Embora o seu uso seja muito comum em coberturas de galpões, as telhas termoacústicas vêm sendo bastante utilizadas em projetos domésticos — tanto para residências simples quanto para as mais sofisticadas. Isso porque, além de garantir mais economia, descartando a necessidade de construir lajes, basta um forro de gesso para dar um acabamento interno ao imóvel.

Além disso, hoje em dia os estreitamentos de obras não precisam mais de alvenarias de cerâmica para isolar o ambiente. Basta uma telha termoacústica aplicada na vertical para dar ao espaço todas as vantagens que o material pode oferecer. Se você não quiser deixar as placas à mostra, é possível usar o steel frame ou o dry-wall, por exemplo, como método de revestimento — de modo a dar um acabamento melhor ao cômodo.

Essa técnica, além de rápida, tem um baixo índice de resíduos e é bastante econômica. Ela também reduz a quantidade de mão de obra necessária para executar o projeto e de materiais, uma vez que não será preciso de pedreiros para fazer o corte das paredes, assentar os blocos, rebocar ou realizar outros trabalhos do gênero.

Além disso, muitos profissionais da arquitetura também aderiram ao uso das telhas sanduíche para incorporar aos projetos de design dos empreendimentos, dando uma nova cara para as tendências de projeto arquitetônico. Com o famoso estilo industrial, essas peças podem agregar um grande valor estético ao imóvel — além, é claro, das vantagens que citaremos logo a seguir.

Quais são as principais vantagens da telha termoacústica?

As telhas termoacústicas não são as favoritas dos engenheiros à toa. Na verdade, elas garantem uma série de vantagens para quem opta por usá-las que vai ficar até difícil de não convencer você a implantá-las nos seus projetos! Quer saber quais são esses benefícios? Então veja a nossa lista a seguir:

  • as telhas termoacústicas proporcionam um custo-benefício melhor do que os demais modelos;
  • economia na estrutura metálica;
  • excelente vedação e acabamento;
  • não absorvem água, evitando o surgimento de mofos;
  • alguns revestimentos térmicos são  retardante a chamas (autoextinguível), e alguns modelos podem, até mesmo, ser resistentes ao fogo;
  • reduzem significativamente os ruídos externos;
  • têm alta resistência;
  • alguns modelos são bem leves;
  • apresentam grande resistência contra o ataque de animais roedores, insetos e fungos;
  • têm grande durabilidade em regiões com maresia, sendo resistentes à corrosão;
  • garantem mais economia em ar-condicionado e demais equipamentos de refrigeração;
  • garantem uma grande economia de energia elétrica;
  • são fáceis de serem instaladas;
  • além da função de cobertura, também podem ser utilizadas em fechamentos laterais;
  • não quebram com facilidade;
  • são feitas sob medida;
  • produto sustentável;
  • montagem fácil, rápida e limpa.

Qual é o custo-benefício das telhas termoacústicas?

Como mencionado, uma das vantagens do uso das telhas termoacústicas é o seu custo-benefício, que não está relacionado apenas ao gasto monetário. Os benefícios estão diretamente e indiretamente relacionados ao uso das placas metálicas preenchidas, o que as tornam ainda mais atrativas.

Além de sentir a economia no bolso devido à redução de gastos com equipamentos de refrigeração, é possível aumentar o vão entre os apoios da estrutura dependendo da espessura das telhas. Espaços com distâncias de 1 metro podem se tornar maiores conforme o modelo e espessura da peça escolhida.

Como é feita a aplicação dos revestimentos?

A aplicação dos revestimentos das telhas tem dois métodos. O primeiro é pela colagem do material isolante, como o isopor — no caso das telhas de EPS. Já nas de PIR e PUR, é possível fazer a união das placas por meio da injeção contínua do produto que será usado entre elas.

Como é feito o processo de manutenção?

Como todo e qualquer material que esteja exposto às ações da natureza e do homem, as telhas termoacústicas também precisam de uma manutenção. Portanto, seguem algumas dicas para manter a durabilidade do material:

  • é muito importante estar atento à existência de materiais que possam impedir que a água da chuva escoa, pois a água pode ficar retida e causar pontos de corrosão na peça, mesmo ela sendo bastante resistente;
  • se utilizada em fachadas, é importante manter a peça limpa para que o empreendimento esteja sempre apresentável. Para isso, a limpeza pode ser feita apenas com máquinas de pressão e sabão neutro;
  • com a exposição constante a intempéries, a peça colorida pode sofrer descoloração — assim como os carros que ficam estacionados com frequência em ambientes desprotegidos do sol e da chuva. Nesse caso, se o proprietário do empreendimento julgar necessário, é possível pintar a telha, mas sempre seguindo as recomendações do fabricante.

​Além disso, é preciso ter cuidado com as instalações feitas no telhado, como antenas e caixa da água, sempre contando com o auxílio de profissionais experientes para não danificar as telhas.

As telhas termoacústicas são perfeitas para qualquer tipo de empreendimento. Além dos diversos benefícios que elas proporcionam para os ambientes em que são instaladas, essas peças se tornaram uma grande tendência no mercado.

Agora que você já sabe o que é telha termoacústica, também entende o motivo de essa peça estar em alta nos dias atuais. Portanto, para ficar à frente e sempre se mostrar um engenheiro de responsabilidade, entre em contato conosco agora mesmo e agregue esse material aos seus projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This