Regional Telhas

O que é telhado ecológico e quais suas vantagens? Confira!

O que é telhado ecológico e quais suas vantagens? Confira!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Atualmente, o telhado ecológico, também conhecido como “telhado verde”, está sendo cada dia mais utilizado nas construções de casas e empresas, devido ao crescente interesse em construções sustentáveis.

Trata-se de uma boa alternativa para reduzir os impactos do crescimento urbano no meio ambiente. 

Neste tipo de cobertura, é um sistema impermeável na parte de cima do prédio que, depois, é coberta com terras e plantas. Isso permite melhor aproveitamento da luz do sol e oferece isolamentos térmico e acústico no interior da casa. Continue a leitura e saiba mais informações! 

Quais as vantagens de um telhado ecológico? 

O telhado verde proporciona diversas vantagens para o ambiente e para os indivíduos, uma vez que ele foi elaborado para melhorar a qualidade de vida da população e para contribuir na preservação dos recursos naturais. Confira! 

1 – Contribui no meio ambiente 

O telhado ecológico ajuda na diminuição de gás carbônico, um dos maiores causadores do aquecimento global. Além disso, ajuda a reduzir diversas substâncias poluentes e prejudiciais ao meio ambiente, como ácido nitroso e dióxido de enxofre.

2 – Favorece o processo de drenagem 

Devido à presença de plantas no telhado verde, a drenagem das águas pluviais ocorre de forma mais eficiente, pois o telhado consegue reter grande parte da água. Logo, ela pode ser aproveitada para outras atividades do dia a dia. 

Para conseguir aproveitar a água da chuva, é preciso que ela fique retida no piso elevado, logo abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em atividades não potáveis. Esse telhado é conhecido como sistema laminar alto, apresenta um sistema integrado ecoesgoto capaz de reter a água da chuva.

Dessa forma, saiba que a água da chuva pode ser usada na limpeza da casa, na jardinagem, na descarga do banheiro e em outras práticas que fazem uso exagerado desse recurso. Isso proporciona uma economia significativa em seu bolso. Hoje em dia, é essencial buscar estratégias para reduzir a economia de água potável, uma vez que ela está cada dia mais limitada. 

3 – Redução da temperatura interna 

Uma das principais finalidades do telhado verde é ajudar na redução da temperatura da casa. Saiba que ele ajuda a refrescar o ambiente em climas quentes e mantê-los aquecidos em climas frios. Com isso, ele ajuda a economizar energia com uso de ventilador ou ar-condicionado. 

4 – Mais conforto

Uma das maiores vantagens é o conforto acústico, já que as plantas conseguem realizar um eficiente absorção sonora, isso impede que o som entre no ambiente e atrapalhe o seu bem-estar. 

5 – Mais beleza 

Caso você deseje uma construção diferente das demais, é indicado investir na construção de um telhado verde. As plantas proporcionam uma beleza diferente e atrativa, além de contribuir significativamente para o bem-estar dos moradores. 

Portanto, o telhado ecológico é muito benéfico para as empresas, os prédios e as casas situadas nos grandes centros urbanos, regiões que apresentam uma elevada poluição ambiental e são mais quentes.

Para quem deseja ter uma boa qualidade de vida e contribuir para a preservação dos recursos naturais, deve investir na criação do telhado verde. É preciso ressaltar que é necessário uma preparação na estrutura antes de inserir o telhado verde, é preciso saber se sua casa ou empresa pode ou não recebê-lo. Um engenheiro agrônomo ou uma empresa especializada em arquitetura sustentável, por exemplo, podem ajudar você durante esse processo.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de mais novidades sustentáveis! 

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.