Regional Telhas

O que fazer para prolongar a vida útil do telhado? Descubra!

que fazer para prolongar a vida útil do telhado
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O telhado é uma das partes mais importantes de uma casa. Porém, para continuar protegendo o interior do imóvel, ele precisa ser bem construído e bem cuidado. Não dar atenção adequada à sua conservação pode reduzir bastante sua vida útil. Apesar da importância, muitos proprietários não investem o bastante na conservação ou não sabem o que devem fazer para prolongar suas propriedades.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre a importância de prolongar a vida útil do telhado e dar algumas dicas de como contribuir com sua preservação. Acompanhe!

Por que prolongar a vida útil do telhado?

Assim como muitas outras coisas em uma casa, a maioria das pessoas não dá muita atenção ao telhado, a menos que ele apresente algum defeito. Essa é uma atitude que pode custar bastante para os moradores, tanto em dinheiro quanto em tempo e estresse.

Primeiramente, é bom lembrar que a vida útil de um telhado bem construído tende a ser bastante longa. Mas fazer sua conservação pode estender esse tempo consideravelmente. O resultado disso é um período mais longo sem ter que desembolsar valores elevados para fazer a troca de todas as telhas ou da estrutura base.

Outro ponto importante é a conservação do imóvel. Se o telhado apresenta muitas falhas de forma consistente, então é bem mais provável que ocorram infiltrações, desgaste das paredes e de outras partes da infraestrutura. A longo prazo, isso pode levar a muito mais custos, além de maiores riscos para quem utiliza o imóvel.

Mesmo que a intenção não seja usar o imóvel como moradia, a sua conservação ainda impacta em seu valor de mercado. Sendo assim, prolongar a vida útil do telhado é uma forma de preservar o preço de venda e aluguel.

Como prolongar a vida útil do telhado?

Considerando sua importância, o próximo passo é saber como prolongar a utilidade do telhado. Veja abaixo algumas atitudes que podem ser tomadas.

Verifique a estrutura do telhado

A forma mais efetiva de prolongar a vida útil de qualquer estrutura é com uma manutenção regular e consistente. E uma das partes que requerem sua atenção é a estrutura do telhado, o esqueleto de metal usado para sustentar as telhas e a sua laje. Se essas partes sofrem alguma patologia, o risco de que esses problemas se propaguem é bem alto.

O ideal é que seja feita ao menos uma verificação anual nessa estrutura, que pode ser parte de qualquer outra inspeção dentro do imóvel. Dessa forma, se houver algum indício de defeito, ele será detectado imediatamente, permitindo que seja corrigido antes que gere alguma consequência para os moradores.

Faça uma limpeza regular

Outro tipo de manutenção de telhado que ajuda a prolongar sua vida útil é a higienização. O acúmulo de poeira, excrementos de pássaros, folhas e galhos não é tão nocivo se for removido rápido, mas se ficar muito tempo sobre a cobertura, pode levar à formação de colônias de bactérias e fungos, acelerando o desgaste do material.

Diferente das inspeções e reformas, o ideal é que essa limpeza ocorra com maior regularidade. Uma vez por mês é uma frequência adequada para remover a sujeira e minimizar o desgaste das telhas a longo prazo. E, claro, se ocorrer alguma eventualidade, como uma chuva muito forte, é uma boa ideia verificar a situação e conservação do telhado.

Confira as calhas e rufos periodicamente

Um acessório para telhado bem comum é o sistema de drenagem, que capta a água da chuva e a escoa para o esgoto. Naturalmente, as calhas e rufos do telhado também tendem a sofrer desgaste, caso fiquem entupidas com sujeira ou haja alguma agressão que leve ao vazamento de água pela parede.

Juntamente com a limpeza do telhado, também é ideal fazer o mesmo nas calhas e rufos, além de sua manutenção regular. Como os outros elementos da estrutura, essas peças podem ter um grande impacto na conservação do imóvel a médio e longo prazo.

Avalie a necessidade de uma pintura

Uma boa pintura não é apenas uma questão de estética. O tipo de tinta usado influencia bastante a conservação de uma superfície, podendo ajudar a reduzir o desgaste causado pelo calor, raios UV, chuva, entre outras coisas. Isso contribui bastante com a vida útil do telhado.

Outro benefício de uma boa pintura é que ela valoriza a fachada do imóvel. Mesmo que o topo do telhado não seja a parte mais visível, ele ainda pode influenciar a sua aparência, o que também contribui com a valorização. Adicionar um pouco mais de cor pode ter tanto um benefício funcional quanto visual.

Aplique produtos de impermeabilização

Uma das principais funções do telhado é proteger o interior do imóvel da chuva, direcionando-o para a rua e para as calhas. Porém, como você já deve imaginar, ela também é uma das principais causadoras de desgastes extensos na superfície das telhas. E, se ela passa pelo telhado, pode causar infiltrações e danificar estruturas metálicas.

A solução aqui é utilizar uma camada impermeabilizante sobre a cobertura ou fitas de vedação entre as telhas, que impedem que a água tenha contato direto com a estrutura. Dessa forma, você evita problemas mais graves com o excesso de umidade e promove sua melhor preservação.

Use telhas de boa qualidade

Boa parte das decisões que determinam a vida útil do telhado são tomadas durante a sua projeção. Uma delas é a escolha do tipo de telha que será usada para cobrir o local. Utilizar material muito barato pode causar mais gastos a longo prazo.

Sendo assim, o ideal é escolher telhas de melhor qualidade para o projeto. Isso reduz drasticamente os riscos de danos à estrutura, além de diminuir a frequência com a qual elas têm que ser trocadas. A longo prazo, isso representa uma redução considerável nos custos de manutenção do imóvel.

Com essas orientações, você já pode prolongar a vida útil do telhado com mais facilidade em seus projetos. Lembre-se apenas de agendar as verificações regulares e não deixe que os defeitos passem muito tempo sem serem corrigidos.

Gostou do artigo? Se quiser acompanhar mais dos nossos conteúdos, curta nossa página no Facebook e receba tudo em primeira mão.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.