Regional Telhas

O que você deve saber para escolher as melhores telhas para galpão

telhas para galpão
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O momento de escolher as telhas para galpão deve envolver uma série de critérios para que o investimento valha a pena. Uma escolha errada pode resultar em infiltrações, oxidações e outras avarias graves, capazes de comprometer todos os itens e até pôr em risco as pessoas que estiverem no local.

Além disso, o período necessário para reformar o teto pode significar a diminuição da produtividade, desperdício de recursos financeiros, insegurança da área, e muito mais. Porém, da mesma maneira, priorizar produtos mais baratos na intenção de economizar também pode ser uma escolha errônea, já que, para isso, a qualidade das telhas para o galpão talvez seja negligenciada.

Pensando em ajudar você com essas questões, a gerente de marketing da Regional TelhasPaula Martins, respondeu às principais dúvidas quanto à melhor escolha das telhas para o galpão. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de conhecer os tipos de telhas para galpão?

Conforme explica a Dra. Paula, uma escolha equivocada pode comprometer o resultado da obra, tanto em termos de funcionalidade quanto em questões estéticas — especialmente nesse ponto, isso poderia prejudicar a autoridade e credibilidade do seu local de trabalho diante dos demais colaboradores ou fornecedores, por exemplo.

Além disso, o conhecimento mais aprofundado no assunto contribui para melhor custo-benefício na hora de escolher os modelos e materiais.

Quais são os modelos e materiais mais indicados de telhas para galpão?

Se você já iniciou sua pesquisa no mercado, deve ter deparado com inúmeras opções de telhas para galpão. A melhor decisão, inclusive de custo-benefício, deve levar em conta a finalidade do galpão e o modelo do espaço.

Galpões com cobertura em arco

Nesse formato de espaço a telha mais indicada é a ondulada RT 17/980, que pode ser fabricada em aço, galvanizado ou galvalume. Além da qualidade comprovada, o produto oferece durabilidade e resistência.

Ainda assim, é preciso redobrar a atenção com a segurança da obra e a durabilidade do telhado, já que o tipo de material pode necessitar de manutenções mais frequentes e os acabamentos utilizados tendem a enferrujar, se não tratados corretamente.

Galpões com plano de água reto

Nesse caso, as telhas trapezoidais, como RT 40/980, por exemplo, são mais recomendadas, permitindo uma inclinação mínima de 10%, e atendem a vãos em média de 1800mm.

Esse é um dos modelos mais comuns nas construções brasileiras, especialmente em áreas comerciais e industriais, embora também possa ser utilizado em residências. As telhas trapezoidais, assim como as onduladas mencionadas anteriormente, podem ser protegidas de corrosão ao passarem pelo processo de zincagem e galvanização.

Porém, em razão do peso do material, esse modelo precisa de uma estrutura mais robusta para oferecer maior segurança à construção.

Galpões com vãos grandes

As telhas trapezoidais também são indicadas para esse tipo de espaço, mas dessa vez, falamos dos modelos RT 100/952 e RT 120/900, que possuem seção mais alta. Isso porque esses modelos possibilitam uma inclinação mínima de até 5%.

De qualquer forma, independentemente do modelo de espaço do seu galpão, não deixe de levar em consideração também o tipo de atividade que será exercida para a escolha do material adequado. Por exemplo, em galpões onde houver o armazenamento de produtos químicos ou fertilizantes, a melhor opção é priorizar o material com maior resistência à agressividade, como o INOX.

Ainda, pensando em custo-benefício, saiba que o uso de telhas metálicas reduz custos com estrutura e mão de obra, por terem materiais leves e de fácil instalação.

Como a inclinação do telhado interfere na escolha das telhas para o galpão?

Como você pôde perceber, a inclinação do telhado também deve ser levada em conta na hora de escolher corretamente as telhas para o galpão, e essa escolha também exige um cuidado especial com o sistema de cobertura.

Nesse sentido, nossa entrevistada pontua que ‘’telhas com a seção mais baixa — em que a onda ou trapézio são mais baixos — necessitam de uma inclinação maior para que haja mais vazão de água’’. Isso contribui para a impermeabilidade. Caso contrário, podem ocorrer infiltrações.

Sendo assim, caso o plano de água tenha uma inclinação baixa, como 5%, ‘’é necessário que se utilize o modelo de telha com a seção mais alta, por exemplo, a já mencionada RT 100/952.’’

Quais telhas são mais duráveis e em que casos elas são mais recomendadas?

De acordo com a Dra. Paula, as telhas mais duráveis são aquelas que apresentam maior resistência contra as intempéries ou componentes agressivos presentes no ambiente em que são instaladas. Nesse sentido, o material galvalume — que é banhado em zinco fundido — é o mais utilizado em telhas metálicas e apresenta excelente desempenho contra intempéries naturais de um ambiente urbano ou rural.

No entanto, caso haja exposição elevada a maresia, fertilizantes ou algum composto químico, o desempenho do material galvalume será inferior. Para isso, existem materiais com outros revestimentos, como magnésio e pintura epóxi, que auxiliam na resistência a alguns destes ambientes. Além disso, há outras ligas metálicas de maior resistência à corrosão, como o alumínio e o INOX.

O isolamento térmico e acústico é importante para o galpão?

isolamento térmico e acústico são responsáveis pelo maior conforto do ambiente, em termos de temperatura e isolamento de ruídos externos, o que também contribui para o bom desempenho da equipe que atua no galpão. Além disso, ‘’dependendo do tipo de atividade exercida ou do tipo de produto produzido, contribui para melhor qualidade da produção, como é o caso de algumas indústrias de alimentos.’’

Quais são as telhas com a melhor ventilação?

Telhas com melhor ventilação proporcionam um ambiente arejado, bem ventilado e iluminado, o que também otimiza o desempenho dos colaboradores que trabalham no galpão. Assim, se essa for sua intenção, priorize telhas com a chapa perfurada, que devem ser instaladas nas laterais do galpão.

De que forma é calculada a quantidade de telhas a serem utilizadas?

Para calcular essa quantidade é necessário considerar o comprimento total da cobertura em relação à largura útil das telhas, bem como quantas peças serão necessárias para cada linha de telha.

Por exemplo, ‘’em um telhado com comprimento de 100m, em que sejam aplicadas peças com largura útil de 980 mm, será necessário criar aproximadamente 102 linhas de telhas. Ainda, no mesmo exemplo, se cada linha de telha for maior que 12m, será necessário o transpasse de 2 peças para cada linha de telha.

Suponhamos que o plano de água, ou seja, o ponto mais alto do telhado até o beiral, tenha mais de 20m. Seriam necessárias duas telhas de 10m para cada linha de telha. Assim sendo, o projeto contaria com um total de 204 telhas de 10m.’’

Quais são os diferenciais das telhas Regional para galpões?

Lembra-se de quando falamos do melhor custo-benefício oferecido pelas telhas metálicas? Saiba que a Regional Telhas possui a mais completa linha de telhas para galpões, além de ser referência nacional nesse assunto. Tudo isso utilizando as melhores matérias-primas do mercado nacional e internacional.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre telhas para galpão? As perguntas respondidas pela nossa gerente de marketing, Dra. Paula Martins mostram que existem inúmeros pontos que exigem atenção na hora da compra, e que os detalhes podem fazer toda a diferença no resultado esperado. Por isso, se mantenha sempre por dentro do assunto para se atualizar.

Que tal aproveitar a visita para conhecer nossos produtos e testar seus conhecimentos adquiridos? Confira nosso site!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.