Regional Telhas

Perfil metálico em U: conheça suas aplicações e cuidados ao utilizar

perfil metálico em u
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Existem muitos componentes utilizados dentro da construção civil, que têm propósitos e estruturas diferentes. Um dos mais usados hoje em dia é a viga U, que tem várias aplicações.

As vigas ou perfis metálicos podem ter diferentes formatos cujos contornos lembram letras do alfabeto. No caso do perfil metálico em U, usado principalmente para promover encaixes, o nome remete justamente à quinta vogal. Os perfis têm diferentes usos na construção civil, proporcionando mais praticidade na montagem.

A principal função desse perfil é o enterçamento, seja para suporte de apoio, seja para receber coberturas e outros tipos de estruturas que serão fixadas nele. Essa peça metálica normalmente é utilizada em edificações que necessitem de grande resistência estrutural.

As vigas também são bastante usadas na indústria em instalações mecânicas. Quer saber mais sobre os tipos de perfis metálicos em U e suas principais aplicações? Continue a leitura deste post!

O que é o perfil metálico em U?

Perfis são vigas metálicas fabricadas em aço galvanizado, aço zincalume ou aço galvalume que são utilizadas em diversas aplicações tanto na construção civil — em coberturas ou projetos com estruturas metálicas —, quanto na área industrial.

O formato da viga U é um dos mais comuns, embora tenha duas variações:

Existem também os perfis U de encaixe ou as cantoneiras metálicas.

A principal função do perfil US é o enterçamento, enquanto o perfil UE funciona como um suporte para apoio das telhas metálicas, além de atender a outras demandas no segmento de estruturas metálicas.

Quais são as diferenças de uso entre os tipos de perfis metálicos em U?

O perfil U simples forma a estrutura treliçada, como os chamados banzos de uma tesoura, que é a armação conhecida como treliça metálica. As vigas ficam na parte superior, inferior e ao meio, com formatos geométricos inclinados.

O U enrijecido forma pontos de apoio, chamados enterçamentos, que ficam sobre essa estrutura formada pela treliça. Assim, em uma cobertura, as vigas U simples são responsáveis pela estrutura, enquanto as enrijecidas são colocadas na transversal sobre as simples. Na sequência, as telhas fazem o fechamento da obra.

O perfil U é utilizado em obras residenciais, industriais e comerciais, seguindo o mesmo conceito das coberturas metálicas. “Vale explicar que a viga enrijecida não tem a mesma função da U simples. Ela é usada em aplicações mais específicas”, explica Adriano Hipólito, supervisor de projetos da Regional Telhas.

De acordo com o especialista, formar uma treliça metálica com o UE é bastante difícil. “Isso só é possível se, com o uso de cálculo estrutural, sua posição for invertida, ou seja, fazendo com que as costas na parte inferior de cada perfil se encostem”, esclarece.

O perfil U simples é uma peça metálica versátil e resistente que é utilizada em grandes construções ou obras residenciais, além de instalações mecânicas, sinalização de trânsito e em indústrias. O perfil enrijecido é ainda mais resistente, ideal para construções com estruturas metálicas pesadas.

As vigas, tanto as simples quanto as enrijecidas, também são usadas para construir tubos ou colunas. Normalmente, o perfil UE oferece um reforço melhor para tubos de coberturas, pilares, suporte para portões e gradeamentos, entre outras aplicações variadas.

Como é o processo de fabricação adequado da viga U?

A qualidade de um perfil metálico depende de vários fatores, mas principalmente da qualidade de sua fabricação. Quanto mais cuidado e atenção for colocado no processo de confecção, mais durabilidade a peça tende a oferecer.

Para sua fabricação, a viga começa como uma única peça de metal, que é esticada e planificada. Isso dá origem a uma viga pré-fabricada, que pode ser modificada para ficar com o formato do perfil desejado.

É importante lembrar que, durante o processo, o aço utilizado também deve ser trabalhado e purificado, evitando que ele se torne poroso e reduza a resistência da peça. Para confirmar sua qualidade, são feitos testes de pressão e estresse antes que as peças sejam destinadas a uso.

Qual é a importância do fornecedor de viga U?

Se você quer produtos de melhor qualidade, precisa buscar os melhores fornecedores à sua disposição. Veja aqui alguns critérios que você deve avaliar antes de fazer a sua escolha.

1. Material de melhor qualidade

No geral, cada fornecedor tem uma fonte de matéria-prima diferente, além de métodos próprios para trabalhar seu material. Sendo assim, a qualidade do material também depende diretamente de quem será o seu fornecedor e como são suas principais práticas. Buscar a opinião de outros consumidores e fazer testes são boas práticas comuns.

2. Garantia na compra

Outro fator importante a ser avaliado é o prazo de garantia da peça, ou seja, a duração mínima pela qual o fabricante garante sua qualidade. Uma garantia estendida significa ter segurança por mais tempo no uso do equipamento. Dessa forma, se houver algum problema, você pode pedir a substituição com menos dificuldade.

3. Entrega em tempo adequado

Para alguns projetos, o fornecimento da viga U deve ser bem frequente, o que exige a colaboração de um bom fornecedor. Um time mais organizado e com produção condizente pode entregar mais unidades da mesma peça sem dificuldades e em menos tempo. Dependendo da quantidade que você utiliza, esse pode ser um fator de grande peso na sua escolha.

4. Melhor relação custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, você também precisa considerar a relação entre o custo do material e a qualidade que ele oferece — tanto no que diz respeito à peça em si quanto às rotinas de entrega e a todos os outros fatores que já mencionamos.

Quais são as vantagens do uso do perfil metálico em U?

O emprego do perfil metálico garante leveza e praticidade à montagem. As peças podem ser fixadas por meio de solda ou parafusadas umas às outras. Além disso, as vigas podem receber pintura para proteção ou acabamento. A espessura fica entre 2 e 3 milímetros.

O uso de peças metálicas nas construções reduz a carga sobre as fundações, tornando o projeto mais econômico e contribuindo para a melhoria do uso do espaço — já que os pilares e as vigas metálicas são mais finos do que os de concreto.

Outro detalhe é que o padrão de acabamento é uniforme, o que permite que a estrutura fique aparente em algumas construções, como estacionamentos, sem prejuízo da estética do local.

Durante a obra, a construção que utiliza perfis metálicos é considerada mais limpa, com menos movimentação de materiais. Isso sem contar que a confiabilidade do material, por ser produzido em indústrias de forma padronizada, é maior, o que garante a segurança da construção — desde que a instalação seja feita de forma correta.

Vale acrescentar que o tempo de construção também tende a ser menor, e na necessidade de uma reforma, é possível incorporar novos elementos metálicos.

Como escolher o perfil metálico adequado ao seu projeto?

Além da viga U, existem outros perfis metálicos que você pode escolher para incluir no seu projeto. Alguns dos principais critérios para fazer a melhor escolha são:

  • distribuição do peso — cada formato distribui o peso de forma diferente para maximizar sua sustentação;
  • consumo de material — uma estrutura com menos metal, mas o perfil certo, costuma ser mais durável;
  • adequação estrutural — alguns perfis se encaixam melhor em diferentes partes de um projeto.

Quais são as recomendações para a instalação e uso?

De acordo com orientações de Hipólito, é fundamental fazer a limpeza adequada na superfície. Preferencialmente, fazer a aplicação do jateamento e, depois, a cobertura de tintas com fundo anticorrosivo, como o zarcão, além da pintura final na cor desejada.

O supervisor de projetos alerta que não é recomendado deixar o produto exposto ao tempo sem a pintura. “O oxigênio, em contato com o aço não revestido, pode provocar ferrugem”, explica. Assim, quando o ambiente é corrosivo, é importante que o aço seja mandado em galvanização ou passe por um processo de jateamento, que forma uma rugosidade na chapa.

Durante a construção, é preciso também observar que as peças exigem um processo de montagem. Isso significa que é necessário fazer um planejamento do momento correto de instalação, além de analisar a estabilidade de cada peça no conjunto da obra. O transporte e o armazenamento das peças metálicas são outros aspectos que exigem cuidados para evitar problemas como a corrosão.

Se os perfis forem parafusados, é importante observar o uso de parafusos adequados para cada finalidade, que devem ser comprados de acordo com as orientações do fabricante dos perfis e das telhas metálicas. Se a opção for solda, é necessário obedecer às normas de segurança, observando a especificação e a espessura do material.

Em qualquer tipo de construção, é fundamental contar com uma equipe qualificada e treinada, que conheça as normas de instalação e os cuidados na utilização do perfil metálico em U. Assim, a obra conquista leveza, beleza e resistência.

Quer conhecer nossa linha de viga U, além de outros perfis metálicos e suas principais características? Entre em contato conosco!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.