fbpx
Por que o aço inox em regiões litorâneas é a melhor opção?

O aço inox é um dos materiais mais importantes para as atividades humanas, estando presentes nos mais diversos setores. Na construção civil ele é essencial, pois oferece muita versatilidade e uma excelente resistência mecânica, além de não se oxidar facilmente. Com isso, tem sido utilizado em diversas estruturas, como as telhas. 

Por apresentar essas propriedades, o material tem sido uma excelente solução para lidar com a maresia nas regiões litorâneas. Quer conhecer mais sobre o aço inox? Continue a leitura deste post!

O que é o aço inoxidável?

Também conhecido como aço inox, esse material recebe um tratamento industrial para evitar a oxidação do metal. Para isso, é feita uma liga constituída de ferro, carbono e pelo menos 10,5% de cromo. Esse último material forma uma camada passiva, invisível a olho nu, que protege o núcleo das peças do contato com o oxigênio.

Outros elementos, como o molibdênio e o níquel, podem ser adicionados à mistura para melhorar as propriedades de resistência à corrosão. Independentemente da composição da liga, o aço sempre passa pelas seguintes etapas de produção: 

  • redução; 
  • aciaria;
  • lingotamento contínuo;
  • laminação a quente;
  • laminação a frio;
  • acabamento.

Com isso, garante-se um produto extremamente versátil e a proteção duradoura contra a ação de agentes oxidativos. Esse reforço é essencial quando o material é utilizado em regiões úmidas ou de alta salinidade, como as praias. 

O que é a camada passiva presente no aço inox? 

É muito comum que as pessoas apresentem uma dúvida a respeito da diferença entre o aço inox e o aço carbono. Apesar dos dois contarem com carbono na liga, o inox apresenta uma camada passiva de cromo. Esse material apresenta uma elevadíssima resistência à corrosão, além de ser durável e invisível quando aplicado sobre o aço base.

Por que usar o aço inox em regiões litorâneas é a melhor opção? 

A maresia tem ação destrutiva em estruturas feitas com metal. Isso acontece porque o ar atmosférico das regiões litorâneas é muito úmido e rico em cloreto de sódio (o sal). Essa substância tem átomos carregados eletricamente, e ao entrar em contato com determinadas estruturas de ferro, roubam um de seus elétrons. Então, o oxigênio entra em ação para corroer o metal e transformá-lo em óxido de ferro. 

Devido à adição do carbono na liga e à camada de cromo, é possível aumentar a durabilidade das estruturas fabricadas com esses materiais. Não é qualquer aço inox, no entanto, que pode ser utilizado em regiões litorâneas: determinadas ligas não apresentam uma resistência tão forte, sendo reservadas para projetos que ficam distantes da ação do mar. 

Próximo a praias, recomenda-se a utilização de aços inoxidáveis com uma maior quantidade de cromo, níquel e molibdênio — como o inox 316, o 444 e o duplex. Eles podem ser utilizados de diversas formas (desde a estrutura até a decoração) e em diversas estruturas, como as vigas, as chapas, os tubos, as telhas etc. Nesse último caso, é possível contar com diversos modelos.

Quais são as características e as propriedades do aço inox? 

O aço inox apresenta vantagens importantes para a estética e a usabilidade nos projetos de arquitetura, como um brilho característico e facilidade de limpeza. Para as etapas de execução da obra, podemos destacar os seguintes benefícios: 

  • uma excelente soldabilidade e conformabilidade;
  • boas propriedades de adaptação mecânica;
  • facilidade de instalação etc. 

Além disso, a manutenção cotidiana do inox é muito simples, feita somente com água e sabão neutro. Com o tempo, pode ser necessário usar métodos mais agressivos, como o ácido nítrico. Nesses casos, há empresas especializadas no assunto, que oferecem um serviço de alta qualidade. 

Em quais outras áreas o aço inoxidável pode ser utilizado?

A versatilidade é a grande marca do aço inoxidável. Por essa razão, é praticamente onipresente nas construções. Ele é recomendado principalmente em ambientes onde há corrosão ou desgaste. 

Além da engenharia civil, o aço inox também é muito importante para aplicações sanitárias, como processamento de alimentos e equipamentos hospitalares. Além disso, é muito utilizado nos seguintes segmentos: 

  • arquitetura; 
  • automobilística; 
  • cutelaria; 
  • fabricação de utensílios domésticos; 
  • armazenagem de grãos e combustíveis; 
  • papel e celulose; 
  • óleo e gás, entre tantos outros. 

Como escolher o aço inox certo para o seu projeto? 

Não existe uma fórmula para a aplicação do aço inox para todos os projetos, então é preciso saber qual é o aço inox mais apropriado para a aplicação desejada. 

Para cada tipo de aplicação há um aço inoxidável que proporciona melhor custo-benefício. Geralmente, quanto mais resistente à oxidação, mais caro é o aço. Há casos, no entanto, que não apresentam um risco tão elevado de deterioração, então é perfeitamente viável utilizar opções mais simples.

Um ponto muito importante é observar as outras características que o seu projeto necessita. Em alguns casos, propriedades mecânicas — como a maleabilidade e a ductilidade — são imprescindíveis. Assim, é preciso procurar ligas de aço com outros elementos além do ferro, do carbono e do cromo. 

É importantíssimo escolher o fornecedor certo, que deve apresentar as seguintes características: 

  • estoque agressivo — a empresa deve ser capaz de fazer entregas de todos os tamanhos a qualquer momento. Isso evita que a sua obra atrase devido a problemas de fornecimento; 
  • boa rede logística — esse ponto garante entregas rápidas e eficientes; 
  • produtos de boa qualidade — as peças oferecidas devem apresentar um padrão de excelência, a fim de garantir a satisfação dos clientes; 
  • um excelente suporte de vendas e de pós-vendas — o aço inox pode ser adquirido por meio de uma rede de distribuição ou de fabricantes de produtos finais. No caso da Regional Telhas, você pode procurar nossos representantes de vendas ou nosso call center

Quais são as vantagens da Regional no mercado de aço inox? 

Na Regional Telhas, trabalhamos com uma grande variedade de modelos de telhas metálicas e uma produção muito versátil. Para garantir entregas de boa qualidade, trabalhamos com uma ampla rede de distribuição no mercado, além de uma equipe de representantes e técnicos especializados para atender às mais diversas demandas. 

Também não podemos deixar de falar de uma parceria que nos causa muito orgulho: a usina APERAM — fabricante de aço inox. Ela nos permite o contato direto com o apoio técnico de um centro de pesquisa, com engenheiros e profissionais especializados em aço inoxidável. 

Se for necessário, o cliente também pode procurar nossa assistência técnica local, que apresenta um atendimento rápido e resolutivo. Esse suporte é integral e serve para todos os momentos. Além disso, oferecemos treinamentos a respeito dos diferentes tipos de aço que fabricamos e suas aplicações.

Utilizar o aço inox nos seus projetos de construção ou de reforma é uma forma de agregar muito mais valor a eles. O material é extremamente versátil e se adapta perfeitamente às zonas litorâneas, conferindo uma excelente proteção à maresia. Por essa razão, a Regional Telhas apresenta uma grande linha de telhas em inox para a aplicação nos mais diversos tipos de projetos.

Quer saber como podemos ajudar você com as melhores coberturas do mercado? Entre em contato com o nosso time de atendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *