fbpx
porta de lambril

Se você está decorando ou pesquisando materiais para a sua próxima obra, precisa considerar a porta de lambril como opção de acabamento. Trata-se de um produto feito com aço de carbono e que possui acabamento natural, ideal para todo tipo de ambiente.

O material é ainda muito solicitado porque oferece conforto acústico, evitando a reverberação do som no ambiente e configurando-se como ótima opção decorativa e estética, além de ter, também, uma ótima durabilidade.

Se você ficou interessando em conhecer um pouco mais sobre esse verdadeiro coringa e suas aplicações, continue lendo este artigo! Aqui, você descobre como e por que utilizar porta de lambril como acabamento nas obras!

Entenda o que é porta de lambril

Você já deve ter ouvido falar de lambri ou lambril como opção de revestimento para paredes. Sua principal matéria-prima é o aço fina a quente, podendo também ser produzido em aço galvalume ou galvanizado.

De origem francesa, a ideia do revestimento surgiu para dar mais conforto térmico nos dias mais frios. No Brasil, onde o problema com baixas temperaturas não é comum, o lambril conquistou por seu charme e versatilidade na decoração.

Ele se caracteriza pelo formato de painéis ou réguas que se encaixam e formam um design bonito e arrojado para o ambiente.

A boa notícia é que o material foi revisitado e agora aparece no mercado em versões mais modernas, como em alumínio e aço-carbono, e como opção para compor portas dos mais diferentes modelos.

Essas portas podem ter diferentes espessuras, variando de 0,8 a 1,2 mm. O importante é compreender que, quanto maior a espessura, maior é a resistência do material.

Por isso, lembre-se de avaliar a espessura conforme sua necessidade: se for utilizar o lambril em ambientes internos, não há problema em optar pela menor espessura. No entanto, se o objetivo for aplicá-lo em ambientes externos, é recomendado avaliar espessuras mais elevadas, que deixam a porta mais robusta. Essa estrutura mais densa propicia a criação de modelos maiores e diferenciados, como portas para estabelecimentos comerciais e as chamadas portas pivotantes.

Saiba as vantagens do material

A porta de lambril pode ser feita com réguas na horizontal ou vertical, o que vai fazer toda a diferença no design final da peça. A escolha do modelo da sua porta deve ser feita levando-se em consideração a decoração escolhida e suas preferências pessoais.

Na vertical, as réguas provocam a sensação de que a porta é mais alta e ampla. Já na horizontal, criam a sensação de acolhimento, aconchego.

Pensando nas sensações proporcionadas pelas formas de aplicação, o uso de lambris horizontais é fortemente indicado para sótãos e espaços com elevado pé direito, ajudando a “encurtar” o ambiente, tornando-o mais confortável.

Os lambris verticais, por sua vez, são perfeitos para espaços muito amplos e com pé direito mais baixo. Sua função, neste caso, é tornar o ambiente mais estreito e mais comprido.

Mas não é só pela beleza que você escolherá o lambril. A peça oferece vantagens como durabilidade, fácil limpeza e muito mais. Confira mais abaixo:

  • estrutura resistente — como vimos, as portas de lambril podem ser confeccionadas em alumínio, aço galvanizado e aço-carbono. Materiais bastante resistentes e que podem servir de composição para portas internas e externas;
  • durabilidade — por ser feita de materiais de alta resistência, esse tipo de porta ganha também no quesito durabilidade, podendo, como mencionamos anteriormente, ser utilizado em ambientes internos ou externos;
  • customização — o lambril é muito versátil e permite sua customização desde o formato (vertical ou horizontal), passando pelo tamanho e possibilitando a aplicação de cores. Além disso, ele possibilita a finalização com puxadores dos mais diversos materiais (aço, aço escovado, alumínio) e a influência de outros elementos, como detalhes em vidro;
  • design sofisticado — o mercado disponibiliza vários modelos de porta de lambril, desde os mais simples, que dão sensação de aconchego, até os mais sofisticados, como os das portas pivotantes e em modelos extragrandes;
  • fácil higienização — todas essas vantagens ainda vêm acompanhadas de uma grande facilidade na hora da limpeza. Basta um pano limpo, macio (para não arranhar a estrutura) e úmido com um pouco de detergente para remover poeiras e outras sujeiras. Depois, é só finalizar com um pano macio para secar a estrutura e pronto! Está feita a limpeza;
  • melhor custo-benefício — material resistente, disponível em várias versões no mercado e com alta durabilidade. Esta é a maior relação custo x benefício que você verá no setor.

Descubra quando utilizar a porta de lambril como acabamento

Não pense que a porta de lambril, tão versátil e repleta de vantagens, possui uso restrito a obras de imóveis residenciais! Na verdade, utilizar o material em locais comerciais também é uma ideia excelente, uma vez que, com seu design, é possível transmitir uma série de sensações (conforto, acolhimento e aconchego, conforme dissemos logo acima).

Para trazer inspiração e mostrar o leque de opções nas quais a porta de lambril pode dar o acabamento perfeito, preparamos uma lista com alguns dos possíveis destinos do material.

1- Cozinha

Além de ser um excelente acabamento para o cômodo, a porta de lambril pode ser utilizada, também, para fechar despensas, armários e móveis funcionais. Criando um padrão de acabamento nos fechamentos, o ambiente ganha em harmonia e leveza.

2- Corredores

Precisa separar dois ambientes em um corredor, mas não sabe como fazer? A porta de lambril pode ser uma excelente solução!

Com as diversas possibilidades de design que acompanham o uso do material, é possível fazer a separação desejada sem criar uma quebra brusca no ambiente.

3- Áreas de serviço

Este é um ambiente da casa que, naturalmente, possui um grande volume de texturas, objetos e materiais em acúmulo. Por que não realizar os acabamentos dos móveis e do cômodo com a porta de lambril? Mais uma vez, reforçamos sua característica moderna, capaz de trazer qualidades estéticas para o local.

4- Depósitos e garagens

Além de ser perfeito para compor o acabamento de portas, o lambril é um material útil também para o fechamento de entradas grandes, como de depósitos e garagens.

Independentemente da finalidade, é importante escolher materiais duráveis e funcionais para o acabamento dos imóveis. A porta de lambril, além de cumprir os dois requisitos, também possui a vantagem de possuir um design moderno e minimalista, deixando o ambiente mais bonito.

Veja a versatilidade do lambril

Já falamos neste artigo sobre como o lambril é dinâmico, podendo ser usado para vários tipos de ambientes e decorações. Desde uma grande porta pivotante na entrada da sua casa, até em uma estrutura toda feita na horizontal para separar cozinhas, corredores ou áreas de serviço e depósitos, o acabamento pode se encaixar perfeitamente em diversos pontos do projeto.

Ao realizar o estudo de viabilidade econômica de um empreendimento, não deixe de considerar o lambril! Certamente ele poderá ser útil de diversas formas.

Lambril nos cômodos da casa

O lambril também pode ser um detalhe na decoração, ornamentando a metade inferior das paredes, por exemplo, ou trazendo alguma textura ao ambiente.

É um aliado estratégico para os quartos infantis, especialmente por sua facilidade de limpeza. Se os pequenos fizerem dos acabamentos em lambril telas de pintura, não se preocupe! Não será necessário investir tanto tempo, esforço ou recursos para recuperá-los!

Pode ser uma alternativa inteligente para disfarçar pequenos danos nos locais revestidos, como descascados ou buracos, ou uma estratégia para conferir rusticidade e um ar “retrô” ao local.

Fatores de multifuncionalidade do lambril

Toda essa multifuncionalidade se deve ao fato do material ter alta resistência mecânica, logo, pode ser instalado em diversas áreas e funções (incluindo banheiros e locais úmidos, desde que se utilize lambris específicos para este tipo de área), além disso, possui vedação reforçada, o que contribui para o isolamento de ambientes internos e externos.

Pode ser encontrada em diversas cores ou pintada, o que possibilita inúmeros projetos de decoração. Alem disso, tem excelente acabamento, configurando-se assim em peça sofisticada e usável em vários ambientes, desde os mais exigentes até os mais simples.

Encaixando o lambril ao seu estilo e à sua necessidade

Para garantir que o lambril se encaixe perfeitamente em suas necessidades, é essencial aliar esse material coringa ao seu estilo e lógica de decoração. Uma porta de lambril sem pintura ou pintada em tons de cobre pode se adequar lindamente a um local mais rústico ou que tenha uma pegada mais industrial.

Já a peça em tons de branco conversa muito bem com uma arquitetura moderna e arrojada.

Há ainda a possibilidade de revesti-la para que imite madeira e ser instalada em ambientes mais clássicos. Como dissemos, versatilidade é o que não falta!

Escolha bem sua porta de lambril

Uma porta faz toda a diferença em um ambiente. Ela valoriza a decoração, oferece segurança ao espaço e é o cartão de visitas do local. Por isso é tão importante escolher uma peça que ofereça resistência e qualidade e que não traga dor de cabeça obrigando uma troca após a conclusão da obra.

Neste sentido, a porta de lambril se configura no mercado como excelente opção para todos os tipos de imóveis e espaços. Com material versátil, de grande durabilidade e beleza, é uma escolha acertada e sem prejuízos.

E aí? O que achou da porta de lambril como alternativa de acabamento para a sua obra? Deixe sua opinião nos comentários!

Comments (4)

  1. Muito bom este tipo de porta

    1. Muito bom este tipo de decoração

      1. Estrela, que bom que gostou. Continue de olho em nosso blog para mais dicas especiais.

    2. Marcos, as portas de lambril são mesmo excelentes. Agradecemos o comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *