fbpx
Quais as 6 principais vantagens de utilizar a cobertura em arco?

A cobertura de uma edificação é a estrutura responsável pela proteção contra chuvas, ventos, neve e outros eventos externos. Ela precisa seguir o modelo arquitetônico do prédio ao mesmo tempo em que atende aos parâmetros técnicos e econômicos. Para isso, ela deve ser impermeável, promover isolamento térmico e acústico e ser leve, e a forma e o custo devem ser analisados em conjunto conforme esses critérios.

Neste texto vamos abordar os atributos da cobertura em arco mostrando como ela pode ser econômica e versátil. Ficou curioso? Continue a leitura para descobrir quais são os aspectos de uma cobertura em arco e as principais vantagens de utilizar esse método construtivo. Confira!

Características da cobertura em arco

Um dos objetivos de usar cobertura em arco é impedir o acúmulo de precipitação. Para isso, ela precisa ter determinada inclinação, capaz de escoar a água da chuva rapidamente.

A cobertura pode ser feita de diversos tipos de materiais, como madeira, cerâmica, aço, laje com impermeabilização e outros. Deve ainda ser escolhida de acordo com as variações climáticas e especificações técnicas do projeto.

O componente indicado para desenvolver a cobertura em arco é o aço. Ele é uma liga metálica versátil e consegue se moldar em diversas formas sem perder suas propriedades. Isso faz com que a estrutura em aço consiga vencer vãos sem aumentar muito a sua espessura.

A norma técnica NBR 5.720/1982 é a mais conhecida e antiga, ela determina as condições exigíveis que devem ser aplicadas às coberturas. Entretanto, em 2010, ela foi substituída pela NBR 15.873 que define os princípios de coordenação modular nas edificações.

Vantagens de adotar a cobertura em arco

A cobertura arqueada é utilizada desde a Antiguidade. As civilizações não dispunham de tecnologias como hoje e usavam pedras para formar o arco em aquedutos e estruturas de drenagem. Elas descobriram que dessa maneira era mais fácil alcançar grandes vãos em uma época que não existia concreto armado e ligas metálicas.

Abaixo vamos listar as principais vantagens em construir uma cobertura em aço com os materiais disponíveis no mercado, acompanhe!

1. Baixo investimento inicial

O telhado em arco desenvolvido em estrutura metálica é preparado fora do canteiro de obras, de acordo com o projeto, e depois as peças são levadas para o local apenas para montagem.

Se o telhado fosse construído no local, utilizando outros materiais, como o concreto armado, teríamos que adicionar o custo com mão de obra, fôrmas, tempo de cura do concreto e talvez fosse confirmado que não seria algo viável.

O aço é um material considerado leve e por isso a cobertura em arco é utilizada em galpões, ginásios e quadras, pois permite a rapidez na entrega, menos risco de atrasos no cronograma e material de qualidade.

2. Propriedade termoacústica

De acordo com a norma de desempenho NBR 15.575 de 2013, todas as edificações devem seguir algumas exigências para manter a qualidade na experiência do usuário. Dois pontos importantes são a acústica e o conforto térmico.

A acústica de uma edificação precisa ser confortável para que as pessoas não fiquem incomodadas com barulhos externos e vice-versa. Do mesmo modo, o conforto térmico também deve ser considerado no projeto para diminuir a variação de calor entre os ambientes.

Uma das maneiras de melhorar esse desempenho nas coberturas é utilizando telhas termoacústicas que podem ser produzidas no formato arqueado, contribuindo para o desempenho da edificação.

3. Superação de grandes vãos

As estruturas em arco são ideais para vencer grandes vãos. Dessa forma, o projeto pode ser desenvolvido com mais liberdade, pois o espaço consegue ser melhor aproveitado e composto sem obstruções.

Os materiais mais indicados para grandes vãos são o aço ou o concreto protendido. A estrutura arqueada desempenha bem o papel de proteção exigido sem diminuir ventilação nem iluminação.

4. Projeto desenvolvido com mais qualidade

Durante a concepção do projeto, o telhado em arco deve ser desenvolvido exclusivamente para a construção a que ele se destina, diferente do telhado plano em que as telhas vão sendo montadas no local em cima da estrutura.

Dessa forma, o projeto é desenvolvido de acordo com o estudo prévio da região sobre o clima, consequentemente ele ganha em qualidade no desenvolvimento e na construção.

5. Estrutura autoportante

As estruturas arqueadas podem possuir a propriedade de serem autoportantes, dependendo da montagem da cobertura. Isso quer dizer que o próprio telhado se mantém de pé, como uma cadeira, por exemplo.

As coberturas em arco autoportantes suportam o próprio peso de maneira que não interferem na estrutura que está abaixo. Essa característica permite reduzir custos na construção e aumentar a área útil disponível.

6. Design diferenciado

O telhado curvo pode ser parte complementar do design da obra. De qualquer maneira, a cobertura deve ser feita para proteger a estrutura. Então, uma boa forma de diferenciar a construção é optando por uma solução visualmente diferente das demais.

O telhado plano é o mais comum de ser visualizado nas casas e edifícios, ou então ele é construído embutido e não é possível vê-lo. O telhado curvo é bonito e diferente, pois foge do comum sem perder em nada a qualidade.

O modelo de telha ideal

O modelo de telha ideal para a estrutura em arco é a telha ondulada. No mercado existem diversas opções de telhas metálicas que facilmente podem ser utilizadas em conjunto com a estrutura de aço em uma cobertura de arco. Veja algumas alternativas de peças possíveis de serem utilizadas nas coberturas em arco:

  • trapezoidal;
  • multidobra;
  • calandrada;
  • translúcida;
  • sanduíche.

O projetista deve estudar qual as propriedades desejadas para a edificação e escolher a que melhor atende, sempre considerando prazo de entrega, confiabilidade da empresa e qualidade do produto.

A estrutura arqueada oferece diversas vantagens para a sua construção. A escolha desse modelo depende de vários fatores, como o tipo da construção, sua finalidade, orçamento disponível e variações climáticas do local. O parâmetro que pode ser bem decisivo nessa escolha é justamente o baixo custo inicial de construção da cobertura em arco, na hora de fechar um contrato com boa margem de lucro.

Além de todas as vantagens citadas, o acabamento da estrutura arqueada pode ser realizado utilizando a telha calandrada, desenvolvida de acordo com a NBR 14.514. Conheça mais sobre essa opção e veja como ela pode compor a sua construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This