Regional Telhas Excelência em Coberturas Metálicas

Quais são as 8 boas práticas na construção de telhados industriais?

É inegável que o telhado é considerado uma das partes mais importantes de qualquer edificação. Ele é responsável por proteger os ambientes internos contra as inúmeras intempéries, evitando a danificação de objetos e de outras partes da própria estrutura, além de proporcionar uma qualidade de vida superior aos usuários. A cobertura também é essencial nas construções industriais, principalmente ao considerarmos o tipo de trabalho que é executado dentro dessas instalações.

Os telhados industriais evitam prejuízos que podem ser causados pela ação do tempo, como é o caso da ferrugem nos maquinários. Dessa forma, é essencial que você procure as melhores práticas durante a etapa de construção de uma cobertura, a fim de garantir sua eficiência e os benefícios que essa instalação pode trazer para a edificação.

Continue acompanhando esta leitura para conferir como é o processo de construção de telhados industriais e quais são as melhores práticas para o seu projeto!

Como é o processo de construção de telhados industriais?

Como foi mostrado, a construção de telhados industriais é um processo fundamental e que não deve ser negligenciado em hipótese alguma. Devido à importância desse processo, é necessário ter bastante planejamento para reforçar a sua eficiência e alcançar excelentes resultados.

Existem diversos fatores que interferem nesse processo, como a escolha dos materiais, dos acabamentos da cobertura e a contratação da mão de obra. O planejamento é uma etapa crucial para assegurar que o telhado industrial vai proteger os ambientes internos corretamente e evitar falhas no futuro que possam comprometer a sua empresa.

Quais são as boas práticas na construção de telhados industriais?

A seguir, vamos apresentar 8 boas práticas fundamentais para o sucesso do seu projeto. Confira!

1. Tenha uma boa vedação e evite infiltrações

Um telhado industrial eficiente é justamente aquele que vai garantir a proteção interna dos ambientes contra quaisquer resíduos vindos de cima. Isso inclui chuva, poeira, sujeira e outras partículas que podem danificar os ativos de uma empresa. Ao planejar a construção de uma edificação, é essencial você dedicar esforços para ter uma cobertura de boa qualidade.

O processo de vedação é feito por meio da união das telhas, algo conhecido como zipagem. Isso garante a vedação perfeita e é um ótimo acabamento. Assim, é possível fazer a instalação sem a necessidade de usar parafusos ou fitas de ligação.

Além disso, as coberturas em trapézio são um modelo clássico e bastante utilizado em construções industriais no país. Elas possibilitam diversas aplicações em coberturas e fachadas, permitindo uma ótima vedação para evitar problemas com infiltrações e garantir um ambiente seguro a todos os usuários.

2. Priorize materiais de boa qualidade

Como citamos anteriormente, a cobertura é essencial para as mais variadas edificações porque, sem ela, os ambientes internos ficam totalmente desprotegidos, favorecendo danos que podem comprometer totalmente os produtos armazenados quanto os maquinários utilizados. O investimento em uma telha de qualidade é essencial para garantir a eficiência do seu telhado e gerar benefícios ao processo.

Existem diversos materiais para diferentes finalidades, que devem ser analisados de acordo com os objetivos do seu projeto. Confira alguns deles.

Telha de metal

Os modelos de metal são os mais comuns no mercado em razão de seu custo-benefício. Essas telhas oferecem um ótimo nível de durabilidade, e são a principal escolha para as edificações. Trata-se de um material que possibilita uma instalação mais prática e eficiente nas construções industriais, proporcionando grandes benefícios ao processo, como ótima vedação e proteção contra infiltrações.

Telhas translúcidas

Outro modelo bastante procurado é a telha translúcida. Ela proporciona ótimos benefícios aos projetos industriais, transformando todo o ambiente de forma positiva para os envolvidos.

Essa cobertura é uma excelente alternativa para quem quer valorizar a iluminação natural internamente. Além de garantir uma melhora na qualidade de vida dos usuários, ela torna viável a redução de gastos com energia elétrica.

Telhas termoacústicas

Outro modelo que gera muitos benefícios em relação à instalação é a telha termoacústica. Ela é fabricada com poliuretano rígido para garantir as propriedades térmicas e acústicas, além de uma ótima resistência mecânica.

Também conhecida como telha sanduíche, essa é uma cobertura muito recomendada para projetos que precisam de um isolamento térmico e acústico mais eficiente. Seu uso permite reduzir gastos com equipamentos de refrigeração e energia elétrica, além de evitar a propagação de fogo e garantir uma ótima proteção contra intempéries.

3. Contrate mão de obra qualificada

Ao começar a construção de um telhado industrial, é muito importante que você conte com as melhores condições para uma obra de sucesso. Isso envolve muitos aspectos, como a qualidade dos materiais usados, um planejamento eficiente e até mesmo uma equipe qualificada para executar seu projeto.

Quando você conta com um time capacitado para fornecer mão de obra de qualidade, é possível contar com diversos benefícios durante a execução do seu telhado industrial. Essa é uma das boas práticas mais importantes em um projeto, já que a presença de alguém incapaz de executar a construção da sua cobertura pode trazer sérias consequências.

Ao contratar um time de profissionais capacitados, é possível reduzir gastos com o projeto. Uma equipe especializada é capaz de executar todo o processo de acordo com o planejamento, evitando desperdícios de materiais e até aumentando a qualidade da sua cobertura. Isso significa que o investimento na sua mão de obra é essencial, reforçando a ideia que o barato pode sair mais caro.

4. Tenha um bom planejamento

Pode parecer muito óbvio o que vamos mencionar, mas, ainda assim, muitas pessoas acabam ignorando a importância dessa etapa em um projeto de construção dos telhados industriais. O planejamento é o centro de toda a sua obra. Sua falta pode desnortear todos os seus esforços durante o processo, além de acarretar sérias consequências.

Um planejamento mal realizado pode encarecer sua obra, atrasar sua conclusão e prejudicar a qualidade do seu telhado industrial. A cobertura é uma parte muito importante de toda a estrutura da edificação, por isso, ao investir tempo e recursos na instalação, você pode ter alguns benefícios durante e depois da execução do projeto.

Ao realizar um planejamento eficiente, é possível definir o cronograma da obra com precisão, determinar a quantidade adequada de materiais e assegurar a eficiência de toda a estrutura. Assim, você terá mais controle durante a execução do projeto e, ainda, encontrará formas eficientes de reduzir seus gastos.

5. Defina os custos

Como já reforçamos ao longo do texto, o planejamento é uma etapa vital para o sucesso do seu projeto. Saber como estimar e definir os custos também é um processo fundamental para você traçar uma estimativa sobre o investimento da sua construção — desde a mão de obra até os materiais que vão compor o seu telhado industrial.

Sabemos que a construção de telhados industriais pode ser bastante custosa caso ocorra incorretamente. Ainda dentro do planejamento, já será possível começar a traçar o orçamento necessário para a execução do projeto e estipular os gastos demandados pela obra.

Ao definir os custos necessários para a construção da sua cobertura, você terá um norte para guiar os seus esforços e alcançar os melhores resultados. Assim, será possível conciliar todos os recursos disponíveis para o projeto com uma garantia de que o seu projeto será conduzido de acordo com o planejado.

6. Conheça os modelos de telhado

Existem diferentes modelos para telhados industriais, e escolher o correto é fundamental para o sucesso do seu projeto. Ainda na etapa de planejamento, é fundamental conhecer as diferentes opções para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Um dos modelos mais populares para telhados industriais é o tipo metálico. Apesar de ser mais custoso que a maioria, ele apresenta maior durabilidade e resistência — reduzindo gastos com manutenção e possibilitando economizar no longo prazo. Também temos a cobertura de concreto que é mais indicada para empreendimentos que lidam com produtos inflamáveis.

Por último, temos o telhado de asfalto. Apesar de ser um modelo bastante comum em edificações residenciais, ele também é um tipo que pode ser aplicado em galpões e barracões industriais. Apesar de ser uma opção bastante leve e resistente, ela não é bastante durável como a metálica.

7. Avalie a estrutura

A estrutura funciona como o esqueleto do seu telhado. É ela que dá o sustento necessário para comportar o peso das telhas escolhidas e providencia todo o conforto e a proteção necessários para a sua indústria. Além disso, é aqui que a cobertura toma forma, garantindo o escoamento de água das chuvas e a proteção dos ambientes internos.

Existem diferentes materiais que compõem as estruturas, como a madeira e o metal. Os modelos metálicos são os mais recomendados para construções como os galpões. Eles apresentam uma ótima resistência combinada com durabilidade e leveza. Dessa forma, é possível reduzir significativamente os custos com a base da construção — chegando a uma economia de até 30% nos gastos das fundações.

8. Aposte no isolamento térmico e acústico

O investimento no isolamento térmico e acústico para o seu projeto é extremamente benéfico para a sua empresa. Essas características proporcionam um ambiente de trabalho mais confortável, favorecendo a produtividade dos profissionais em suas jornadas de trabalho.

Para alcançar excelentes resultados, a melhor opção é contar com um fornecedor de telhas de confiança para assegurar um material de boa qualidade. Assim, você terá a garantia de um ambiente interno seguro e protegido contra as intempéries, além de trazer um conforto térmico e auditivo para todos os usuários da edificação.

Pronto! Ao seguir essas boas práticas durante a construção de telhados industriais, você assegura a qualidade da sua cobertura e garante a proteção dos ambientes internos nas suas edificações. Lembre-se que a manutenção periódica é fundamental para assegurar os benefícios da sua estrutura. Avalie, de tempos em tempos, as condições das telhas e analise se existe a necessidade de substituição ou reparos.

Aproveite para reforçar a sua leitura e aprenda a escolher o material certo para a estrutura do seu telhado!

Sair da versão mobile