Regional Telhas

Quais são as vantagens de usar estrutura metálica para casas? Entenda aqui!

estrutura metálica para casas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Muitas tendências surgem constantemente no mercado de construção civil ao longo dos anos. A inovação é um aspecto fundamental para as empresas desse setor, já que elas são as responsáveis pelos resultados apresentados durante as obras. Com isso, surgiu o uso de estrutura metálica para casas e edificações residenciais.

Essa solução começou sendo usada como alternativa para os projetos, porém, as suas vantagens tornaram as estruturas metálicas uma opção muito requisitada no mercado. Esse investimento é capaz de trazer mais agilidade à construção, além de fortalecer a segurança nas edificações.

Continue acompanhando para conferir as vantagens da estrutura metálica para casas e como elas trazem mais conforto para os projetos!

Por que usar estruturas metálicas para casas?

Inicialmente, o uso de estruturas metálicas era mais comum nos projetos industriais ou comerciais. Porém, muitos profissionais da área começaram a observar as vantagens de contar com esse tipo de material em construções residenciais. Com isso, muitas pessoas passaram a enxergar a superioridade desse material e como ele pode impactar o resultado das obras.

O principal aspecto que despertou interesse das pessoas na escolha da estrutura metálica é por ela ser muito mais econômica. Além disso, essa alternativa pode ser uma excelente escolha para fortalecer a sustentabilidade de projetos verdes.

Quais as vantagens da estrutura metálica para casas?

Veja, agora, como a estrutura metálica pode trazer ótimos benefícios para os projetos residenciais. Confira as melhores vantagens desse material!

Menor tempo de execução

Durante a execução de um projeto, é inegável que qualquer desperdício de tempo pode trazer impactos significativos ao orçamento da obra. Por isso, ao investir em uma estrutura metálica para casas, é possível reduzir consideravelmente o período necessário para a conclusão da construção. Isso acontece porque peças são criadas já com as dimensões e especificações corretas.

Assim, é possível montar os perfis de aço com mais agilidade —, já que as peças chegam prontas ao canteiro de obra. Com isso, cria-se a possibilidade de reduzir a mão de obra e o uso de materiais usados durante o projeto, acelerando a execução da obra. Outro ponto de destaque da estrutura metálica é que ela não sofre impactos por causa de mudanças climáticas.

Ao contrário de outras técnicas de construção convencionais, como o concreto armado, elas apresentam uma praticidade e agilidade maior para serem montadas. Em uma casa de 300 m², por exemplo, o uso da estrutura metálica pode demorar, aproximadamente, uma semana para ser concluída, enquanto outros materiais chegam a demorar meses.

Facilidade durante a construção

Outra característica que popularizou o uso da estrutura metálica para casas é a facilidade que esse material traz durante a construção. Além de reduzir significantemente a execução das obras, esse investimento também proporciona mais praticidade durante a sua instalação. A sua leveza, por exemplo, possibilita economizar na mão de obra necessária para o processo.

Além de contribuir para uma montagem agilizada, a estrutura metálica também se destaca em outro aspecto. Muitos profissionais da área indicam o uso desse material para projetos que demandam o aproveitamento de espaços. Isso acontece porque o uso de sistemas construtivos em aço possibilita trabalhar com vãos maiores, além de desenvolver um dimensionamento adequado.

Esse material também se destaca caso seja necessário realizar uma reestruturação ou uma reforma do imóvel. Devido à sua característica adaptável e econômica, é possível reduzir significativamente os gastos nesse processo, principalmente quando comparado com outros materiais.

Maior sustentabilidade no projeto

Cada vez mais as pessoas estão optando por projetos sustentáveis. Inserir esse conceito em uma obra é uma forma eficiente de trazer melhores condições de vida e ainda preservar a natureza no processo. Por isso, o investimento em estrutura metálica acaba sendo uma ótima solução para quem quer uma obra ecologicamente correta.

Esse material é totalmente reciclável, além de ter um alto valor de revenda. Ele pode ser reaproveitado para a criação de outras peças, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. O seu uso reduz a utilização de madeira na estrutura das casas, eliminando a emissão de materiais particulados e da poluição sonora que os demais equipamentos podem causar em uma construção.

Além disso, o uso de uma estrutura metálica na construção envolve um processo construtivo a seco. Isso significa que são usados menos água e madeira, além de reduzir a emissão de poluição. A agilidade de execução do projeto também impacta diretamente na redução do consumo de energia elétrica e na produção de resíduos, proporcionando um projeto mais ecologicamente correto.

Maior resistência

A estrutura de um imóvel é uma parte fundamental para qualquer projeto residencial. Sua execução assegura a proteção e segurança de todos os usuários da edificação, trazendo mais conforto durante o dia a dia. Por isso, contar com um material mais resistente é essencial para gerar mais tranquilidade para você e sua família.

Esse material é capaz de agregar maior durabilidade aos projetos. O aço galvanizado conta com uma ótima resistência contra a corrosão. Além disso, é possível revestir a estrutura metálica com algumas pinturas especiais, elevando ainda mais a vida útil do metal. Isso traz uma proteção eficiente contra agentes químicos, além de aumentar a segurança da edificação em casos de incêndio.

Ótimo custo-benefício

Investir em uma estrutura metálica para casas é uma forma de economizar a médio e longo prazo. Além de trazer uma fundação mais em conta para a saúde do seu bolso, esse investimento gera menos resíduos que, consequentemente, reduzem o descarte de entulhos durante o processo. Além disso, devido à sua leveza e praticidade de instalação, é possível também economizar durante a execução do projeto.

Grande versatilidade

Uma das características mais valorizadas pelos arquitetos. Como mostramos, essa estrutura possibilita construções com vãos mais amplos, sem qualquer tipo de interrupção de vidas ou outros pilares. Isso permite o aproveitamento melhor do espaço, possibilitando projetos com características criativas e distintas.

Como as estruturas metálicas para casa são feitas?

Todo o processo começa com a criação de modelos 3D, os quais se baseiam no cálculo das dimensões e do peso a ser distribuído. Sem esse preparo, pode ser que a casa não tenha uma infraestrutura bem sólida, o que vai comprometer sua sustentação a longo prazo.

Depois de montado o projeto, ele irá passar por algumas verificações. Só depois de aprovado pelo comitê de segurança é que ele terá início de fato. Cada peça, viga e chapa será cortada nos tamanhos especificados, depois serão todas transportadas para o canteiro de obra e descarregadas.

A partir daí, deve ser feita a montagem das peças, bem similar a um quebra-cabeça tridimensional. Felizmente, como o processo de montagem é muito mais prático, a construção não dura tanto tempo, bastando ter o acompanhamento de uma equipe proporcional ao tamanho do imóvel.

Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar uma estrutura metálica para casas?

Assim como qualquer outro projeto, esse imóvel também precisa de alguns cuidados específicos para ser melhor aproveitado pelos proprietários. Confira aqui alguns dos principais deles:

Compatibilidade do projeto com o material

Quando um cliente pede a construção de um imóvel, dificilmente ele chega já com todas as especificações de material e infraestrutura. Essa parte é trabalho do engenheiro. E mesmo que pedisse uma casa de metal, você teria que conferir se o projeto é compatível com essa ideia. Se houver alguma particularidade, como a localização, acessibilidade ou outro fator, que torna o uso da estrutura metálica para casas inviável, então é melhor buscar outras opções.

Proteção adequada

Como parte do seu planejamento, é necessário considerar também o desgaste prolongado da estrutura. Especialmente com a ferrugem. Para evitar que isso se torne um problema, é necessário tomar todas as precauções e incluir também alguns recursos de proteção à estrutura: pintura especial, camada de vedação, entre outras coisas. Especialmente para os pontos de fixação, para o telhado e áreas onde há maior risco de corrosão.

Manutenção preventiva

Não há como uma casa se manter de pé por muito tempo sem ao menos algumas reformas. Sendo assim, antes de entregar o projeto, é uma boa ideia já ter uma agenda mais ou menos definida de manutenção preventiva.

É sempre bom fazer uma inspeção anual, no mínimo, para garantir que as peças estão em bom estado e ver se alguma delas já precisa ser substituída. O cuidado deve ser redobrado em áreas com umidade e nas proximidades do encanamento, sistema de drenagem e caixa d’água. Afinal, qualquer pequeno vazamento pode ser ainda mais prejudicial.

Por fim, vale a pena informar os clientes sobre alguns sinais aos quais eles devem se atentar para garantir a própria segurança.

Quando a estrutura metálica para casas é a melhor opção?

Mesmo com todas as vantagens e tudo que já falamos, a questão primária é sempre a mesma: onde a estrutura metálica deve ser usada? Primeiro, leve em conta as qualidades que já citamos. Se alguma delas é de interesse do proprietário, especialmente a economia de espaço, então é um bom sinal. Fora isso, essa é uma opção bem versátil para qualquer projeto. Basta se planejar de acordo.

Viu como a estrutura metálica para casas traz ótimos benefícios para o seu projeto? Esse material está cada vez mais popular no mercado, tornando-se uma tendência para a construção de imóveis ao longo dos próximos anos. Por isso, procure sempre contar com um fornecedor de confiança para assegurar as suas vantagens! Não se esqueça de nos seguir no YouTubeFacebook e Instagram para acompanhar mais conteúdos como esse.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.