Quais são as vantagens do fechamento lateral com telha trapezoidal?

fechamento lateral com telha trapezoidal
6 minutos para ler

A inovação é um fator muito mais importante para o sucesso de uma obra do que muitos imaginam. Há muitas técnicas e metodologias que podem ser usadas para facilitar o processo de construção, assim como aumentar a qualidade do produto final. Um bom exemplo disso é o fechamento lateral com telha trapezoidal, que tem aplicações em vários projetos.

Apesar de sua utilidade e bons resultados, muitos engenheiros ainda se prendem a materiais mais tradicionais e, em alguns casos, antiquados. Para poder obter o melhor resultado possível, é importante pensar em como todos esses recursos serão usados e no impacto que eles podem ter no projeto. E, em alguns casos, os métodos mais convencionais não são os mais eficazes.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de telha, como é sua aplicação e quais vantagens ela oferece para o seu projeto. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como funciona o fechamento lateral com telha trapezoidal?

De forma simples, esse fechamento é um componente secundário na estruturação de uma parede, utilizando telhas em formato de trapézio fixadas com parafusos a um esqueleto de metal. Essa estrutura substitui as paredes de alvenaria que são usadas na maioria das construções.

Sua aplicação é bem mais comum em galpões, salões e quadras, que podem aproveitar melhor suas qualidades. Paredes de tijolo e cimento ainda têm suas próprias qualidades, as quais ainda são úteis em muitas obras. Porém, entender que existem alternativas faz toda a diferença em muitos dos seus projetos.

Quais são as vantagens desse formato?

O uso do fechamento lateral com telha trapezoidal apresenta uma série de vantagens para vários trabalhos, desde que seja bem aplicado. Confira aqui alguns dos principais benefícios que ele pode trazer para seu projeto.

Boa relação entre custo e benefício

Um dos principais pontos a favor dessa estrutura é o benefício que ela traz para o orçamento do seu negócio. Uma parede feita com tijolos e cimento costuma levar bem mais tempo para ser armada corretamente e com segurança, além de exigir mais pessoas trabalhando. Dependendo da obra, isso pode sair bem caro.

Por outro lado, o fechamento lateral é uma técnica mais rápida e eficiente. E a telha trapezoidal tem o custo de produção, transporte e armazenamento bem menor que a média. Isso significa que, em um projeto amplo, você pode ter uma economia considerável.

Instalação mais prática

Outra coisa que o fechamento lateral com telha trapezoidal tem a seu favor é seu método de instalação. Como já explicamos, ela consiste em um simples esqueleto de metal com placas fixadas com parafusos. Um processo bem mais simples e prático quando comparado com a alvenaria tradicional.

Normalmente, seria necessário instalar vergalhões, criar paredes de tijolos e usar cimento ao longo do caminho. E cada um desses passos pode levar um longo tempo, tanto pela dificuldade de manusear os materiais quanto pela espera para que o cimento seque. No caso da telha trapezoidal, o processo inteiro pode ser realizado em apenas um passo, sem muitas dificuldades.

Obra mais limpa

A aplicação de cimento em qualquer obra sempre gera excessos e detritos. Lascas, pequenas gotas, poeira, entre outras coisas que exigem limpeza após sua conclusão da obra. Tudo isso adiciona mais tempo e esforço ao processo, além de poder prejudicar a saúde dos profissionais que atuam na obra.

A aplicação de uma telha sobre uma estrutura de metal, por outro lado, dificilmente produz qualquer resíduo. Em geral, basta limpar as superfícies após o término da obra e pintá-las para deixar tudo em ordem.

Melhor acabamento do material

Você, provavelmente, já viu várias paredes de alvenaria que, depois de serem concluídas, tinham uma superfície irregular, alguns furos, buracos, entre outros problemas de acabamento. Isso significa que seria necessário dedicar mais algum tempo a corrigi-los ou simplesmente entregar a obra com esses defeitos e prejudicar um pouco a opinião do cliente em relação ao trabalho.

Por outro lado, o fechamento lateral com telha trapezoidal não costuma ter esse problema. Desde que tudo seja realizado de forma adequada, com o esqueleto de metal devidamente alinhado e peças do tamanho certo, a superfície ficará bem uniforme, bastando uma boa demão de tinta para finalizá-la.

Estrutura mais segura

Tanto no momento da construção quanto após sua entrega, é importante se preocupar com a segurança da obra. Enquanto ela é construída, todos os profissionais no canteiro de obras precisam estar atentos a potenciais riscos na manipulação dos materiais. E, após a conclusão, ela deve se segura para quem for usar o espaço.

As telhas trapezoidais, apesar de mais finas que a alvenaria, têm uma boa resistência, o que evita defeitos estruturais que possam levar a acidentes. Além disso, a instalação mais simples também implica em menos riscos durante o manuseio dos materiais e condução do projeto como um todo.

Isolamento térmico e acústico

Em dias quentes, paredes de concreto e tijolo sempre absorvem muito calor. Esse é um dos motivos para muitos edifícios serem tão quentes durante o verão. Além disso, é sempre necessário um revestimento extra para evitar que sons altos fazem com facilidade.

Uma qualidade do fechamento lateral com telha trapezoidal é que, dependendo do tipo de telha escolhida, ela pode ter um nível de isolamento acústico e térmico bem alto. Isso dependerá, principalmente, do tipo de projeto, do orçamento e do propósito do local, mas é algo a ser levado em conta.

Alta durabilidade

Por fim, é sempre bom lembrar que a prioridade é pensar a longo prazo. Ou seja, dentro dos limites do seu orçamento, você deve pensar em coisas que gerem maior durabilidade para a estrutura. Nesse caso, a telha trapezoidal é uma ótima opção, pois tem alta durabilidade, resistindo ao vento e chuva com baixo índice de manutenção. E caso haja algum problema, basta remover as telhas e fixar um novo conjunto.

Agora que você conhece melhor o fechamento lateral com telha trapezoidal, é hora de usá-la em seus projetos. Lembrando sempre que, acima de tudo, você deve escolher um bom fornecedor para obter telhas de qualidade.

Se quiser encontrar uma opção agora, entre em contato com a Regional Telhas e conheça nossos produtos.

Você também pode gostar