Regional Telhas

Quais tipos de telhados ajudam a evitar o clima quente? Descubra!

tipos de telhados
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A escolha dos tipos de telhados na construção pode interferir na qualidade de vida das pessoas que frequentam o ambiente, afinal, isso influencia na variação da temperatura. É importante conhecer os diferentes modelos de telhados, já que cada um deles conta com características específicas.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil associar o clima da região aos desejos e às necessidades do cliente. Isso é especialmente importante porque ficar refém de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado não é o melhor cenário, principalmente diante do aumento na conta de energia elétrica. Em locais de clima quente, como o Brasil, é fundamental levar isso em consideração.

Faz parte do seu objetivo melhorar a temperatura ambiente a partir dos tipos de telhados escolhidos? A nossa gerente de marketing, Paula Martins, tirou as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Por que o telhado interfere diretamente na temperatura das residências?

Conforme mencionado, os tipos de telhados escolhidos para um imóvel podem interferir na temperatura ambiente. Isso acontece porque o telhado é a área que mais recebe o calor do sol, e as altas temperaturas podem passar para dentro do imóvel se o material do telhado não for considerado na obra.

Existem alguns tipos de telhado com isolamento térmico. Esse produto impede que a temperatura passe de um lado para o outro, atuando como se houvesse uma barreira entre dois ambientes.

O material utilizado para esse isolamento normalmente tem uma baixa condutividade térmica. Na prática, isso se traduz em menor produção de calor.

Qual é a importância de pensar nessa questão antes de definir o tipo de telhado ideal?

O isolamento térmico tem um papel fundamental no clima e na qualidade de vida das pessoas que frequentam o ambiente. Como afirma Paula Martins:

“Um telhado com bom isolamento impede que o ambiente interno fique excessivamente quente quando está calor, e conserva a temperatura interna em um dia frio. Então, é mais fácil controlar a temperatura interna, economizando energia de aparelhos como aquecedor ou ar-condicionado.”

Quais são os tipos de telhados indicados para cidades com clima quente?

Diante do que foi apresentado, é indispensável conhecer os tipos de telhados mais indicados para cada circunstância. A seguir, você acompanha as sugestões da nossa gerente de marketing para cidades com clima quente.

Um dos exemplos mais recomendados para esse tipo de situação são as chamadas telhas sanduíche, que podem ter isolamento em poliestireno expandido (EPS), poliisocianurato (PIR) ou mantas térmicas, como lã de rocha.

O EPS é conhecido popularmente como isopor, e possui grande concentração de ar armazenado em esferas de poliestireno. Em função disso, ele é classificado como um bom isolante térmico. O PIR, por sua vez, é um plástico termoendurecível, produzido como uma espuma e usado como isolante térmico rígido.

Tanto o EPS quanto o PIR são os materiais mais utilizados nas telhas sanduíche. Isso é explicado pela baixa condutividade térmica e pela capacidade de reduzir consideravelmente a temperatura interna em relação ao ambiente externo.

Além disso, os materiais citados podem ser usados em telhas com pintura branca, que refletem os raios UV. Isso ajuda a reduzir ainda mais a transmissão de calor e a emissão de CO2, que ocasiona o aquecimento global, além de contribuir para redução do consumo de energia elétrica.

Outras indicações de telhas para cidades quentes são:

  • telha ecológica, que tem baixo índice de condutividade térmica e pode ser combinada com manta térmica;
  • telha térmica, que apresenta um índice de isolamento térmico de até 80% e capacidade de redução da temperatura interna de até 5ºC (valores teóricos);
  • telha de concreto, que oferece um baixo índice de condutividade térmica, principalmente para telhas nas cores claras;
  • telha de cerâmica, que pode tornar um ambiente mais fresco e está disponível em vários modelos;
  • telha colonial, que, além do destaque para o desempenho térmico, está disponível em diferentes formatos e designs, principalmente no estilo rústico.

Qual é o melhor custo-benefício entre as opções?

De acordo com Paula Martins:

“O custo-benefício pode variar de acordo com o objetivo do projeto. Telhas com isolamento em PIR e EPS são muito comuns e há diversos benefícios. Se for para coberturas em arco, o correto é o sistema com uso de lã de rocha, que pode ser feito in loco. Para se obter o melhor custo-benefício, é necessário priorizar a especificação correta do material para o empreendimento.”

Até que ponto essas telhas interferem na temperatura em períodos de inverno?

É natural que você se pergunte como escolher telhas pensando em climas quentes pode interferir no conforto térmico durante o inverno.

Saiba que, como afirma a nossa entrevistada, as telhas ajudam a conter o calor interno, impedindo que ele escape — é importante manter o ambiente bem isolado, impedindo que a temperatura interna escape pelas frestas.

Quais são os benefícios de usar o telhado certo?

Alinhar a escolha do tipo de telhado às condições climáticas do ambiente em que o imóvel será instalado gera muitos benefícios. Os principais deles são:

  • redução de gastos com energia elétrica, pois o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, será reduzido;
  • mais facilidade de instalação ao escolher o tipo de telhado correto — dificilmente será preciso reformar esse setor futuramente, apenas realizar manutenções periódicas;
  • mais conforto térmico, que, por consequência, gera mais qualidade de vida;
  • apelo visual e estético — telhados brancos e telhas coloniais, por exemplo, podem proporcionar uma aparência mais bonita e diferenciada para o seu imóvel.

Como equilibrar o isolamento térmico do telhado e do forro?

Para encontrar esse equilíbrio, é importante manter o ambiente bem isolado, vedando frestas para impedir que o ar de fora entre por outros meios, aumentando a temperatura do forro.

Como você pôde notar, a escolha dos tipos de telhados pode interferir bastante no conforto térmico e na qualidade de vida das pessoas que estão em determinado ambiente. É importante conhecer bem as características dos materiais escolhidos e saber o que considerar na hora da escolha.

Quanto a isso, saiba que, na Regional Telhas, é possível encontrar as já citadas telhas termoacústicas com PIR e EPS.

Quer conferir mais detalhes dos nossos produtos? Acesse o site da Regional Telhas e saiba mais!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.