Regional Telhas

Reforma de telhados industriais: entenda como deve ser realizada

reforma de telhados industriais
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O telhado é uma das partes mais importantes de uma construção, sendo o responsável por proteger o interior das condições climáticas. A reforma de telhados industriais deve ser feita com periodicidade, caso contrário, os problemas se acumulam e exigem um cuidado ainda maior.

Criamos este conteúdo especializado em reformas em telhados industriais para ajudar você a ter mais informações sobre o assunto. Boa leitura!

1. Qual é a importância de fazer a reforma de telhados industriais?

O telhado é um importante componente de uma estrutura predial. Sua principal função é abrigar e proteger o interior da edificação contra possíveis intempéries — isso inclui pessoas, maquinários e mobiliário necessários para o bom funcionamento de uma instalação industrial.

A reforma do telhado de uma indústria faz parte de um conjunto de ações de manutenção que objetivam prevenir a ocorrência de problemas graves, que poderiam atingir a edificação no futuro. Essa é uma das formas mais eficientes de prolongar a atuação da empresa e preservar o capital investido.

2. Qual é a periodicidade para que essa reforma de telhado seja realizada?

De fato, não existe uma regra que deva ser seguida por todas as edificações industriais, de modo que sua aplicação se dê de maneira uniforme. A recomendação mais acertada parte de um plano de manutenção bem definido, que preveja uma rotina de inspeções periódicas com o objetivo de identificar qualquer problema aparente logo no início.

A identificação de algum problema estrutural em qualquer uma dessas vistorias é um forte sinal para indicar a necessidade de fazer a reforma do telhado. Problemas estruturais podem mostrar que há comprometimento da estrutura, e isso deve ser corrigido o quanto antes. Outros casos referem-se a necessidades estéticas apenas, caso seja interessante para a empresa.

3. O que é preciso saber sobre a análise da estrutura e a identificação de problemas?

A inspeção periódica fica a cargo da equipe de manutenção, que deve contar com profissionais dotados de alta especialização. Somente profissionais qualificados estão aptos a identificar os sinais que indicam a necessidade de uma reforma rápida e urgente.

Entre esses indicativos, podemos citar alguns que podem remeter a patologias estruturais, que podem vir a comprometer a edificação. A perda de revestimento ou da pintura é um deles, assim como a presença de resíduos sobre os materiais do telhado. Fissuras, oxidação e trincas também devem ser encaradas com seriedade para uma avaliação mais criteriosa.

4. Por que a limpeza das telhas e das calhas é algo necessário dentro da reforma?

É preciso lembrar que uma calha é feita de material metálico. Dessa forma, ela responde ao contato com os diversos materiais de acordo com as propriedades intrínsecas desse material. Isso quer dizer que, sem a limpeza, haverá acúmulo de resíduos e vários outros elementos que prejudicam a vida útil dessa estrutura auxiliar do telhado.

Quando a periodicidade da limpeza é respeitada e a equipe de manutenção realiza o trabalho de maneira ordenada, isso não acontece — as propriedades do material constituinte da calha são preservadas e o tempo de substituição será muito maior, preservando o investimento feito inicialmente na construção do telhado. Trata-se, portanto, de uma otimização dos recursos investidos.

5. Como fazer o isolamento acústico e térmico no processo de reforma?

Existem algumas situações nas quais é possível fazer a transformação do telhado de uma cobertura simples para uma com proteção termoacústica. Quando há essa possibilidade, é preciso fazer a instalação de placas do tipo EPS diretamente sobre o telhado já existente. Logo em seguida, outra camada de telhas deve se sobrepor à camada de EPS recém-instalada.

Isso cria uma barreira, dificultando a passagem do som e a troca de calor entre o ambiente interno e o externo. É dessa forma que se tem um telhado termoacústico. Vale lembrar que, para que haja sucesso na empreitada, é preciso fazer uma profunda limpeza no telhado, além de usar cola e fixadores adequados para esse tipo de trabalho.

6. Quais são as vantagens de realizar a reforma do telhado da indústria?

Normalmente, o investimento feito em uma planta industrial é considerável. Além da construção da edificação, é preciso comprar e instalar maquinários para que a produção possa ocorrer. As atividades industriais, portanto, só podem acontecer de forma segura se a estrutura do galpão que abriga todas as máquinas e pessoas for confiável e segura.

Dessa forma, o telhado entra como uma parte importantíssima para o bom funcionamento da empresa. Sem uma estrutura adequada, todo o investimento pode ficar em risco, já que intempéries podem atingir as instalações. Além disso, existe o risco estrutural da edificação — se a infraestrutura estiver comprometida, pode colocar em risco a segurança dos colaboradores.

7. Quais são os tipos de telhados mais indicados para a indústria?

As obras mais recentes de telhados para indústria têm se baseado em dois formatos, basicamente. Estamos falando da estrutura simples de duas águas e das coberturas em formato de arco. Para que esse tipo de instalação tenha sucesso, é necessário utilizar modelos específicos de telhas, que se adaptam às necessidades do projeto.

Os modelos de telha mais indicados para a indústria são as trapezoidais, principalmente as do tipo RT100/952 e RT120/900. Essas telhas privilegiam a capacidade de drenagem da estrutura e fornecem ótimo desempenho para vãos maiores, localizados entre apoios.

8. Quais são os diferenciais dos produtos da Regional Telhas?

São diversas as vantagens de usar produtos da Regional Telhas. Trata-se de uma empresa com mais de 35 anos de atuação no mercado nacional, e que sempre buscou a primazia na qualidade dos seus produtos. Prova disso são os certificados de produção — vários deles emitidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que assegura conformidade no processo produtivo.

Fazer a reforma de telhados industriais é uma atividade de grande importância. Por meio desse processo de manutenção, a qualidade da cobertura fica assegurada, bem como a estrutura da edificação. Para que isso aconteça, é preciso contar com pessoal qualificado, principalmente no processo de inspeção periódica da estrutura em questão.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer a vasta linha de produtos que dispomos para a reforma do telhado da sua empresa!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.