Regional Telhas

Saiba como as construções inteligentes funcionam

Saiba como as construções inteligentes funcionam
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por meio do surgimento de novas tecnologias, ideias que estavam presentes apenas em filmes futurísticos agora podem fazer parte do dia a dia de diversas pessoas.

No trabalho, nas ruas ou em casa, é viável se beneficiar de novas ferramentas que apareceram durante tal processo. Por conta de todo o avanço, agora é possível desfrutar de construções inteligentes e funcionais.

Além de trazer mais conforto para os moradores, esse tipo de obra é repleta de detalhes que oferecem segurança, bem-estar e qualidade de vida de maneira sustentável. Se você quer saber como as construções inteligentes funcionam, continue a leitura e confira nosso post!

O que são construções inteligentes?

Construções inteligentes são aquelas que buscam alinhar conceitos de sustentabilidade, praticidade e economia por meio de recursos desenvolvidos pela tecnologia.

A ideia por trás de tal conceito é oferecer imóveis com sistemas integrados e automatizados, oferecendo mais conforto para os moradores. Desse modo, você pode esperar que projetos dessa natureza contem com tecnologia wireless, sistemas de automação, recursos de eficiência energética, monitoramento remoto e infraestrutura digital.

Quais são os pilares das construções inteligentes?

Os projetos de obras inteligentes normalmente contam com alguns requisitos que os diferenciam do formato tradicional. Siga com a leitura e confira quais são os 4 pilares dessa metodologia.

Integração

A ideia por trás da integração se refere à capacidade de conectar os dados e criar um fácil acesso a eles. Por meio de plataformas específicas, é factível ter mais autonomia na gestão das informações sobre o projeto. Com tais recursos é viável comparar variáveis, verificar detalhes da construção e ainda fazer projeções.

Uma casa inteligente, por exemplo, pode incluir a integração de seus sistemas de iluminação, de som e de eletrodomésticos, ampliando o conforto dos moradores e otimizando o uso da tecnologia.

Eficiência

Outro quesito importante para a geração de projetos em uma tendência smart é por meio da incorporação da eficiência nos processos internos do imóvel. Isso envolve a criação de orçamentos e compras estratégicas, manutenção dos prazos acordados, melhoria da produtividade da equipe e gestão correta na prevenção de falhas ou problemas. 

Também é importante a incorporação de elementos que ofereçam um bom uso dos espaços internos e melhores questões de eficiência energética, como a instalação de painéis para a produção de energia solar. 

Sustentabilidade

O pilar da sustentabilidade se refere a criar ideias que ofereçam o máximo de experiência com o mínimo de recursos envolvidos, usando de maneira eficiente cada um deles. 

Isso não quer dizer que você vai baratear o custo da obra utilizando materiais de baixa qualidade; apenas vai criar rotinas e estratégias que eliminem o desperdício e otimizem os recursos disponíveis.

Outro aspecto ligado à sustentabilidade se refere ao cuidado com o meio ambiente, incluindo itens para o uso de energia renovável e criação de sistemas para o reaproveitamento de água.

Tecnologia 

A tecnologia é parte essencial na criação de qualquer projeto inteligente, oferecendo novas formas de implementar as ideias apresentadas anteriormente. Por meio desse recurso as informações são modeladas e conectadas no projeto, acompanhando a obra até sua conclusão.

Quais são as novidades tecnológicas no mercado da construção civil?

Agora que você já conhece quais são os pilares das construções inteligentes, que tal descobrir quais são as novas tecnologias que estão sendo aplicadas no mercado de construção civil? Para isso, preparamos algumas das soluções importantes nesse cenário. Confira.

Sistemas de construção

Os sistemas de construção estão bem presentes nesse meio e oferecem otimização para o segmento, mas o mercado vem se atualizando e disponibilizando soluções ainda mais eficientes para proporcionar mais qualidade no setor.

Existem softwares que oferecem dados em tempo real, ajudando os profissionais da área a inserir diversos fatores em seus projetos. Por exemplo, é viável nos dias atuais dimensionar aspectos referentes aos materiais a serem utilizados na obra, custos totais, fabricantes dos produtos e muito mais, tudo de maneira ágil e digital.

Ainda é possível armazenar as informações em nuvem e disponibilizar para os envolvidos no processo, promovendo mais integração e melhores resultados.

Sensores inteligentes

O setor automobilístico já utilizava bastante essa inovação em carros autônomos e, de um tempo para cá, a construção civil passou a incorporar tal novidade. Nesse sentido, a aplicação dos sensores inteligentes se dá em vestíveis e nas obras.

Por exemplo, se há riscos de impactos por pequenos cascalhos, os capacetes que utilizam essa tecnologia alertam para ser adotada mais cautela. Também é aplicado para medir o nível de cansaço dos trabalhadores e emitir informações sobre a estrutura da obra.

Impressão 3D

Essa inovação atrai muito a atenção do setor de construção civil. Atualmente, com a impressão 3D é factível construir imóveis em tempo reduzido, além de permitir diminuir o desperdício de materiais e garantir a sustentabilidade de toda a evolução da obra.

Porém, ainda é uma novidade com muitas limitações e com necessidade de avanços para ser mais aproveitada. Outra grande vantagem da utilização da impressão 3D é a redução de custos com as obras, além de oferecer possibilidades mais atrativas para famílias de renda mais baixa.

Quais são os benefícios das construções inteligentes?

Existem diversas vantagens associadas à adoção dessa modalidade de construção. Ao optar por esse modelo, as obras se tornam mais sustentáveis, e isso afeta tanto o meio ambiente quanto o orçamento do projeto, afinal, com práticas de zero desperdício, há menos custos e entulhos associados à construção. 

Outro benefício está no uso eficiente da eletricidade, por meio de projetos que valorizam a iluminação natural dos ambientes. Além disso, para quem deseja uma postura ainda mais alinhada com o meio ambiente, é possível investir em painéis de energia solar para a produção desse recurso por meio de fontes renováveis de energia.

Entendeu como funcionam as construções inteligentes e quais são as tecnologias que revolucionam o setor? Ao atentar para as novidades, você consegue ganhar mais eficiência com as obras e projetos, além de garantir mais sustentabilidade. Vale ainda contar com materiais de qualidade para evitar desperdícios e prejuízos em suas empreitadas.

Gostou deste artigo e quer receber mais novidades sobre como inovar em seus projetos? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.