Telha isotérmica: onde pode ser usada e quais seus benefícios?

telha isotérmica
3 minutos para ler

O Brasil é um país bem conhecido pelo seu clima quente na maior parte de seu território, independentemente da estação do ano. Quando o verão chega, é necessário tomar algumas precauções extras para que sua casa ou imóvel comercial não fiquem desconfortáveis com o calor.

Nesse contexto, uma boa alternativa é utilizar a telha isotérmica, que contribui para o controle do calor. Ao criar um projeto de imóvel, esse pode ser um excelente investimento para garantir a qualidade de vida dos futuros usuários.

Continue a leitura, pois vamos falar um pouco mais sobre a telha isotérmica, seus tipos e principais benefícios.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é a telha isotérmica?

Como o nome já diz, as telhas do tipo isotérmica são aquelas que mantém uma temperatura estável, funcionando como um isolamento entre um ambiente e outro. Elas são feitas com materiais e estruturas que dificultam a passagem do calor para o interior do imóvel, amenizando sua temperatura.

Também são chamadas de “telha sanduíche”, pois são feitas com uma camada de material isolante entre duas camadas de telha. Elas podem vir em diversos tipos, como Poliuretano, Isopor ou e Poliisocianurato.

Quais são seus principais benefícios?

Há vários benefícios para quem investe em uma telha isotérmica. Veja aqui os principais exemplos.

Maior conforto térmico

Vamos tirar o mais óbvio do caminho primeiro: a principal função dessas telhas é evitar que o sol direto leve a um aumento de temperatura no interior do imóvel. Com sua instalação, você evita que as temperaturas subam rapidamente, o que permite a manutenção de uma temperatura mais adequada, seja com melhor ventilação ou climatização.

Estrutura mais leve

Uma das dificuldades para lidar com o calor em imóveis mais antigos é que, para adicionar o isolamento, é necessário colocar muito mais peso na estrutura. Uma telha isotérmica, por outro lado, é uma peça única, bem mais leve que isolamentos sobressalentes. Isso significa que ela impõe bem menos restrições no planejamento e na elaboração de um projeto de engenharia.

Alta durabilidade

Outra qualidade comum das telhas isotérmicas é a qualidade e durabilidade de seus materiais. As camadas externas protegem o isolamento térmico, além de colocar mais barreiras entre a chuva e o interior do imóvel. Isso garante a um diferencial na preservação de suas qualidades sem abrir mão da longevidade.

Melhor relação entre custo e benefício

Por fim, mas não menos importante, os benefícios que esse tipo de telha oferece são bem altos em relação ao seu preço padrão de aquisição. Isso significa que, a médio e longo prazo, você terá maior rentabilidade para o imóvel e melhor qualidade de vida. Algo que vale a pena o investimento inicial.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a telha isotérmica e suas qualidades, é hora de considerá-la em seus projetos. E há outras formas de isolamento térmico que também podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida dentro de um imóvel.

Quer entender melhor? Então veja também nosso artigo sobre a importância do conforto térmico em imóveis agora mesmo.

Você também pode gostar