fbpx
armazenamento de telha metálica

Um engenheiro que quer se manter atualizado sempre busca acompanhar as novidades do mercado. A construção civil está adotando cada vez mais materiais eficientes e seguros, a fim de melhorar a qualidade da obra e o bem-estar dos usuários — a telha metálica é um dos principais exemplos.

Esse importante componente precisa ser escolhido de forma correta, de acordo com a estrutura da construção e a logística do canteiro. Uma decisão equivocada pode colocar em risco a obtenção de resultados positivos, considerando todo o processo de produção, recebimento, armazenagem e montagem.

Este post vai mostrar para você a importância das especificações e do fornecedor da telha metálica. Tenha atenção em sua leitura e aproveite!

Do que são feitas as telhas metálicas?

A imersão a quente pelo processo contínuo é uma das formas mais eficientes para aplicar revestimentos metálicos. A partir disso, a tira metálica é imersa em um banho de metal fundido continuamente.

Dentre os revestimentos metálicos propensos à aplicação, podemos citar a liga Galvalume.

O produto é a chapa  revestida com liga 55% Al-Zn. Com isso, combina-se a proteção galvânica do zinco com a durabilidade do alumínio. Desse modo, a telha metálica galvanizada é um material com excelente proteção contra a corrosão.

Quais são suas principais características?

As escolhas dos materiais e do fornecedor definem o sucesso de uma obra. Comprar o produto mais barato nem sempre é a melhor opção, já que, nesse caso, a qualidade quase sempre é deixada de lado.

A telha metálica tem atributos que melhoram o seu trabalho, como:

  • espessura da chapa de aço;
  • revestimento do material;
  • diversos modelos e tamanhos.

E tem mais. Alguns projetos podem utilizar telhas metálicas em arcos ou até mesmo em vãos estruturais de até 13 metros. Essas características permitem o desenvolvimento de projetos arrojados, que atendem às necessidades do mercado e não deixam de lado a eficiência da estrutura.

Outra questão importante está relacionada ao desempenho termoacústico do produto. A telha metálica proporciona um conforto melhor, ainda que na situação in natura. Quando comparada com a de barro, sua performance é mais eficaz.

Como fazer o recebimento e a armazenagem sem danificar a telha metálica?

Após a montagem da estrutura da obra, começa a etapa da cobertura metálica. As telhas são feitas de aço, material natural que pode sofrer oxidação. Por isso, é muito importante transportá-las e protegê-las corretamente.

A logística dos colaboradores e dos materiais deve ser muito bem pensada em um canteiro de obras. Qualquer descuido abre brechas para acidentes e perda de insumos construtivos.

Essas e outras situações devem ser evitadas a todo custo porque colocam em risco a segurança das pessoas e a conclusão das atividades dentro dos prazos do contrato.

E não poderia ser diferente com as telhas metálicas. Todos os benefícios citados anteriormente só são alcançados quando você respeita as condições de transporte, de recebimento e de montagem da estrutura.

Por isso, ao escolher um parceiro para as suas obras, considere boas práticas de engenharia e gestão de telhas. A carga deve ser transportada com proteção e colunas, por exemplo.

A próxima etapa está relacionada ao recebimento da mercadoria no canteiro. As telhas metálicas não podem ser armazenadas em qualquer lugar: você deve colocá-las em um local seco, coberto e ventilado. O ideal é que isso aconteça em um dia sem chuva.

Mas se as telhas são produzidas com alto padrão de qualidade, por que é preciso seguir essa recomendação? Pois bem, a umidade e os sais minerais presentes na chuva provocam uma reação de oxidação quando entram em contato com a resina presente na telha. Logo, é preciso ficar atento para evitar a corrosão do material.

Antes da montagem, o produto permanece empilhado e reto. Após a execução da estrutura as telhas metálicas ficam inclinadas, impossibilitando o acúmulo de água e, consequentemente, a reação de oxidação.

Em outras palavras, o empilhamento não é um problema, mas sim o acúmulo de substâncias. Depois do posicionamento no telhado, o material se comporta normalmente, faça chuva ou faça sol.

Quais outros cuidados devem ser tomados?

A qualidade do seu projeto está relacionada à forma como você lida com os materiais da obra. Por isso, siga os passos abaixo ao trabalhar com a telha metálica:

  • tempo de armazenamento: deve ser o menor possível, sempre inferior a 60 dias. Durante esse período, é essencial fazer inspeções no produto frequentemente;
  • descarga: o uso de luvas é uma prática que protege os funcionários. Envolva o menor número de profissionais tanto em cima do caminhão quanto no solo. Além disso, nunca arraste as telhas;
  • manuseio das telhas: o material deve ser levado um a um até a cobertura, usando um sistema convencional de elevação.

O que fazer a partir de agora?

Ao ler este conteúdo, você entendeu mais sobre a telha metálica e os benefícios que o material proporciona em um canteiro de obras. Um galpão que tem telhas metálicas em sua estrutura garante maior controle termoacústico do ambiente interno.

As gestões que utilizam esse material são mais produtivas, já que o processo de montagem é simples e prático. Como consequência, é possível terminar as atividades em um menor prazo quando comparado com outros modelos construtivos.

Não se esqueça de que a telha metálica também pode ser produzida em diversos modelos, como arcos e coberturas de até 13 metros.

Todas essas características mostram ao mercado que o material faz toda a diferença na otimização do gerenciamento logístico e financeiro do canteiro. Como consequência, um engenheiro civil consegue ser mais eficiente, visto que as demandas de seus clientes são atendidas.

Antes de escolher um bom fornecedor, fique atento ao custo-benefício. Avalie as formas de pagamento e os prazos de entrega para tomar a decisão certa. Encontre um parceiro adequado às suas necessidades, que esteja preparado para prestar um serviço de qualidade e que seja autoridade no mercado de telha metálica.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco e se prepare para atuar com um parceiro focado em inovação e no valor humano em suas obras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This