Regional Telhas

Telha sanduíche para residência: saiba mais sobre os modelos EPS e PIR

telha sanduíche para residência
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Durante a construção de uma casa, uma das partes mais importantes é o telhado, pois ele influencia no conforto térmico e acústico no interior do imóvel. Mesmo para projetos de orçamento mais baixo, ainda é necessário investir bem para entregar o melhor resultado. Para tanto, um dos tipos mais recomendados é a telha sanduíche para residência.

Porém, mesmo dentro desse tipo, ainda existe uma variedade de modelos de telha, cada um sendo confeccionado com materiais diferentes, que proporcionam distintas qualidades para a peça como um todo. Entender essas particularidades é indispensável para entregar o melhor projeto para o cliente.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos aqui algumas informações sobre a telha sanduíche para residência e quais são as principais diferenças entre os modelos EPS e PIR. Acompanhe!

O que é a telha sanduíche?

Talhas termoacústicas, também chamadas de “telhas sanduíche”, são peças feitas para proporcionar o máximo de isolamento possível, tanto de som quanto de temperatura. Algo muito útil para prover o mais alto nível de conforto térmico e acústico em qualquer residência.

Isso é possível devido à estrutura característica da “telha sanduíche”. Ela é composta por duas telhas de aço com um material isolante entre ambas, o que proporciona maior eficiência no bloqueio de sons e diminui a condução de calor. Geralmente vem em um formato trapezoidal, que é compatível com a maioria das estruturas de telhado.

Alguns modelos recebem outros complementos, mas a estrutura básica é a mesma. Mesmo que o investimento inicial seja mais alto, a melhora na qualidade de vida ao instalar telha sanduíche compensa muito.

Quais as diferenças entre os modelos EPS e PIR

Os diferentes modelos de telha sanduíche para residências são baseados no tipo de material de isolamento usado. Confira aqui dois dos principais, o EPS e o PIR, e suas principais diferenças.

Modelo EPS

O poliestireno expandido (EPS) é o material mais comum em telhas termoacústicas, principalmente devido à sua versatilidade. Sua composição o torna muito leve, sendo ideal para praticamente todo tipo de estrutura, independente de seu porte. Também pode ser fabricado com diferentes níveis de densidade e tipos de textura, se adequando melhor a diferentes construções. Hoje em dia, o EPS também é usado no interior de paredes, o que o torna uma excelente opção em praticamente qualquer projeto.

Modelo PIR

O poliisocianurato, ou PIR, é um tipo de plástico termofixo, similar ao poliuretano, mas com diferentes componentes químicos em sua fórmula. Seu potencial como telha isotérmica é um dos mais altos, o que é excelente para lugares que ficam expostos a altas temperaturas a maior parte do tempo. Devido à sua composição densa, também possui altíssima resistência à água e umidade. Como obtém alta performance com menos uso de material, também é uma opção bem rentável para economizar espaço.

Agora que você entende melhor as qualidades de cada tipo de telha sanduíche para residência, pode escolher qual delas usar em seus projetos para entregar mais qualidade ao seu cliente. Lembre-se de levar em conta o porte da estrutura e a melhor relação entre custo e benefício.

Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar seus projetos? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo em primeira mão.

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.