Regional Telhas

Telha zipada: veja como funciona sua fabricação e por que usá-la!

telha zipada
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Conhecer com propriedade os produtos utilizados na construção civil para inovar na obra é fundamental, especialmente se uma das suas prioridades for conquistar uma melhor relação custo-benefício. Nesse sentido, a telha zipada surge com uma ótima opção.

A telha zipada é feita de aço, cobre, zinco e outras matérias-primas, sendo uma opção recomendada para diversos ambientes, especialmente os que têm o intuito de controlar a climatização. Por ser de fácil aplicação e ter maleabilidade para se fixar em diversas estruturas, esse tipo de telha é o mais escolhido em diversos projetos.

Apesar das já mencionadas vantagens, a telha zipada conta com informações específicas que devem ser consideradas. A Dra. Paula Martins, gerente de marketing da Regional Telhas, respondeu as principais dúvidas sobre o tema. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Afinal, o que é a telha zipada e como ocorre sua fabricação?

As telhas zipadas são fabricadas em obras que têm o telhado extenso e com pequenas inclinações. Isso acontece porque as peças desse tipo de telha são produzidas em grande comprimento e cada uma é presa à outra de uma forma específica. Essa associação entre as telhas lembra o formato de um zíper, o que justifica o nome “zipada”.

Além disso, conforme mencionado anteriormente, a telha zipada pode ser fabricada em diferentes materiais, como aço, cobre, alumínio, galvanizado, inox e zincalume — a melhor escolha depende de cada obra.

Seja como for, esse modelo de telhas é indicado para obras com baixa inclinação, já que o conjunto instalado resulta em uma cobertura uniforme, com uma excelente estanqueidade. Além disso, saiba que esse modelo não exige a presença de fitas de vedação ou de parafusos.

Mesmo que nós, da Regional Telhas, não fabriquemos esse tipo de telha, produzimos as bobinas, que são rolos de chapas metálicas utilizados para dar origem a outros produtos na indústria. A fabricação da nossa empresa ocorre de acordo com a demanda solicitada pelo cliente.

Quais são as vantagens da telha zipada?

Ao longo deste artigo, já citamos algumas vantagens da telha zipada. Com auxílio da nossa entrevistada, você pode conferir tudo isso a seguir, com mais profundidade.

Ajuda no controle da climatização

Considerando que a telha zipada forma um conjunto uniforme no telhado, ela possibilita uma melhor vedação contra a passagem de calor.

Juntamente a isso, ela conta com um isolamento termoacústico com lã de rocha atrelado a esse sistema, o que favorece o controle da temperatura interna. Esse aspecto melhora o desempenho da equipe que trabalha no espaço ou o conforto de quem vive no ambiente.

Reduz a movimentação das telhas na obra

O processo de instalação da telha zipada pode ser mais prático do que o de outros modelos, já que ele reduz a movimentação das telhas nas obras por não ser necessário o transpasse entre telhas.

“Cada linha de telha contém apenas uma peça, que é perfilada e instalada na hora. Em contrapartida, a mobilização do equipamento e do pessoal necessários pode ser mais elaborado do que o desejável, por isso, recomendo cautela com esse ponto.”, diz a Dra. Paula Martins.

Oferece alto grau de estanqueidade

O vazamento do sistema de cobertura é um grande incômodo para os clientes, já que pode comprometer a autoridade e a credibilidade de uma área industrial ou comercial, destruir materiais, colocar a saúde das pessoas em risco e causar muitos outros malefícios.

Por oferecer um alto grau de estanqueidade, a telha zipada é a melhor alternativa para evitar situações como essas, já que não exige a perfuração do painel na sua instalação.

Exige baixa manutenção

Como foi dito anteriormente, a telha zipada não precisa de parafuso nem de vedação. Dessa maneira, o índice de manutenção desse modelo é muito baixo, e ainda existe a minimização da perda de materiais — o que faz com que grandes empresas adotem esse sistema, como o Pão de Açúcar, Walmart, Atacadão etc.

Existem outros benefícios no uso da telha zipada que merecem ser citados, como a redução da necessidade de equipamentos de refrigeração, a velocidade de instalação, o transporte facilitado de materiais (por se tratar de bobinas), a possibilidade de fabricação com diversos materiais, as diversas alternativas de aplicação etc.

Outra vantagem muito associada ao modelo é a adaptabilidade a outras estruturas, mas isso pode variar de acordo com o fabricante.

Como instalar a telha zipada?

A instalação da telha zipada conta com mediação de bobinas. “As bobinas, normalmente com corte de 600 mm, são posicionadas em um perfiladeira e içadas até a cobertura. Então, cada peça é produzida no comprimento necessário, independentemente se for 20 m, 30 m ou até 100 m.”, diz a Dra. Paula Martins.

Ela continua: “Com as telhas perfiladas, elas são alocadas e posicionadas lado a lado para que, em seguida, uma máquina de zipagem prenda uma peça a outra. Além disso, as peças são parafusadas na estrutura, o que transforma o telhado em um conjunto homogêneo.”.

Para quais obras a telha zipada é recomendada?

No início do artigo, mencionamos que a telha zipada conta com especificações que precisam ser consideradas, inclusive em relação a indicações de obra. Nesse caso, saiba que o material é indicado para obras com baixíssima inclinação, já que oferece uma ótima estanqueidade.

Em quais matérias-primas as telhas podem ser confeccionadas?

Existem diversas matérias-primas que podem ser utilizadas na telha zipada. “Essas telhas podem ser produzidas com aço galvanizado, aço galvalume e aço pré-pintado, que é o mais comumente utilizado. A espessura mais usada para esse tipo de perfilação é 0,50 mm.”, diz a gerente de marketing da Regional Telhas.

Como escolher o fornecedor ideal?

A escolha do melhor fornecedor deve levar em consideração o equipamento utilizado, a equipe, a matéria-prima, as obras realizadas e a seriedade da equipe. Nesse sentido, vale a pena pesquisar bem o tempo de experiência, a autoridade no mercado e o depoimento de outros clientes.

Conseguiu entender mais sobre o assunto e sanou suas dúvidas? As respostas fornecidas pela Dra. Paula Martins contribuíram para que pudéssemos difundir mais conhecimentos sobre a telha zipada. A partir disso, a escolha de produtos para a construção civil fica mais fácil.

Pensando na contínua atualização e no aprendizado sobre a construção civil, assine a nossa newsletter e continue de olho em nossas próximas postagens!

EBOOK

Tipos de telha:

conheça os principais e saiba quando usá-los

Faça o download grátis no botão abaixo.